O que dá mais dinheiro em salão de beleza? 7 coisas para lucrar!

Publicado por Jéssica Trabuco em 7 de outubro de 2020

Entre o que dá mais dinheiro em salão de beleza está a coloração de cabelos e os cortes. Só que além disso, tem também o alisamento, a restauração, a unha em gel, a maquiagem profissional e a venda de produtos. 

Abaixo eu vou te explicar cada uma dessas coisas para você avaliar como pode aproveitar isso por aí:

1. Coloração de cabelos


O que dá mais dinheiro em salão de beleza

Em primeiro lugar, trago a ideia para salão de beleza mais abraçada pela mulherada, pois quase sempre que pensamos em dar uma repaginada completa, associamos a mudança da cor dos nossos fios como um dos primeiros passos.

A média de mulheres que já passou por essa experiência, ao menos uma vez na vida, é de sete em cada 10, ou seja, 70% das mulheres fazem esse tipo de associação!

Apesar desse procedimento não ser o mais caro desse tipo de estabelecimento, não podemos deixar de lado o fato de ter uma adesão alta, porque isso faz com que o número de clientes buscando por isso seja grande. 

Sendo assim, o empreendedor que está querendo aumentar o seu faturamento precisa ter uma atenção especial voltada para isso.

As pessoas evitam fazer esse processo em casa, por não possuírem as técnicas necessárias e pelo trabalho/sujeira que estão inclusos no pacote. Geralmente, procuram por serviços como aplicação de mechas, descoloração completa, luzes ou apenas para retoque mesmo.

Uma dica para melhorar a experiência do seu consumidor: Disponibilize a matização (técnica que permite a manutenção da cor e auxilia na obtenção da tonalidade desejada). Muitos estabelecimentos não sabem o que é isso, portanto, você pode se destacar e aumentar o ticket médio da sua clientela.

2. Cortes de cabelo


Esse é um dos serviços mais rentáveis em salão, não só pela alta procura da população, como também por não necessitar de produtos de reposição.

Com o auxílio de equipamentos de salão padrão, como tesouras, pentes, escovas e prendedores; o profissional consegue mudar o visual completo de qualquer cliente, economizando com produtos, energia elétrica e instrumentos descartáveis.

Esse tipo de serviço costuma variar entre R$20 e R$100 reais, dependendo da estrutura e localização do salão. O lucro bruto é de 100%, porém se for retirada a porcentagem dos custos fixos mensais, na maioria dos casos dá pra ficar com o valor líquido correspondente a 90% do que foi cobrado.

3. Alisamento dos fios


Em 2019 a plataforma Avec chegou a conclusão que 39% das pessoas procuram salões de beleza para realizar corte ou dar qualquer tipo de química.

O maior objetivo das pessoas que dão química no cabelo é de alisamento dos fios. Atualmente, a forma mais comuns de fazer isso é através da escova progressiva. 

A escova progressiva modifica a estrutura de todos os nossos fios, deixando eles mais lisos e menos volumosos, garantindo uma finalização com redução de frizz e permitindo que as pessoas percam menos tempo pranchando e escovando os cabelos.

Tem outra forma de alisamento que vem sendo muito procurada, por ser uma novidade positiva, já que não tem química na sua composição: O botox capilar.

Porém, tome muito cuidado ao vender esse serviço, pois ele não garante a mesma finalização e durabilidade da progressiva. O foco principal dele é repor vitaminas e proteínas aos fios, deixando ele mais forte e hidratado, então é importante que informe as principais diferenças antes de vender.

Eles possuem preços semelhantes e a margem de lucro costuma ser bem parecida quando colocada em porcentagem.

4. Restauração dos fios


A maioria das pessoas que vem dando químicas há anos, seja através de alisamentos ou coloração, tendem a sentir a necessidade de procurar por esse serviço. Além disso, muitas mulheres cuidam do cabelo e utilizam algumas das propostas para manutenção mensal mesmo.

