Indispensáveis na cozinha brasileira, as marcas de óleo de soja são amplamente consumidas por milhões de famílias no preparo das refeições diárias, e envolvem nomes consagrados como Liza, Soya, Cocamar, Coamo e Concórdia, qual você usa em casa?
O óleo é o principal derivado da soja, pois representa um ingrediente versátil, de baixo custo e que oferece a neutralidade que as receitas precisam. Neste conteúdo eu apresento a você as marcas preferidas pelo consumidor brasileiro, acompanhe!
Índice de conteúdo
As 6 marcas de óleo de soja preferidas pelos brasileiros
1. Liza
2. Soya
3. Cocamar
4. Coamo
5. Concórdia
6. Vila Velha
As ações das marcas de óleo de soja em prol da sustentabilidade
As 6 marcas de óleo de soja preferidas pelos brasileiros
Quem tem negócio no segmento de alimentação ou atua na revenda de produtos, precisa conhecer cada aspecto das marcas atuais. Nos restaurantes e lanchonetes, o óleo de soja é indispensável, por isso, economizar é sempre bem-vindo.
Ampliar o leque de produtos é uma estratégia certeira para ampliar vendas para você que montou uma distribuidora. Independentemente disso, garanto que o ranking a seguir vai ajudar muito você.
1. Liza
O óleo Liza é uma das marcas de maior valor agregado, mas apesar disso, é um dos produtos mais vendidos. Isso porque o óleo de soja Liza é produzido a partir do grão da soja e passa por um sistema de filtragem que garante maior pureza.
Segundo a Liza, sua linha de óleo passa por um processo com cinco etapas de extra filtragem. O resultado é um produto versátil que oferece máxima neutralidade, maior resistência às altas temperaturas e menor impacto no sabor dos alimentos.
A marca Liza surgiu em 1975, através da criação da Cargill, um dos maiores grupos agrícolas do país. Então, falamos de uma marca com 50 anos de mercado que entende e atende às preferências do consumidor, com uma linha completa de óleos:
- Óleo de soja
- Óleo de milho
- Óleo de girassol
- Óleo de canola
- Óleo de algodão
- Óleo para doces e bolos
- Óleo especial para fritura
2. Soya
A Soya é outra marca super tradicional na cozinha brasileira, pois acompanha nossas receitas desde 1976. Aliás, a Soya é a concorrente direta da Liza e há quem diga que ela é até mais vendida do que o óleo Liza, mas isso fica a seu critério.
Vale ressaltar que a Soya é uma marca criada pela Bunge Brasil, uma multinacional líder em agronegócio. De acordo com a Soya, seu óleo de soja está presente em 8 de cada 10 lares brasileiros.
3. Cocamar
Já a Cocamar (Cooperativa Agroindustrial) é uma empresa paranaense, fundada em 1967, em Maringá (PR). No começo, a Cocamar tinha cerca de 46 fundadores, mas seu foco estava na produção de café.
Com o passar dos anos, o grupo cresceu e hoje tem mais de 115 unidades operacionais que se espalham por estados como: Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Além disso, a cooperativa reúne mais de 19 mil famílias de cooperados, que estão focadas em produzir soja e milho. Através de um refinamento cuidadoso, a Cocamar produz óleo 100% vegetal processado a partir de grãos selecionados.
4. Coamo
Atuando como uma cooperativa, a Coamo Agroindustrial Cooperativa criou a marca Coamo em 1970, na cidade de Campo Mourão (PR). A industrialização do seu óleo de soja só aconteceu em 1975, a partir dos esforços de 79 agricultores.
Isso mesmo, a companhia nasceu da vontade de 79 empreendedores de fazer a diferença na vida das pessoas. Agora, 55 anos depois, o óleo de soja Coamo é um dos mais vendidos no país, devido a características como:
- Alto nível de pureza.
- Oferece boa estabilidade oxidativa.
- Versatilidade e aplicabilidade em preparos tradicionais e profissionais.
- Não faz fumaça devido à resistência às altas temperaturas.
- Sabor neutro que não interfere nas receitas.
5. Concórdia
Na quinta posição das marcas de óleo de soja mais vendidas no país está a marca Concórdia. No Brasil, a Concórdia está sob responsabilidade da Álvaro Representações, que representa uma das maiores empresas do agronegócio mundial.
Me refiro à norte-americana Archer Daniels Midland Company (ADM), que chegou ao Brasil em 1997, ao adquirir uma infraestrutura operacional formada por unidades de esmagamento, elevadores de grãos e silos para produção de soja.
Atualmente, a ADM é uma das maiores processadoras de soja no Brasil, proporcionando óleo de alta qualidade.
6. Vila Velha
No mercado desde 1979, a marca de óleo de soja Vila Velha pertence à multinacional francesa Louis Dreyfus Company (LDC). A companhia está no Brasil desde 1942, mas a marca Vila Velha só foi criada em 1979.
Desde então, a processadora busca aprimorar seu processamento, de modo a entregar o melhor óleo de soja ao brasileiro. Como resultado, o óleo Vila Velha é filtrado cinco vezes, é rico em ômega 3 e não tem colesterol.
Vale destacar que a LDC é uma multinacional especializada no processamento de grãos e na produção de óleo comestível, veja seu portfólio:
- Óleo de soja.
- Óleo de canola.
- Óleo de milho.
- Óleo de coco bruto.
- Óleo de semente de palma bruto.
- Óleo de palma bruto.
- Óleo de colza (produção de biodiesel).
- Óleo de girassol.
As ações das marcas de óleo de soja em prol da sustentabilidade
Todas as marcas de óleo de soja que você viu hoje fazem parte do portfólio de empresas de olho na sustentabilidade. A questão do impacto ambiental já não é mais opção, mas sim obrigação para se manter competitivo no mercado.
E quando se fala em produção de soja, o Brasil é líder global e tem o dever de desenvolver práticas sustentáveis. Se você acredita que este conteúdo foi de alguma ajuda, compartilhe e até mais!