O mercado brasileiro de moda esportiva está crescendo, embora apresente certa oscilação no consumo, mas isso não desmotiva as marcas de roupas esportivas brasileiras, como Track&Field, Topper, Volt e JustRun Brasil, que têm apertado o passo.
Grandes players da indústria afirmam que este é o momento para investir no segmento, seja com marca própria ou revenda. Então, reuni as marcas mais relevantes para você compreender como a moda esportiva evoluiu, acompanhe!
Índice de conteúdo
- Estas 7 marcas de roupas esportivas brasileiras representam a qualidade nacional
- A diversidade de marcas de roupas esportivas brasileiras que você deve aproveitar
Estas 7 marcas de roupas esportivas brasileiras representam a qualidade nacional
No cenário mundial, o Brasil está entre os países que mais ganharam consciência sobre a melhoria da saúde através da prática de atividades físicas. Prova disso é que o país está na segunda posição em quantidade de academias ativas.
Contudo, o que mais chama a atenção é o fortalecimento do segmento de vestuário esportivo nos últimos anos. Claro, você encontra marcas consolidadas, como a Track&Field, mas pode se surpreender com as novas marcas de roupas fitness.
1. Track&Field
A Track&Field é uma das principais marcas de roupas esportivas, criada em 1988 da parceria entre Frederico Wagner, Ricardo Rosset e Alberto Azevedo. Apesar do nome inglês, que significa atletismo, sua essência é brasileira e se traduz em qualidade e identidade próprias.
Ao longo dos anos, a Track&Field remodelou o mercado de vestuário esportivo, trazendo tendências e objetividade aos clientes. Então, além de uma linha completa de roupas e acessórios, a empresa evoluiu para um ecossistema comercial.
Hoje você pode até investir na franquia Track&Field caso esteja em busca de uma marca reconhecida. Seu portfólio é voltado para todos os públicos, inclusive crianças, e conta ainda com uma linha completa de calçados e acessórios.
Números e resultados da Track&Field
- Rede com 360 lojas em 25 estados.
- Cerca de 46 lojas próprias.
- Ao todo são 313 franquias.
- Emprega mais de 1.600 colaboradores.
- Atingiu uma receita superior a R$683,7 milhões em 2023.
- Realizou quase 3 mil eventos em 2023.
2. Topper
Quem conhece a marca Topper, pode até discordar da sua presença na lista. Isso porque a Topper é uma marca originalmente argentina, criada em 1975. Só que a Topper tem uma ligação tão forte com o mercado brasileiro, que ela se “abrasileirou”.
Em 2015, a Topper se tornou propriedade da holding BR Sports, uma empresa que tem na liderança o empresário de sucesso Carlos Wizard Martins.
Aliás, a BR Sports é do Grupo Sforza, que tem ligação com marcas como Rainha, Mundo Verde, Taco Bell, KFC e Pizza Hut. É evidente que a Topper está em boas mãos, e busca retomar a posição entre as maiores fabricantes de produtos esportivos no país.
3. Volt Sport
A Volt Sport entra na nossa lista por conta do seu posicionamento arrojado e não pelo tempo de mercado. Fundada em 2021, a Volt se tornou uma das principais empresas de material esportivo e moda casual do Brasil.
Nesse sentido, a Volt produz camisetas (Running e Training), regatas, bermudas, shorts, jaquetas, calças, bonés, moletons, entre outros.
Porém, o que mais destaca a relevância da marca é o seu impacto no futebol brasileiro, onde fornece materiais esportivos para mais de 11 clubes brasileiros, como:
- América (MG)
- Botafogo (SP)
- Criciúma (SC)
- CSA (Centro Sportivo Alagoano)
- Figueirense
- Fortaleza
- Remo
- Santa Cruz
- Vitória
Para isso a Volt possui fábrica própria na cidade de Joinville (SC), onde tem capacidade para produzir mais de 2 milhões de peças.
4. Body for Sure
A marca Body for Sure representa a tradição brasileira na produção de roupas esportivas de alta qualidade. Em 1986, a Body for Sure iniciou suas atividades com a abertura de lojas nas Academias Runner, de modo a validar o público.
Naquela época, a empresa já tinha uma visão assertiva sobre o que buscava, e conseguiu atingir a preferência dos clientes ao combinar roupas esportivas funcionais, estilosas, confortáveis e de qualidade.
Como resultado, hoje a Body for Sure está 100% consolidada, atende aos públicos masculino e feminino e viabiliza coleções completas, inclusive com lançamentos frequentes. Vale dizer que a Body for Sure atua ainda com o franqueamento da marca.
5. Lapô
Outra representante desta nova leva de marcas de roupas esportivas brasileiras é a Lapô. A marca vai além do segmento esportivo porque concebeu a moda ao público feminino em toda a sua essência.
E a Lapô encontrou uma legião de clientes que compreenderam sua proposta de viabilizar moda para todas as ocasiões do dia. Além da linha casual, a Lapô tem forte atuação no vestuário fitness, com roupas próprias para diversas atividades.
6. JustRun Brasil
Para se destacar no atual mercado de moda esportiva, as marcas precisam ir além do tradicional. E a JustRun Brasil parece ter captado a mensagem, pois seus produtos têm um diferencial exclusivo.
A JustRun Brasil surgiu com o propósito de oferecer roupas de compressão, também chamadas de funcional. O objetivo é disponibilizar uma moda focada nos esportes de alto impacto, como: basquete, ginástica, tênis, vôlei e corrida.
O que começou com uma conversa entre atletas, se transformou numa marca que atende os públicos feminino e masculino com produtos de alta tecnologia e funcionalidade para a prática esportiva em todo seu extremo.
7. Oxer
Nosso último ponto de parada é a Oxer, criada em 2018, a marca visa tornar a moda esportiva mais acessível. Para isso, a empresa desenvolveu produtos que mesclam qualidade e custo-benefício, impactando diretamente quem pratica esportes como:
- Fitness
- Dia a dia
- Caminhada e Corrida
- Natação
- Patins
- Yoga
Para além da operação comercial, a Oxer segue uma filosofia de ajudar as comunidades. Assim, a empresa criou uma rede de ação voluntária que leva a prática de esportes e aulas de yoga para dentro das comunidades, tudo através de voluntários.
A diversidade de marcas de roupas esportivas brasileiras que você deve aproveitar
Depois de conhecer as principais marcas de roupas esportivas brasileiras, o que você tira de conclusão? A meu ver, tudo isso funciona como combustível para quem almeja montar um negócio, que é a passagem para uma vida financeira estável.
Seja através da criação de uma marca própria ou na revenda de roupa fitness, o mercado de moda esportiva está a todo vapor. Quanto antes você entender isso, tão logo você se coloca no caminho do sucesso, compartilhe as curiosidade e até mais!