6 Marcas de maionese mais vendidas no Brasil

Publicado por Lidia Massari em 2 de janeiro de 2025

Todo mundo tem um paladar único e procura nas marcas de maionese aquele sabor que complementa as receitas, seja no dia a dia ou nos preparos comemorativos, marcas como a Hellmann’s, Heinz, Hemmer e Liza, têm presença garantida.

O consumo de maionese no Brasil é grande, mas muda muito conforme a região, tendo o maior mercado no Sul e Sudeste. Independente do seu objetivo, veja a seguir qual é a maionese mais vendida do Brasil, além de dicas e curiosidades bacanas!

Índice de conteúdo

  1. Você sabe quais são as 6 marcas de maionese mais vendidas no Brasil
    1.1 Hellmann’s
    1.2 Heinz
    1.3 Hemmer
    1.4 Liza
    1.5 Quero
    1.6 Arisco
  2. O brasileiro e sua paixão pelas marcas de maionese que complementam as receitas

Você sabe quais são as 6 marcas de maionese mais vendidas no Brasil?

marcas de maionese

De uma simples passada no pão do café da manhã ao complemento do frango assado, a maionese é um curinga na cozinha e serve para quase tudo. Por isso, todos têm aquela marca do coração que conquista o paladar e enriquece a culinária.

Contudo, quando o preço sobe, o consumidor precisa encontrar maneiras de gastar menos, mas preservando a qualidade. Por outro lado, isso se torna crucial para quem tem um comércio e precisa de margem de precificação para lucrar.

1. Hellmann’s

Se você tem a Maionese Hellmann’s como a preferida, certamente você acredita que a marca é brasileira, certo? Porém, quase ninguém sabe que a Hellmann’s é uma marca norte-americana criada em Nova York em 1913 por um alemão.

Em 1913, o empresário Richard Hellmann chegou aos EUA, onde conheceu sua futura esposa, Margaret. Da união do casal surgiu uma pequena Delicatéssen (loja de iguarias e comidas refinadas) com o nome do empreendedor alemão.

Atuando como um pilar da marca, a pequena loja começou a chamar a atenção quando Richard passou a produzir sua famosa receita de maionese caseira. O resto é história como diz o ditado:

  • A Hellmann’s tem cerca de 22 produtos apenas em maionese.
  • A empresa ainda oferece uma versão de maionese vegana.
  • Linha completa de molhos para salada.
  • Rótulos consagrados de mostarda e ketchup.
  • Três versões distintas de molho Barbecue.

2. Heinz

A Heinz é uma marca americana fundada em 1869, na cidade de Sharpsburg, Pensilvânia (EUA). No começo da sua jornada, a Heinz, que levava o sobrenome de Henry John Heinz, fabricava apenas pequenas conservas em embalagem de vidro.

Contudo, a maionese de qualidade superior e a ausência de concorrência direta, ajudaram a alavancar seu crescimento. Hoje a Heinz é uma das marcas de maionese mais vendidas no mundo, e no Brasil não é diferente.

É interessante dizer que a Heinz chegou ao Brasil em 2013, após comprar a marca Quero Alimentos por R$1 bilhão. Hoje o portfólio nacional de maioneses da marca oferece sabores como:

  • Maionese tradicional com a receita original (215g, 390g e 400g).
  • Maionese de alho tostado com ervas.
  • Maionese Heinz de gorgonzola.
  • Maionese Heinz de páprica defumada.
  • Seu portfólio completo reúne mais de 60 produtos diferentes.
  • Os produtos Heinz chegam a mais de 200 países.

3. Hemmer

Quem diria que uma marca que começou a partir da produção de chucrute ao estilo alemão, se tornaria uma das principais marcas de maionese, hein? Pois é, o empresário Heinrich Hemmer fundou a Hemmer em 1915, na cidade de Blumenau (SC).

A partir do sucesso de seus produtos, Heinrich investiu na diversificação do portfólio, apostando alto nas conservas. Naturalmente, a maionese logo entrou no radar da companhia, que elaborou uma receita própria que ganhou o paladar brasileiro.

Como resultado, hoje a Hemmer tem mais de 260 produtos, incluindo várias versões de maionese: tradicional, maionese premium, maionese com azeitonas pretas, maionese com toque de limão, maionese com cebola e salsa, entre outras.

Uma curiosidade é que a Hemmer é uma marca do Grupo Kraft-Heinz, uma companhia multinacional que detém as marcas Quero e Heinz, além da Hemmer comprada em 2022.

4. Liza

Presente na mesa dos brasileiros desde 1975, a Liza é famosa por seu óleo de soja, que domina grande parte do mercado. No entanto, a linha de maionese Liza é muito consumida porque conseguiu aliar qualidade ao preço competitivo.

Caso você não faça ideia, a Liza é uma marca da Cargill, um dos maiores grupos agrícolas do Brasil. Nesse sentido, a Cargill comprou a Liza em 2011, quando adquiriu todo o segmento de produtos atomatados da gigante Unilever.

O consumidor brasileiro pode aproveitar todo o sabor e qualidade da Maionese Liza Tradicional e da Maionese Liza Receita Tipo Caseira.

5. Quero

Quero

Já que falamos da Quero Alimentos há pouco, olha quem apareceu na lista de marcas mais vendidas no Brasil. Isso mesmo, a Quero possui versões incríveis de maionese que favorecem receitas únicas, além de preço competitivo.

Como parte do portfólio Kraft-Heinz, a Quero cresceu em vendas e presença de mercado, já que é uma marca mais nova em comparação às outras da lista. Afinal, a Quero foi fundada em 1985, na cidade de Jundiaí, São Paulo.

Outro ponto que impulsionou sua expansão foi a migração das operações para a cidade de Nerópolis, Goiás, região expoente no crescimento industrial.

6. Arisco

A Arisco atende o paladar dos brasileiros desde 1969, quando foi fundada em Goiânia (GO). Nos anos 2000, a marca foi comprada pela Unilever, que acelerou seu crescimento e investiu na reformulação do design da marca.

Como resultado, a Arisco retomou boa parte da fatia de mercado que havia cedido aos concorrentes. Sua linha de produtos é ampla, mas a empresa optou por manter apenas uma versão de maionese.

O brasileiro e sua paixão pelas marcas de maionese que complementam as receitas

E então, quais são as marcas de maionese que você não vive sem? Seja na hora de fazer um bom hambúrguer artesanal ou preparar deliciosos molhos caseiros, a maionese é um condimento indispensável que traz sabor e uma consistência rica.

O Brasil é um dos mercados mais promissores para quem pretende trabalhar com a venda de condimentos. Não porque o brasileiro consome bastante maionese, mas sim porque há espaço para crescer. Compartilhe as informações e até a próxima!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário