A Kiko Milano é uma marca italiana de cosméticos e produtos de beleza profissionais, com foco na acessibilidade e preço competitivo. A empresa chegou ao Brasil em 2017, e fez o maior sucesso com produtos esgotados em poucas horas, mas a dúvida que fica é se a Kiko Milano é franquia.
O segmento de cosméticos é um dos mais procurados por empreendedores que querem abrir uma franquia de beleza. Então, se este é o seu caso, confira a leitura e descubra tudo sobre a marca Kiko Milano e sua operação atual!
Índice de conteúdo
- É verdade que a Kiko Milano é franquia
- Saiba quantas lojas Kiko Milano tem no Brasil hoje
- Tem como revender Kiko Milano
- Ainda acredita que a Kiko Milano é franquia
É verdade que a Kiko Milano é franquia?
Não, a Kiko Milano não é uma franquia, pelo menos no Brasil a companhia não oferece essa possibilidade. Segundo entrevista de seus fundadores, a Kiko Milano ensaiou sua entrada no mercado brasileiro por quase 20 anos.
Na mesma entrevista, o fundador apontou dificuldade para empreender no país devido à burocracia, regras fiscais complexas e altas tarifas de importação. Enquanto isso, a marca seguiu a expansão por países mais acessíveis com regras claras.
Entretanto, empreender no Brasil era um sonho de consumo e a persistência em viabilizar o negócio rendeu frutos em 2017. Então, a Kiko Milano finalmente abriu sua primeira loja no Brasil em 2017, e os rumores do franqueamento da marca surgiram.
Quem não gostaria de investir numa marca italiana de cosméticos que estava fazendo um sucesso tremendo, né? Porém, a Kiko Milano escolheu não franquear a marca principalmente por conta da complexidade de gestão.
Como funciona a rede de lojas da Kiko Milano?
Desde que foi fundada em 1997, a Kiko Milano segue uma diretriz de gestão própria da rede de lojas e filiais. Inclusive, as unidades brasileiras representam investimento próprio e estão sob o comando dos fundadores.
Isso não quer dizer que a Kiko Milano nunca será uma franquia, talvez quando sua operação nacional amadurecer por completo, seja o próximo passo da empresa.
Em minhas pesquisas sobre a empresa, confesso que encontrei informações apontando para a possibilidade de franquia, tinha até uma estimativa de investimento.
Só que para confirmar eu analisei 100% do site da Kiko Milano, inclusive a versão em inglês. E posso garantir a você que não encontrei nenhuma informação quanto à franquia, apenas a oferta de vagas de emprego direto na companhia.
Quem é dono da marca Kiko Milano?
A Kiko Milano é uma marca fundada pela Família Percassi, mais especificamente por Antonio e Stefano Percassi. São eles que estão à frente das operações globais, tomando decisões e influenciando nos rumos da companhia.
Vale ressaltar que a Kiko Milano é apenas uma das marcas que pertencem à holding Odissea Srl. Nesse caso, Antonio Percassi também é dono de outras importantes marcas famosas, como: Womo, Bullfrog e Madina.
Aliás, ao longo da história, a holding Odissea Srl fechou parceria com grandes nomes do mercado. Um bom exemplo é a joint venture criada com o Grupo Inditex, dono da marca Zara. Na ocasião, a parceria ajudou a Zara a entrar no mercado italiano.
Saiba quantas lojas Kiko Milano tem no Brasil hoje
Atualmente, a Kiko Milano tem 10 lojas ativas no Brasil, localizadas nas cidades de São Paulo, Barueri e Campinas. Aliás, recentemente a empresa inaugurou sua primeira loja fora de São Paulo, instalada no Shopping Parque Dom Pedro, em Campinas.
Para além do Brasil, sua operação é expressiva e se espalha por diferentes regiões, veja:
- A rede é composta por mais de 1.000 lojas.
- A presença da marca chega a mais de 62 países.
- O portfólio da marca supera mais de 1.200 produtos diferentes.
- O design dos produtos é concebido exclusivamente em Milão, na Itália.
- Cerca de 99% dos produtos são fabricados na Europa.
- A marca lidera o mercado de beleza italiano.
Uma curiosidade, o fundador, Antonio Percassi, é um ex-futebolista profissional de enorme sucesso no futebol italiano. Com uma trajetória marcada por peculiaridades, Percassi se encontrou no universo dos cosméticos e perfumes.
Tem como revender Kiko Milano?
Já que não dá para abrir uma franquia da Kiko Milano, o jeito então é partir para a revenda de produtos, certo? Errado, porque a Kiko Milano também não trabalha com a revenda de produtos, ao menos não no Brasil.
Se ainda assim você quer revender cosméticos, saiba que há muitas marcas que têm programas completos para revendedores, como:
- Avon
- Natura
- Mary Kay
- Boticário
- Jequiti
Ainda acredita que a Kiko Milano é franquia?
Considerando o sucesso da Kiko Milano no país, eu não me surpreenderia se num futuro próximo a marca se tornasse uma franquia. O Brasil mais do que provou ser um dos melhores mercados para a operação de franquia.
Então, acompanhe de perto a evolução da marca, assim você fica por dentro e pode aproveitar as oportunidades assim que elas surgirem. Enquanto isso, compartilhe o conteúdo com os amigos que pensam que a Kiko Milano é franquia, até mais!