Fazer propaganda em ônibus é uma das formas mais populares e básicas de anunciar dentro de um mercado tão diversificado, porém é preciso saber fazer do jeito certo, para obter resultados verdadeiramente positivos.
Pensando nisso, hoje eu gostaria de explicar pra você de uma forma muito prática alguns critérios que precisam ser levados em consideração antes de contratar qualquer empresa para este serviço.
Será que é vantajoso fazer propaganda em ônibus? Qual o valor? Muitos pontos precisam ser postos na ponta do lápis para que possamos classificar este tipo de divulgação como algo efetivo ou não.
Afinal, cada negócio necessita de uma publicidade específica, certo?
Portanto, para saber mais sobre a propaganda em ônibus, não deixe de acompanhar o meu texto a seguir! Vamos lá?
Entenda as diferenças da propaganda em ônibus
Para que eu possa começar a te explicar sobre propaganda em ônibus, é importante entender o que de fato é esta propaganda.
Posso adiantar que existem diversos tipos e formatos diferentes para que você possa veicular um anúncio da sua marca em um ônibus e teremos que descobrir qual o melhor formato para o seu objetivo e necessidade.
Por isso, separei as duas principais nomenclaturas para os formatos mais básicos.
Veja abaixo onde explico sobre cada um:
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1. Busdoor
Este seria o modelo padrão para propaganda em ônibus. O busdoor nada mais é do que um “outdoor” em um ônibus. Daí vem o nome!
Assim sendo, este é o formato que encontramos na traseira dos ônibus pela rua. Aqueles anúncios grandes que fecham o para-brisa do veículo. Com certeza você já deve ter visto.
2. Backbus
Já o conceito de backbus é muito semelhante. A única diferença de um para outro, é que este fica do lado de dentro, mas é instalado no mesmo local: na traseira do ônibus.
O público aqui é muito diferente do público do busdoor, uma vez que os passageiros serão os únicos impactados com a sua propaganda.
3. Formatos diferenciados
Conforme eu mencionei acima, estes são os dois formatos mais comuns e básicos que você encontrará nas empresas que vendem espaços publicitários em ônibus, só que ainda há uma série de outros formatos que você poderá orçar que são considerados formatos especiais.
Muitas vezes eles são projetados apenas para uma ação exclusiva ou que necessite de outro espaço.
Geralmente o busdoor e o backbus são instalados apenas em ônibus de linha – aqueles que trafegam pela cidade em diversas ruas e bairros de moradores. Já um formato diferenciado pode ser tanto nestes ônibus, quanto em ônibus de turismo ou que não sejam de linha.
Lembrando que estes casos são específicos e precisam ser solicitados diretamente com a empresa responsável.
Qual o preço de uma propaganda no ônibus?
Agora que eu já pude te apresentar o básico de o que é a propaganda em ônibus, está na hora de sabermos o preço. Será que é caro? Ou será que é barato?
De início já posso responder: depende! Sim, dependerá muito dos seus objetivos e do seu capital reservado para o marketing. O preço de um busdoor ou backbus pode variar de acordo com uma série de situações.
Por exemplo:
- Cidade em que o ônibus trafega;
- Quantidade de pessoas alcançadas;
- Bairros em que o ônibus trafega;
- Local onde será instalado o anúncio;
- Tamanho da frota e quantidade de ônibus contratado;
Se formos pensar em uma média de preços, no entanto, será entre R$500 e R$1.500 por mês, dependendo de todos os fatores que eu listei acima.
Por isso, minha recomendação é você encontrar a empresa que faz este trabalho na sua cidade (cada cidade possui uma empresa para isso) e faça uma cotação de acordo com as suas necessidades.
É provável que os preços sejam negociados (eu até recomendo que você faça isso) no caso de contratar períodos mais longos e regulares, mas será que vale à pena contratar esta propaganda? Vou te contar abaixo.
Vale a pena anunciar em ônibus?
Agora que você já tem uma média de preços para fazer propaganda em ônibus, será que vale à pena investir este dinheiro? Esta respostas também não pode ser certeira, pois esta pode ser uma mídia espetacular como também pode não ser para o seu negócio.
O ponto não é entender se propaganda em ônibus vale à pena, mas sim entender se de fato esta seria a melhor opção para a sua empresa. Vou te explicar.
No mercado, existem centenas de formatos publicitários para que possamos criar campanhas de impulsionar um produto ou empresa, no entanto, cada formato é específico e desenhado para um público em potencial.
Por exemplo, será que o seu potencial cliente está no trânsito ou está na rua a ponto de reparar em um busdoor? Ou melhor: se você optar por backbus, será que o seu potencial cliente de fato anda de ônibus?
Estas perguntas precisam ser respondidas de forma que você consiga entender se vai ou não valer à pena investir nesta mídia. Ela é boa, mas desde que seja utilizada da forma certa, para o público certo e nos locais certos!
Se você tiver um mercado em um determinado bairro, talvez valha a pena anunciar em uma frota que passa por aquele bairro! Este é apenas um exemplo para que você entenda a importância de fazer do jeito certo.
– Objetivo de marketing com base no seu público-alvo
Para que você entenda de forma ainda mais clara se propaganda em ônibus é boa para sua empresa, eu recomendo que você tenha um plano de marketing que estipule de forma bem estruturada o perfil do seu público alvo e, com base nisso, é importante também planejar uma fatia de verba para investimento em publicidade.
Fazer isso vai permitir que você consiga ter em dia o próximo tópico, que é muito importante!
– Constância é importante
Constância. Esta palavra dentro da publicidade é muito importante. Entenda que as pessoas precisam fixar a sua mensagem e elas não querem ler anúncios. Por isso, uma forma de conseguir esta fixação é justamente através da constância.
Mantenha anúncios por um tempo em determinados veículos e mídias para que no plano de longo prazo faça diferença. Dê tempo ao tempo e não espere duplicar seu faturamento em apenas 1 mês de campanha.
Aproveite a propaganda da melhor forma possível
Meu conselho com esse tipo de divulgação é: Vá aos poucos, mas vá sempre.
Aproveite todas as vantagens da propaganda em ônibus para o seu negócio, encontre uma boa empresa especializada no assunto, faça orçamentos em mais de uma empresa e escolha aquela que oferecer a melhor frota, os melhores locais de circulação e o melhor preço.
Boa sorte!