Abaixo vou te apresentar as duas técnicas de restauração que dão mais dinheiro em salão de beleza:

Cauterização

A cauterização age na estrutura do fio, repondo a queratina e alguns aminoácidos perdidos em outros processos químicos ou em exposições ao sol e outras situações cotidianas. Consegue fornecer maciez e brilho, muitas vezes proporcionando a redução de pontas duplas.

Hidratação profunda

Esse tipo de hidratação possui uma fórmula concentrada em sua composição que age diretamente nas camadas internas dos fios. Recupera moléculas de água perdidas, nutre a fibra capilar e restaura todas as substâncias essenciais para o cabelo ficar mais saudável e resistente.

5. Unha em gel e/ou em fibra de vidro


o que mais vende em salão de beleza

Depois dos cabelos, as manicures e pedicures vem sendo bem solicitadas, mais os salões de beleza que mais vendem são aqueles que possuem serviços diferenciados.

A unha em gel virou tendência, pois permite que a unha fique impecável por um longo período. Para as donas de casa que têm costume de lavar os pratos, roupas e fazer serviços que acabam descascando o esmalte, esse investimento é muito válido.

Além disso, esse serviço tem sido um grande aliado para as pessoas que têm dificuldade em parar de roer unhas. Portanto, se ainda não disponibiliza no seu estabelecimento, capacite os seus funcionários, estude o mercado e implemente. Te garanto que não irá se arrepender!

6. Maquiagem profissional


Na maioria dos bairros, poucos são os estabelecimentos que disponibilizam um serviço de maquiagem bem feito e com preço justo. Sendo assim, as pessoas que precisam contratar os profissionais, acabam correndo atrás dos autônomos, que cobram entre R$100 e R$350 por cada make.

Já pensou quanto você pode lucrar se tiver esse serviço para oferecer? Agarre a oportunidade de aumentar o seu lucro e a reputação do seu empreendimento.

7. Venda de produtos no salão


Além dos serviços que vem sendo bem procurados nesses estabelecimentos, você pode vender produtos dentro do salão de beleza que tenham haver com o seu público.

Abaixo trago uma lista com os sete produtos que mais vendem em salão:

  • Shampoo e condicionador (opções especiais para cada cliente, como: Pós-química, nutrição, reconstrução e hidratação);
  • Semijoias ou bijuterias (podem fazer com que a cliente compre para compor o seu novo visual);
  • Maquiagens (venda as coisas mais básicas e das melhores linhas);
  • Roupas (os vestidos vem sendo bem aderidos nos estabelecimentos que apostam na venda de roupas);
  • Calçado (salto alto e rasteira são as melhores opções);
  • Produtos fitness (para ajudar seus clientes a se manter em forma, tem tudo a ver com beleza, estética e saúde);
  • Produtos personalizados (canecas, camisas, cadernos, entre outros).

Dicas para aumentar o faturamento do salão


Existem muitas coisas que podem ser feitas para aumentar ainda mais o lucro do seu estabelecimento.

Cuidar bem do seu cliente é uma obrigação, mas ainda assim não é o que a maioria dos locais oferecem. Tente focar nisso para ganhar o coração e fidelidade do consumidor! Você pode fazer isso sendo paciente, atendendo a todos os pedidos, sendo bem educado e fazendo com que o seu cliente sinta que é um prazer para o seu salão estar recebendo ele.

Procure sempre manter os seus funcionários atualizados em novas técnicas para que sempre seja disponibilizado um serviço de qualidade.

Além de um atendimento humanizado e especializado, você pode tentar implementar novas tendências para atrair novos públicos. Inclusive aqui no blog tem um artigo que fala sobre ideias inovadoras para salão de beleza, dê uma conferida e veja se algum dos serviços pode ser aplicado no seu negócio.

Comece!


Agora é com você, hein? Espero que tenha te ajudado a entender o que dá mais dinheiro em salão de beleza nos dias de hoje. Te desejo muito sucesso na sua jornada e te espero no próximo artigo! 

Um abraço!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

2 comentários

Deixe o seu comentário