Loja de cachorro quente: Como montar passo a passo?

Publicado por José Neto em 24 de julho de 2013

No último final de semana eu estava dando uma volta aqui mesmo pela minha cidade e resolvi frequentar uma loja de cachorro quente nova que nunca tinha visto por aqui antes.

Achei bem interessante o modelo de negócio, os tipos de lanches que eram servidos e resolvi criar esse artigo hoje para apresentar essa oportunidade de negócio para quem deseja trabalhar com isso.

Naturalmente uma loja de cachorro quente é algo normal como qualquer outra casa de lanches preparados na hora. Porém muitas pessoas pensam em investir nessa opção e acabam ficando sem uma noção básica do que precisará para trabalhar nesse tipo de negócio.

Então ao longo desse artigo irei destacar algumas informações importantes com relação a isso:

Ponto comercial de uma loja de cachorro quente


Como montar uma loja de cachorro quente

Essa poderá ser uma das escolhas mais importantes no processo para montar sua loja de cachorro quente, já que a quantidade de vendas poderá está totalmente ligada ao local de atuação.

Na loja em que eu frequentei, por exemplo, o ponto é na principal avenida de um bairro e a circulação de pessoas é muito grande durante a noite, fazendo com que as vendas sejam muito boas.

Além disso, o local precisará ser adequado para trabalhar. Afinal você precisará de um espaço para preparar os lanches, colocar um freezer de bebidas e de um espaço externo onde possa colocar mesas e cadeiras para seus clientes.

Nesse local onde visitei, aparentemente, é a própria casa da dona da loja e o que ela fez foi apenas um ponto de comércio na frente onde pôde trabalhar com a produção de cachorro quente.

Leia também: Como fazer cachorro quente para vender

Equipamentos para uma loja de hot dog


Se você vai alugar um ponto comercial para trabalhar, certamente terá gastos a mais. Porém se vai começar em casa, os seu principal investimento vai ficar por conta da compra de equipamentos para trabalhar.

Normalmente serão equipamentos simples para cachorro quente, mas indispensáveis para que sua loja possa oferecer o que há de melhor:

  • Uma mesa térmica para cachorro quente;
  • Uma chapa de lanches para fazer cachorro quente na chapa;
  • Pratos;
  • Copos;
  • Mesas e cadeiras;
  • Um freezer;
  • Um fogão;
  • E outros equipamentos pequenos…

Então comece fazer desde já sua lista de equipamentos necessários para montar uma loja de cachorro quente. Esse planejamento será muito importante para que tudo possa dar certo.

O investimento total para começar esse pequeno negócio deve ficar na faixa dos R$ 10 mil Reais.

O que vender na sua loja?


Como o próprio nome já diz, essa será uma loja para vender cachorro quente. Porém você poderá oferecer algo a mais para seus clientes, de modo que possa se tornar uma verdadeira referência no ramo.

Então, é possível vender o cachorro quente tradicional, fazer cachorro quente na chapa, hot dog no pote, vender sucos, refrigerantes e outros tipos de produtos. No entanto o indicado é que você trabalhe somente com esse tipo de lanche, se deseja ter uma loja com foco nesse segmento.

Observando essa loja de cachorro quente que tive o prazer de frequentar, eu percebi que eles também trabalham com encomendas.

Ou seja, as pessoas ligam para o telefone da loja, solicitam uma certa quantidade de lanches e as atendentes preparam tudo. Porém eles não trabalham com entregas e o cliente precisará ir até a loja para buscar seu próprio pedido. Então essa também pode ser uma boa oportunidade para sua futura loja.

Se você integrar sua pequena loja de hot dog com os aplicativos de delivery, poderá faturar uma boa grana todos os meses. Afinal você venderá no local e ainda trabalhará com entregas.

Vale a pena montar uma loja de cachorro quente?


Eu sei que mesmo se tratando de algo pequeno e que não exige um alto investimento inicial, algumas pessoas ficam receosas com relação a montagem ou não desse tipo de negócio.

Após observar bem o funcionamento e a estrutura de uma loja de cachorro quente, posso lhe dizer que vale muito a pena, porém é preciso ter um planejamento prévio.

O certo é que a partir do momento em que você encontra um ponto propício para trabalhar, tudo tende a ser mais fácil. Então comece analisar e planejar sua nova loja desde já para que tudo possa dar certo.

------ Escolha um dos negócios ------
José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

10 comentários

  • Lucilene Aparecida da Silva

    Estou pensando em fazer lanche em casa para vender. Claro que estou me programando até porque não tenho muito pra início. Mas vou me empenhar, pois é algo que gosto de fazer e há um bom tempo tenho isso no coração. Estou pensando em entregar tbm. O que hoje em dia é mais fácil para o cliente. Aceito sugestões de lanches.

  • ana cristina vidal

    ainda não tenho site, mas estou abrindo uma loja de cachorro quente sou professora formada, amo minha profissão mas preciso sustentar minha família.

  • Joao Neto

    Otimos comentarios! Penso em montar uma loja no centro de Florianopolis, local de bom movimento durante o dia mas não durante a noite. O que voce acha, Hot Dog venderia bem durante o dia? Abs

    • A

      Olá Joel!
      Aqui mesmo na minha cidade eu conheço algumas pessoas que vendem durante o dia nas proximidades da feira livre e aparentemente vendem bem, porém o costuma ter uma maior saída durante o dia são os pasteis fritos na hora, então pode ser uma melhor opção.
      Durante a noite o Hot Dog tende a vender mais, principalmente a partir das 5 horas da tarde que é o horário em que as pessoas começam a sair do trabalho e estão em busca de um lanche rápido.

      Abraços e sucesso!

  • Sou de portiugal e gostaria de abrir um negocio mas nao tenho fundos ,,pergunto, como kriar um negocio sem fundos , poderia me aconcelhar obgada

  • Boa noite gostaria que me desse umas dicas como criar o meu proprio negocio sem fundos gostaria resposta obgada

  • Marcio Hoenã

    Muito legal os comentários dos amigos, gostaria de saber quais são os tramites legais para abertura de um comércio desse tipo aqui em São Paulo… Já trabalhei com Hot dog mas era em Cajamar e em um carrinho, não tinha nenhum tipo de fiscalização, diferente daqui. se alguém souber me informe… muitíssimo obrigado.

  • valeria cristina

    gostaria que me ajuda-se na decoração algo diferente tenho uma garagem e vou investir em cachorro quente

  • NEIDE OLIVEIRA

    ACHEI INTERESSANTE A DICA DE MONTAR UMA LOJA DE CACHORRO QUENTE EM CASA, TENHO ESPAÇO DE UMA GARAGEM GRANDE.POSSO VENDER FEIJOADA AOS ´SÁBADOS DURANTE O DIA? É LEGAL? E UM CAFEZINHO NA MANHÃ,TBM? AGUARDO OPINIOES ABRAÇOS

    • A

      É uma boa opção sim Neide, inclusive eu conheço algumas pessoas aqui mesmo na minha cidade que usam a garagem para vender seus produtos. Um bom exemplo é uma amiga que decidiu vender mini pizzas dessa forma, então acredito que venda de cachorro quente também ou seus produtos como citou funcionarão muito bem.

      Abraços e sucesso!

Deixe o seu comentário