6 Marcas de leite mais vendidas no Brasil

Publicado por Lidia Massari em 30 de dezembro de 2024

O Brasil é o terceiro maior produtor de leite do mundo, reunindo mais de 1 milhão de propriedades leiteiras, por isso hoje você encontra uma variedade de marcas de leite que buscam se destacar pela qualidade e por produtos criados sob medida.

É sempre bom procurar os melhores produtos, mas para quem revende, essa é a diferença para aumentar a lucratividade. Pensando nisso, criei este conteúdo que traz um ranking com as marcas mais consumidas no país, confira!

Índice de conteúdo

  1. Lista com as 6 marcas de leite mais consumidas no Brasil
  2. As marcas de leite que estão à frente do mercado de laticínios no Brasil

Lista com as 6 marcas de leite mais consumidas no Brasil

marcas de leite

O leite não só faz parte da matriz alimentar brasileira como é um dos alimentos mais importantes para a população. Então, as indústrias de laticínios têm uma importante tarefa, que é entregar produtos da mais alta qualidade e pureza.

Como você bem sabe, de vez em quando surgem notícias de indústrias que adulteram o leite e usam ingredientes proibidos. Dessa maneira, o jeito é conhecer quais as marcas de leite mais consumidas, principalmente pela segurança alimentar.

1. Piracanjuba

A marca Piracanjuba faz parte do portfólio do Laticínios Bela Vista, indústria fundada em 1955 no município de Piracanjuba, em Goiás. Hoje, o grupo é o terceiro maior produtor de lácteos do Brasil, com capacidade para processar 6 milhões de litros de leite por dia.

Ao todo, a Piracanjuba tem mais de 180 produtos, 28 apenas na categoria de leite. Além da marca Piracanjuba, o grupo detém marcas como Pirakids, LeitBom, MeuBom e ChocoBom.

Vale destacar que a companhia ostenta duas grandes parcerias: Blue Diamond (produção de bebidas Almond Breeze) e Nestlé (produção e distribuição das marcas Ninho e Molico).

2. Itambé

Além de se destacar na produção de iogurtes, a Itambé vem inovando na produção de uma linha completa de leites. Por exemplo, o leite utilizado na linha Natural Milk Itambé, vem diretamente de fazendas mineiras selecionadas.

Fundada em 1940, hoje a Itambé faz parte do Grupo Lactalis, uma companhia francesa que se consagrou como líder mundial na produção de lácteos. Aliás, a Lactalis é dona de outra marca super conhecida, a Président.

O portfólio da Itambé envolve coalhadas, composto lácteo, creme de leite, doce de leite, iogurtes, leite em pó, variações de leite integral e especial, manteiga, queijo, entre outros.

3. Nestlé

O portfólio Nestlé supera 2 mil marcas de produtos em diversas categorias no segmento alimentício. Famosa por suas fórmulas infantis e pelo Leite Ninho, a produção da Nestlé é curiosa, já que a companhia terceiriza toda a produção do seu leite.

Isso mesmo, quando você consome Leite Ninho, quem produz na verdade é a Laticínios Bela Vista, que tem parceria de exclusividade com a Nestlé. Mesmo com a venda de ativos da sua produção de leite, os produtos ainda levam o nome Nestlé.

4. Italac

A Italac é uma das marcas de lácteos mais consumidas nos lares brasileiros, responsável por produtos como:

  • Bebidas lácteas
  • Chocolate em pó
  • Creme de leite
  • Leite condensado
  • Queijos
  • Linha Zero Lactose
  • Composto Lácteo
  • Manteiga

Hoje a Italac conta com 8 rótulos exclusivos de leite, desde a versão mais natural, que são os leites tipo A2, até leite integral, semidesnatado e desnatado.

Vale dizer que a Italac é uma marca do Grupo Goiasminas Indústria de Laticínios, que surgiu na cidade de Corumbaíba (GO).

Por fim, seu portfólio tem mais de 100 produtos, abastece mais de 20 mil pontos de venda e tem produção diária de 7 milhões de litros de leite.

5. Parmalat

Parmalat

Assim como a Itambé, a Parmalat também faz parte do Grupo francês Lactalis, que tem controle total da marca. Embora a Parmalat esteja entre as marcas de leite mais vendidas no Brasil hoje, a empresa passou por maus bocados.

Sua história começa em 1961 na cidade de Collecchio, na Itália, através da idealização do empresário italiano Calisto Tanzi. No Brasil desde 1971, a Parmalat atingiu o ápice e chegou a patrocinar o time de futebol Palmeiras entre 1992 e 2000.

Já nos anos 2000, a Parmalat enfrentou problemas financeiros e chegou a decretar falência em 2003, um dos maiores escândalos da Europa. Porém, a resiliência estava em seu DNA e a Parmalat se reergueu, através da aquisição pela Lactalis.

Portfólio de leite Parmalat

  • Linha Parmalat Regular Garrafa.
  • Linha Parmalat Regular Caixinha.
  • Linha Parmalat Zymil (zero lactose).
  • Linha Parmalat EnergyFit.
  • Linha Parmalat WheyFit

6. Shefa

Por fim, temos a marca Shefa, criada pela Família Benedictis em 1976, na pequena cidade de Amparo, no estado de São Paulo. A empresa familiar alcançou destaque como uma das maiores no setor de laticínios brasileiro.

Quem está à frente dos negócios é a administradora Agropecuária Tuiuti, que ampliou o portfólio de produtos Shefa. Hoje a Shefa produz leite, bebidas de frutas e néctares, bebidas lácteas, creme de leite, achocolatado em pó, linha Shefinha e alimentos com soja.

As marcas de leite que estão à frente do mercado de laticínios no Brasil

Algumas outras marcas de leite que poderiam entrar na lista incluem a Leitíssimo, Elegê, Paulista e Laticínios Porto Alegre. Todas as empresas da lista são as maiores no processamento de leite no país, movimentando uma cadeia valiosa no Brasil.

Outro destaque recente são as pequenas indústrias de laticínios que focam nas versões artesanais de leite. Tudo isso se complementa e oferece ao consumidor brasileiro grande poder de escolha, ainda mais valioso para quem revende lácteos.

Gostou do conteúdo e acredita que alguém poderia achá-lo igualmente interessante? Compartilhe, até mais!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário