Quais são as etapas de produção de uma calça jeans?

Publicado por Lidia Massari em 4 de maio de 2024

Quem veste uma bela calça jeans geralmente desconhece quais são as etapas de produção de uma calça jeans, mas esse é um conhecimento importante que ajuda você a entender um dos principais produtos da indústria têxtil e seu impacto.

Normalmente quem está no fim de uma linha de produção, no caso o cliente final, mal sabe o que cerca produtos comuns do dia a dia. Para quem comercializa então, esse é um diferencial para melhorar o posicionamento comercial da marca.

Neste conteúdo você aprenderá tudo sobre a fabricação da icônica calça jeans, confira!

Entenda o processo e quais são as etapas de produção de uma calça jeans

quais são as etapas de produção de uma calça jeans

Todo mundo tem sua marca de calça jeans preferida, e eventualmente, a maioria já se perguntou sobre a produção do jeans. Na teoria, tudo é muito simples, mas é na prática que o processo têxtil se mostra mais complexo do que realmente aparenta.

De acordo com o IEMI (Inteligência de Mercado), a calça jeans Denim representa cerca de 27% de toda a confecção de tecido no Brasil. Indo além, o segmento de Jeanswear foi responsável por movimentar mais de R$14 bilhões em 2021.

Quer dizer que passou da hora de você descobrir quais são as etapas de produção de uma calça jeans.

1. Aquisição e processamento do algodão de qualidade

Provavelmente você sabe que toda calça jeans leva algodão, certo? Mas você sabia que o Denim é um tipo de tecido de algodão utilizado especificamente para a criação do jeans? Na realidade, o Denim é a principal matéria-prima do jeans.

Então, tudo começa com a aquisição e processamento do algodão cru, que acontece da seguinte forma:

  • Após sua colheita, o algodão passa pelo beneficiamento.
  • Aqui é onde separam-se as fibras das sementes e possíveis impurezas.
  • Nesta etapa, podem ocorrer processos como limpeza e cardagem.
  • Após, o algodão está pronto para ir à tecelagem.
  • Por fim, as fábricas responsáveis pela fabricação tecem o algodão.
  • Como resultado, obtém-se o tecido Denim para continuar a tecelagem.

2. Tecelagem do Denim que dá forma ao jeans

Sabe aquele padrão que você não dispensa em um jeans? Então, isso é resultado da tecelagem do Denim. Nesse sentido, as indústrias utilizam diferentes modelos de teares, equipamentos que dão vida aos padrões e texturas do tecido.

Uma vez que o Denim sai da tecelagem, a empresa dá continuidade conforme o objetivo final da venda. Sendo assim, o material ainda pode passar pelo tingimento, normalmente com o corante Índigo, e por fim, vem o acabamento.

Portanto, essas etapas na produção de uma calça jeans visam chegar na cor e textura ideais, de acordo com o modelo.

3. Corte e costura conforme modelagem do produto

corte e costura

Assim que o tecido Denim está devidamente preparado, o material é então despachado para indústrias de confecção têxtil. As confecções, por sua vez, executam o corte e a costura das peças individuais.

Tudo acontece através de padrões pré-definidos, justamente para garantir eficiência e precisão quanto ao tamanho e modelo. Em seguida, o jeans toma forma ao passar pela costura industrial, isto é, através de máquinas modernas de costura.

É aqui que o produto ganha seu nível final de qualidade quanto à durabilidade das costuras.

Inclusive, quando você pega um jeans em que a marca informa processos artesanais, geralmente eles envolvem um contato maior de profissionais ao invés de máquinas. O intuito, portanto, é criar jeans com qualidade artesanal, e preço elevado.

4. Lavagem e acabamento

A mágica daquela sua calça jeans de estimação que tem o visual com desgaste, acontece na etapa de lavagem e acabamento. Por conseguinte, isso pode acontecer na mesma indústria ou através de empresas especializadas, e grosso modo há ciclos como:

  • Amaciamento do tecido.
  • Desgaste especial com lixas e até pedras próprias para isso.
  • Novas camadas de tingimento para obter efeito de lavagem.
  • Aplicação de itens e acessórios decorativos, como metais, estampas e bordados.

Quando você comprar um jeans rasgado da moda, saiba que é na lavagem e acabamento que ele chegou naquele resultado.

5. Embalagem e comercialização de calça jeans

Na última ponta da esteira sobre quais são as etapas de produção de uma calça jeans, está o processo de embalamento e comercialização. Vale frisar que aqui cada empresa tem um processo específico que impacta na acessibilidade dos clientes.

Falo isso porque as calças são destinadas para os pontos comerciais segundo plano comercial, contratos e parcerias de fornecimento.

Todavia, é consenso que as embalagens tenham igual qualidade às calças, para garantir máxima preservação até à venda. Então, para você que quer montar uma loja de calça jeans, já sabe como funciona a coisa.

DÚVIDA: quais os impactos da produção de calça jeans no meio ambiente e como as empresas lidam com isso?

impactos da produção para o meio ambiente

Dentre todos os produtos da indústria têxtil, a calça jeans é a que mais gera controvérsia. Seu método de fabricação gera uma alta carga de resíduos químicos, seu descarte sobrecarrega o meio ambiente e há desperdício de recursos hídricos.

De acordo com a Water Footprint Network, estima-se que para fazer uma calça jeans, sejam utilizados 7.000 litros de água.

Por conta disso, diariamente mais empresas buscam a sustentabilidade em sua cadeia produtiva, com ações como:

  • Técnicas de cultivo de algodão orgânico.
  • Processos que trazem ganho de eficiência no tingimento do jeans.
  • Maior reaproveitamento ao longo das etapas.
  • Estímulos financeiros à reciclagem na indústria têxtil.
  • Desenvolvimento de programas como compensação ambiental.
  • Programas de educação ambiental.
  • Maior aderência às diretrizes da Pauta ESG Global.

Conclusão sobre um dos produtos mais importantes na indústria têxtil

Depois de aprender quais são as etapas de produção de uma calça jeans, qual a sua visão comercial sobre o processo têxtil? Caso pretenda investir na montagem de uma fábrica de jeans, você já sabe mais ou menos por onde começar, certo?

Fique de olho no impacto dos seus processos, minimize os efeitos colaterais que inevitavelmente acontecem e transpareça isso em sua marca. Quanto maior o nível de transparência do negócio, mais bem posicionado ele fica diante do público-alvo.

Espero muito que tenha gostado das informações, compartilhe e até a próxima!

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Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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