Se você ainda não sabe qual é o material para papelaria personalizada, eu vou te ajudar. Trouxe uma lista com 16 itens que são muito importantes para quem quer começar a trabalhar nessa área.
É claro que as ferramentas e produtos vão variar de acordo com o segmento que você vai atuar, mas ter essa noção geral vai facilitar muito as coisas. Confira:
1. Cola
A cola, seja a branca, de isopor ou cola quente, sempre estará presente nas suas atividades. Elas auxiliam em muitos projetos e são fundamentais. Por isso, o meu conselho é que compre em quantidades maiores e de boa qualidade.
Não se esqueça de que no caso da cola quente você precisa investir também naquela pistola, ok?
Esses produtos são muito fáceis de encontrar em armarinhos e lojas para artesãos.
2. Tesoura
Outro item fundamental para o kit de papelaria personalizada. Além das tesouras tradicionais, você pode investir nas que têm formatos para ajudar na sua criação.
Só lembre-se de sempre ter mais de uma porque na hora da produção é fácil se perder em meio a tantas coisas e só o tempo que você perde procurando uma, dá para fazer várias coisas.
3. Estilete
Apesar da tesoura ser importante, ela não é capaz de dar alguns acabamentos e é aí que o estilete entra em cena. Recomendo também que tenha mais de um.
4. Fitas
Nesse caso aqui a gente vai falar de dois tipos de fitas distintas: as que colam e as que enfeitam. As de enfeitar podem servir só para decoração ou para amarração de um caderno, por exemplo.
Para colar, no entanto, você vai pode usar uma dupla face normal ou até aquela fita que é de espuma que ajuda a dar alguns acabamentos mais interessantes.
5. Pedrarias e miçangas
Muitas pessoas investem em ideias na papelaria personalizada com esses produtos. Com criatividade e jeito dá para fazer bastante coisa interessante. Vai muito do perfil do seu público alvo e também do que gosta mais de trabalhar.
6. Isqueiro
Talvez você não saiba, mas o isqueiro é uma ótima ferramenta para cortar laços, selar, juntar e dar outros acabamentos. Existem até equipamentos que fazem isso, mas acaba sendo um investimento bem maior e eu nem acho que vale tanto assim.
7. Guilhotina
A guilhotina é outro equipamento de corte que vai te ajudar com acabamentos, principalmente. Outro ponto positivo é que ela acaba facilitando e adiantando alguns processos e isso pode ser bem interessante.
Existem diferentes tamanhos e até possibilidades. Algumas fazem desenhos que podem ser interessantes para os seus produtos. Faça bastante pesquisa antes de comprar.
8. Tipos diferentes de papel
Mesmo que você trabalhe só com caderno, por exemplo, vai precisar ter diferentes tipos de papel para fazer personalizações. Então vá em um armarinho, toque nos papéis, compre e aos poucos, usando, vá percebendo o que é mais interessante ou o que funciona mais para os produtos que pretende fazer.
9. Barbante
O barbante é muito utilizado para fazer amarrações nas junções para cadernos, planners, agendas e cadernetas. Lembre-se que esse é um produto com diferentes diâmetros e se for fazer um produto mais delicado, ele precisa ser mais fino e assim por diante.
10. Espátulas
A espátula, que pode ser de plástico ou de ferro, é uma ferramenta não obrigatória, mas que ajuda demais. Ela vai funcionar para retirar os seus projetos da base de corte sem que eles amassem, rasguem ou até manchem.
Tem gente que faz isso sem espátula, mas vai da necessidade e habilidade de cada um.
11. Pinça
A pinça também é um dos materiais para iniciantes em papelaria personalizada que eu acho que devem acompanhar o trabalhador para sempre. Ele não é uma regra, mas vai te ajudar a mexer nos seus projetos com mais cuidado.
Com uma pinça fica mais fácil evitar sujeira, mancha, corte e amassado, então isso aumenta muito a qualidade do produto final.
12. Base de corte
Esse é um item que eu acho indispensável. É de fato uma base mais resistente, com diâmetros, que vai te ajudar a cortar os materiais sem danificar uma mesa. Sem falar que ainda vai te dar as dimensões e alinhamentos corretos.
É importante que ela seja de um tamanho compatível com o seu trabalho e que tenha qualidade e resistência.
13. Régua
Mesmo a base te dando dimensões, a régua é super necessária para o seu trabalho. Na hora de comprar é sempre bom mais de uma e os tamanhos também precisam ser compatíveis com os artigos que você produz.
14. Computador
O computador tanto vai funcionar para você fazer pesquisa e procurar inspiração, como também vai te ajudar na criação em si. Utilizando alguns softwares de edição, como o Photoshop, você pode criar vários estilos e personalizações lindíssimas.
15. Máquina de relevo
Existem várias marcas e modelos de máquinas para relevo. A técnica é conhecida como embossing e deixa o papel com um toque charmoso e muito bonito. Nem todo mundo quer investir nela de início, mas eu acho que vale a pena já ir conhecendo e pesquisando valores logo de agora.
Dei uma pesquisada e vi que a média de preço dela fica entre R$300 e R$600.
16. Impressora
A impressora que você vai utilizar é dessas comuns. Claro que quanto mais funções, melhor. Entre os modelos mais recomendados hoje em dia estão as impressoras para personalizados do modelo EPSON L395, L495, L3150 e L4160.
O que é papelaria personalizada?
Só para ficar claro, a papelaria personalizada envolve a produção de algo exclusivo para o cliente. Normalmente é mais focada em agendas, cadernos, planners, mas também tem a ver com caixas, baús, lembrancinhas de eventos, mimos para clientes, quadros e muitas outras artes.
Por ser feita de forma artesanal e exclusiva tem um valor sentimental muito forte e tem ganhado bastante espaço no mercado. Muita gente começa com a pretensão de ter uma renda extra e acaba tendo excelentes resultados depois.
Monte já o seu kit de material para papelaria personalizada
Agora que já conhece todo o material para papelaria personalizada, o que falta mesmo é começar a sua pesquisa, encontrar lugares para comprar e começar a praticar.
Com um bom planejamento e dedicação eu tenho certeza que você pode ter ótimos resultados.
Muito obrigada pela sua companhia de hoje e sucesso!