Se você precisa substituir o tradicional leite de vaca por uma opção mais saudável, então as marcas de leite de soja são a escolha certa, hoje você encontra os produtos Ades, Batavo e Soymilke, que compõem uma importante categoria comercial.
O leite de soja é um produto que está no mercado há bastante tempo, mas que ainda divide a opinião do consumidor brasileiro. Quer tirar suas próprias conclusões? Confira a leitura e descubra quais são as marcas de leite de soja disponíveis hoje!
Índice de conteúdo
- Explore as 4 principais marcas de leite de soja no Brasil
1.1 Ades
1.2 Batavo
1.2 Soymilke
1.4 Mupy - Veja outras marcas de leite vegetal que compõem o segmento de mercado
- A revolução causada pelas marcas de leite de soja no mercado nacional
Explore as 4 principais marcas de leite de soja no Brasil
O leite de soja já viu dias melhores, pois o surgimento de novas marcas de leites vegetais roubaram os holofotes. Não que você não encontre produtos de qualidade hoje, mas a oferta já foi muito maior.
Hoje o que direciona a indústria de bebidas saudáveis são os públicos veganos e vegetarianos, que costumam ser mais exigentes com sua dieta. Por isso, os principais leites vegetais incluem:
- Leite de amêndoas
- Leite de aveia
- Leite de coco
- Leite de castanhas
Como nosso foco hoje são as marcas de leite de soja, aqui estão as principais empresas que você pode explorar!
1. AdeS
A AdeS ainda é a marca mais vendida de leite de soja, tanto pela qualidade quanto pela tradição. A AdeS carrega o DNA do mercado brasileiro, mas poucas pessoas sabem que a marca é originalmente argentina, fundada em 1988.
No Brasil, a AdeS só chegou em 1996, através de importação realizada diretamente pela Unilever. Pouco tempo depois, a própria Unilever passou a fabricar e distribuir a linha de leite de soja da AdeS.
Como a marca não tinha fortes concorrentes e levava a sério seus produtos, logo ela conquistou a liderança do mercado. Tanto é que a Coca-Cola comprou a marca AdeS em 2016, ao pagar mais de US$570 milhões de dólares.
Portfólio de rótulos da AdeS
- São dois rótulos de leite de soja (tradicional e zero açúcar).
- São três rótulos de leite de amêndoas (tradicional, não-adoçado e baunilha).
- A AdeS tem um rótulo de leite à base de coco.
- Linha completa de sucos à base de soja em 6 sabores diferentes.
2. Batavo
Se engana quem pensa que a Batavo só produz iogurte, na verdade, a marca paranaense tem produtos em várias categorias. A linha Batavo Naturis Soja é a sua aposta para conquistar espaço no segmento de leites vegetais.
Vale dizer que a Batavo é uma marca do Grupo Lactalis, um dos maiores fabricantes de produtos lácteos do mundo. Hoje a Batavo conta com um portfólio robusto de leites que atendem diferentes necessidades dos consumidores.
O mais interessante sobre o leite Naturis da Batavo, é que a receita mantém o mesmo teor de cálcio do leite tradicional. Dessa forma, o produto é uma bebida suave, saborosa, leve e que substitui bem o leite de vaca tradicional.
3. Soymilke
A Soymilke é uma marca da Olvebra, empresa que atua na industrialização e processamento de soja há mais de 60 anos no Brasil. Inclusive, a empresa foi pioneira na fabricação do extrato de soja em pó, que é a base dos seus produtos.
Instalada na região de Eldorado do Sul (RS), a Olvebra oferece mais de 60 produtos diferentes no varejo nacional. Claro, o grande destaque são os leites de soja da marca Soymilke, veja quais rótulos você encontra disponíveis no mercado:
- Soymilke sem lactose sabor morango.
- Soymilke sem lactose natural (sachê e lata).
- Linha Soymilke sabor banana (lata).
- Linha Soymilke Food Service de 1kg.
- Soymilke natural sem adição de açúcar (lata).
4. Mupy
Fundada em 1977 por imigrantes japoneses, a Mupy é uma marca que pertence ao Grupo Agro Nippo. Na realidade, a bebida de soja só surgiu em 1978 e fez sucesso de imediato, porque até então não havia tantos concorrentes diretos.
Vale dizer que a Mupy é mais do que um leite de soja, é uma bebida à base de extrato de soja e suco de frutas. É válido apontar que basicamente todo leite de soja é à base de extrato de soja, então a Mupy se enquadra na categoria.
No portfólio, um leque delicioso de bebidas de soja combinadas com suco de abacaxi, laranja, limão, maracujá, maçã, morango, pêssego e uva.
Veja outras marcas de leite vegetal que compõem o segmento de mercado
Agora, se você quer experimentar todos os sabores e texturas dos leites vegetais, saiba que a gama de marcas é ampla. Aliás, algumas empresas se especializaram em sementes específicas, como castanha e aveia.
O mote atual é atender às preferências pulsantes de um público focado numa dieta balanceada que cause o menor impacto no meio ambiente.
Não à toa, muitas marcas apostam na pegada vegana para conversar melhor com um grupo crescente de consumidores.
Lista com marcas de leites vegetais que chamam atenção
- A Tal da Castanha: fica claro que esta marca tem como foco os ingredientes naturais, como na cultura plant-based. São 9 rótulos de bebidas vegetais que levam diferentes oleaginosas.
- Nude: a Nude foi fundada em 2020 e se considera uma food tech, que baseia seus produtos na aveia orgânica, com sete rótulos distintos.
- Silk: produz bebidas vegetais de amêndoas, cacau, coco e castanha de caju.
- Almond Breeze: a produção da linha da Almond Breeze está sob a responsabilidade da Piracanjuba, que fez parceria com a norte-americana Blue Diamond Growers.
A revolução causada pelas marcas de leite de soja no mercado nacional
Costumam dizer que o leite de soja é uma bebida oito ou oitenta, o que quer dizer que você gosta ou odeia. Então, há quem tome por puro prazer, enquanto o produto é obrigatório para pessoas com restrição alimentar.
Mas a verdade é que as marcas de leite de soja vieram para transformar a forma como consumimos e enxergamos a produção de leite no país. Sem contar os impactos positivos proporcionados por receitas saudáveis, compartilhe e até mais!