8 ideias de sorteio para clientes: Veja as melhores opções

Publicado por Jéssica Trabuco em 19 de novembro de 2022

Está precisando de boas ideias de sorteio para clientes? Eu vou te apresentar 8 delas que podem chamar a atenção do seu público e aumentar o seu faturamento. 

Vem comigo, preste atenção nas suas opções e defina o que vai colocar em prática por aí.

1. Estoure e ganhe


ideias de sorteio para clientes

O estoure e ganhe é uma das ideias de sorteio para clientes mais simples que tem, só que ela é divertida também e acho que isso acaba chamando a atenção. 

Você vai colocar alguns balões de ar em uma área da loja e dentro deles vai ter um bilhete com o nome de um brinde. Todo cliente que comprar o valor ou o produto estipulado dentro do período do sorteio, terá direito a estourar um dos balões. 

Se ele tiver sorte e escolher certo, vai ganhar um prêmio legal. A graça é justamente essa! 

Você pode colocar um cupom de desconto, uma caneta, um doce ou até mesmo um produto mais caro que você venda. 

2. Marque um amigo


A maioria dos sorteios para clientes no Instagram é feito dessa forma. A empresa coloca um card com o prêmio que será sorteado e diz que para ganhar é preciso seguir algumas contas e marcar o maior número de amigos possível nos comentários. 

No dia estipulado você vai usar um aplicativo que sorteará de forma aleatória um dos comentários da foto. O negócio é que quanto mais comentários marcando amigos a pessoa tiver feito, maiores são as chances dela ser sorteada. 

Essa ideia acaba fazendo com que mais pessoas conheçam a sua marca na rede social. Funciona muito bem. 

Muita gente, inclusive, ganha dinheiro com esses sorteios no Instagram. A sua preocupação, no entanto, deve ser em seguir as diretrizes da lei para a sua região. 

3. Número da sorte


Esse aqui pode ser feito também com balão, caixas, envelopes ou qualquer outra coisa que você possa deixar enfileirada e numerar. O cliente que cumprir com os requisitos para participar, terá que escolher um número premiado. 

Se ele tiver sorte, ganhará algo bacana como um presente, cupom ou produto da loja, mas se não tiver ganhará um “muito obrigado” ou algo mais simples como um bombom. Você que vai escolher. 

4. Roleta de prêmios


Outra forma de fazer sorteio de brindes para clientes é com a roleta de prêmios. A gente está bem acostumado a ver elas em programas de televisão, não é? Que tal alugar ou confeccionar uma para o seu estabelecimento?

Na roleta deve ter um prêmio máximo que seja o melhor de todos e outros mais simples. Para participar o cliente deverá comprar um produto específico ou obter em compras um valor estabelecido anteriormente por você. 

Tudo que ele fará é girar a roleta e torcer para ter sorte. 

5. Tiro ao alvo


Pode ser feito com aquelas arminhas de pressão, mas também com bolas para atingir alguma coisa. A ideia é a mesma dos outros sorteios. Todo cliente que cumprir o requisito que você exigiu, vai atirar uma bola em alguns alvos para ver se consegue um prêmio interessante. 

Lembrando que é preciso ter uma distância mínima do local para atirar e os alvos, viu? Não pode ser impossível e nem fácil demais. 

6. A melhor frase ou resposta


Uma opção interessante para fazer sorteio criativo é apostar nos que parecem concurso. Você vai oferecer um prêmio especial e para ganhar a pessoa terá que além de comprar na sua loja, criar uma frase interessante ou responder a alguma pergunta que tenha a ver com a sua marca ou com seus produtos e serviços. 

Você vai divulgar o dia em que a frase/resposta será escolhida, assim como uma bancada de avaliadores para que não haja injustiça. 

Por exemplo: Se for uma ação para o dia dos namorados, você pode pedir para que os clientes contem uma história real de amor. A mais bonita vence. 

7. Bingo


ideias de sorteio para clientes no Instagram

Eu acho essa uma ideia bem divertida, viu? Todo cliente que comprar o produto definido ou gastar aquele valor específico na sua loja terá direito a escolher uma cartela para participar de um bingo que você vai realizar. 

Eu acho que é uma oportunidade de se aproximar do seu público e criar um momento especial e divertido com eles. Vai ser muito mais do que oferecer um brinde, você vai criar uma lembrança e uma experiência única. 

8. Bilhete sorteado


Por fim, trago a ideia de um sorteio que é bem tradicional. Você vai oferecer, por exemplo, uma moto e o cliente vai ganhar um bilhete a cada R$300 reais em compras na loja. Quem comprar mais terá direito a mais bilhetes e, consequentemente, terá mais chances de ganhar o prêmio. 

Essa é uma ação que incentiva e muito que as pessoas prefiram comprar na sua loja ao invés de na concorrência. 

No dia escolhido, haverá o sorteio e você vai anunciar o nome gravado no bilhete premiado. 

No que prestar atenção na hora de escolher uma das ideias de sorteio para clientes


Para que as ideias que eu te dei funcionem, antes você vai precisar prestar atenção em algumas questões importantes. 

Veja: 

Conheça bem o seu público-alvo

Já pensou você sortear uma coisa que não faz sentido nenhum para o seu público-alvo? É como dar de presente uma caneca de chopp em uma loja de vinhos. Entende? Os clientes não vão se interessar. 

Para não correr o risco de sortear coisas que não chamem a atenção, você precisa conhecer as pessoas que consomem os seus produtos ou serviços. 

Entenda o que elas gostam, do que tem medo, o que precisam, como se comunicam, aonde vão e tudo isso vai servir de informação valiosa para o seu negócio. Desse jeito vai ser muito mais fácil criar algo que faça sentido para elas.  

Defina o prêmio

O ou os prêmios, precisam ser bons. Se for o sorteio de bilhete premiado, por exemplo, o prêmio precisa ser incrível! Pode ser uma televisão, um celular ou até mesmo uma viagem. O importante é que seja algo que valha o esforço e as compras que foram feitas com o intuito de conseguir mais cupons. 

Deixe as regras do sorteio bem claras

Quanto mais explicada as coisas forem, melhor para você. Evite confusões e problemas. Quando for divulgar o sorteio, lembre-se de divulgar também todas as regras que envolvem ele. 

O que é preciso para participar, quando será realizado, quais são os brindes, como será o sorteio em si. Não deixe nada importante de fora. 

Delimite o tempo

Se for o sorteio de uma coisa só, diga exatamente o período em que será possível conseguir os cupons para participar. Se for sorteios como o estoure e ganhe, diga quando será o início e o fim dele. 

Leia também: Texto pronto para sorteio no Instagram

Escolha o que vai fazer


Agora que você já tem muitas ideias de sorteio para clientes e entende também os pontos que precisa prestar atenção, comece a se organizar por aí para colocar as coisas em prática e conquistar ainda mais o seu público. 

Essas estratégias funcionam não só para fidelizar quem já é cliente, mas também para atrair novos e aumentar o seu faturamento mensal.

Estou na torcida para que dê tudo certo. 

Um abraço e até mais! 

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Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

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