Onde fica a fábrica da Lupo?

Publicado por Lidia Massari em 13 de outubro de 2024

A atual fábrica da Lupo se localiza na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, que também é o berço da marca centenária de meias e artigos esportivos. Embora tenha mudado ao longo de décadas, a essência original da Lupo se mantém até hoje.

Então, além de representar uma das principais empresas brasileiras na fabricação têxtil, a Lupo oferece várias oportunidades para os empreendedores. Confira sua história, curiosidades e entenda de uma vez onde estão suas fábricas!

Deixe a dúvida de lado e saiba onde fica a fábrica da Lupo

Onde fica a fábrica da Lupo

Atualmente, a principal fábrica da Lupo fica às margens da Rodovia Washington Luís, no Jardim Quitandinha em Araraquara, interior de São Paulo. Porém, poucas pessoas sabem que a Lupo nasceu em Araraquara.

Em 1955, a companhia deixou para trás sua pequena confecção e inaugurou uma unidade para uso administrativo e industrial. A unidade foi construída no centro da cidade para facilitar o acesso e a logística para sua cadeia comercial.

Como curiosidades, o prédio foi concebido em formato de L, uma clara homenagem à inicial da marca. Além disso, a construção surpreendeu a todos com um relógio de 4 faces que se tornou um símbolo em Araraquara.

Durante 25 anos, a Lupo se desenvolveu no mesmo prédio, através de criações e produtos exclusivos que conquistaram clientes por todo o país. No entanto, em 1980 a companhia já sentia os efeitos da alta demanda do mercado.

Nesse momento, a companhia investiu na construção de uma nova fábrica, agora às margens da Rodovia Washington Luís. Até hoje a fábrica ainda opera no mesmo endereço, mas recebeu aportes financeiros substanciais para assegurar sua expansão.

Características e cronologia da evolução da fábrica da Lupo em Araraquara

  • Conjunto de edifícios industriais com mais de 20 mil m².
  • A nova unidade permitiu a expansão e modernização fabril.
  • Ao longo dos anos, a Lupo investiu no crescimento da unidade.
  • Em 1987, a empresa investiu na unidade autônoma de meias femininas.
  • Nesse período, eles receberam teares circulares da Itália.
  • Além de máquinas de costura importadas do Japão.
  • As cuecas Lupo surgiram em 1991, como diversificação de portfólio.
  • Ao todo, hoje a Lupo possui uma área de 90 mil m² de fábrica.
  • A unidade emprega mais de 5 mil pessoas
  • Os produtos Lupo chegam a mais de 35 mil pontos de venda no país.
  • Atualmente, a empresa ainda tem gestão familiar, 5ª geração da família.

Não se sabe ao certo sua capacidade produtiva, mas os investimentos contínuos garantem o abastecimento nacional e internacional. Afinal, a Lupo exporta para mais de 23 países.

Quantas fábricas o Grupo Lupo tem hoje no Brasil?

Na produção das linhas de marca própria, a Lupo tem duas fábricas no Brasil. A primeira e mais importante em Araraquara, como você acabou de ver.

Entretanto, em 2022 a Lupo assumiu uma nova fábrica em Pacatuba, no Ceará, para dar andamento ao plano de expansão. O grupo incorporou mais 150 mil m² em uma planta fabril moderna e eficiente, com 50 mil m² de área construída.

O objetivo primário para avançar sua produção no Nordeste é ampliar a produção das seguintes linhas de produtos:

  • Linha de moda esportiva Lupo Sports.
  • Linha de pijamas que se consagrou no mercado.
  • Produtos de underwear masculino.

Qual a origem da marca Lupo? Conheça a história da empresa brasileira centenária

A Lupo foi fundada em 1921, na cidade de Araraquara (SP), pelo imigrante italiano Henrique Lupo. A empresa nasceu como uma pequena produção de meias simples.

Na época, a marca se chamava “Fábrica de Meias Araraquara”, e contava apenas com duas máquinas e a força de trabalho da família. Durante 16 anos, os produtos foram vendidos através de consignação e vendedores avulsos, o que alavancou as vendas.

Então, em 1937 a marca finalmente passou a se chamar “Meias Lupo”, que é como ficou conhecida na região. Uma década mais tarde, em 1947, a Lupo já era considerada a maior fabricante de meias masculinas do Brasil.

Todavia, a chegada do Nylon ao Brasil em 1947, transformou por completo a dinâmica da produção mundial de meias. Nesse momento, a Lupo aderiu ao produto e deslanchou de vez no mercado, tornando-se referência como você a conhece hoje.

Quem é o dono da Loja Lupo hoje?

Como eu mencionei, a Lupo foi fundada pelo imigrante italiano Henrique Lupo, e até hoje pertence à mesma família.

Portanto, a Lupo é uma empresa privada que está sob gestão familiar, tendo à frente a herdeira Liliana Aufiero, que é neta de Henrique Lupo.

A título de curiosidade, a relevância do Grupo Lupo para a cidade de Araraquara não se resume à geração de empregos e ao aspecto econômico. Pelo contrário, Rômulo Lupo, filho do fundador, ocupou cargo político como vereador e prefeito do município.

Veja quais empresas fazem parte do Grupo Lupo

quais empresas fazem parte do Grupo Lupoc

A Lupo se tornou um verdadeiro ecossistema industrial ao longo da sua trajetória. Não à toa, hoje a companhia é formada pelas empresas:

  • Lupo S.A.
  • Scalina Ltda.
  • Lupo Nordeste Ltda.
  • Scala Comércio de Roupas e Acessórios Ltda.

Em 2016, a Lupo comprou as operações da Scalina, companhia que era dona das marcas Scala e Trifil. Como resultado da aquisição, a Lupo entrou de vez no mercado de moda íntima e esportiva e aumentou significativamente sua capacidade de produção.

Tanto é que foram incorporadas outras duas fábricas da Scalina, uma em Guarulhos (SP) e outra em Itabuna (BA).

Por fim, vale dizer que as estratégias comerciais da Lupo até aqui, motivaram uma projeção otimista de um faturamento próximo de R$3 bilhões já no próximo ano.

Interessante saber onde fica a fábrica da Lupo?

Quando você descobre onde fica a fábrica da Lupo no Brasil e compreende sua atuação na indústria têxtil nacional, fica mais fácil reconhecer as oportunidades para empreender com a marca.

Primeiro porque você pode revender Lupo de forma autorizada e com boa margem de lucratividade. E outra, se você pretende montar um negócio próprio, saiba que a Lupo é franquia e traz uma proposta interessante, vale a pena conferir.

Espero que tenha gostado do conteúdo, compartilhe e até mais!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário