Se você sonha em entrar no mercado de reparação automotiva, saiba que o momento ideal é agora, pois a funilaria e pintura dá dinheiro e o comércio nunca esteve tão aquecido, atingindo mais de R$70 bilhões em volume de negócio em 2023.
Contudo, tenha calma, ainda que lucrativo e com alta demanda, o empreendedor precisa estar preparado para se adaptar às mudanças e, sobretudo, oferecer um serviço especializado. Confira dicas valiosas e um panorama atualizado!
Funilaria e pintura dá dinheiro? Conheça o panorama da profissão no Brasil!
Eu sempre abordo aqui no blog diferentes negócios que têm potencial para transformar a vida financeira das pessoas. Na maioria das vezes, consigo trazer insights relevantes e bato o martelo, segundo minha opinião, se vale a pena ou não investir.
É nessa pegada que afirmo que poucos empreendimentos têm tanto espaço para gerar dinheiro quanto o mercado de reparação automotiva. Nesse contexto, a funilaria e pintura dá dinheiro, pois a demanda atual é incessante.
Só para ilustrar, atualmente o Brasil tem aproximadamente 60 milhões de carros. Aliás, apenas no estado de São Paulo são mais de 30 milhões de veículos, ou seja, potenciais clientes.
Quando você adiciona a loucura do trânsito, falta de paciência no volante e imprudência, só há um resultado, o funileiro não para de trabalhar.
Quais fatores impactam na capacidade de faturamento de uma funilaria?
O que conta para determinar se a sua funilaria realmente vai dar dinheiro, são aspectos como:
- Qualidade dos serviços: acabamento impecável, técnicas profissionais e peças de reposição de qualidade impactam no resultado final.
- Variedade de serviços: elabore uma oferta variada de serviços, como reparo de colisão, restauração de pintura, repintura e polimento.
- Agilidade e eficiência: a celeridade na execução do trabalho garante entrega dentro do prazo e maior satisfação ao cliente.
- Equipamentos modernos e tecnológicos: invista no aprimoramento dos equipamentos para oferecer sempre o melhor serviço de funilaria.
- Mão de obra qualificada: qualifique seus colaboradores, invista na sua capacitação e tenha uma padronização incomparável dos serviços.
- Atendimento personalizado: não importa o dia ou o horário, o atendimento personalizado gera mais satisfação e aproxima o cliente.
Aliar tudo isso no dia a dia da sua funilaria é a fórmula para se consolidar no mercado que, embora altamente concorrido, viabiliza espaço para novos profissionais.
Quanto ganha o dono de uma funilaria atualmente?
Agora que você viu o que cerca a funilaria e o que fazer para ser referência, falemos de valores. Aqui, o empreendedor depende diretamente da quantidade de serviços prestados ao mês, logo, eficiência e qualidade elevam os ganhos.
Logo abaixo eu fiz o levantamento de algumas projeções, mas que não passam de um contexto hipotético. Então, você deve usá-las como base, mas não como a bússola definitiva para investir ou não. Crie seu próprio plano de negócios, certo?
Potencial de faturamento
O faturamento da sua funilaria depende exclusivamente do tamanho da operação, isto é, depende da capacidade de atendimento diário. A localização também influencia bastante e se torna fundamental estudar o melhor ponto comercial. Todavia, o elemento primordial é a qualidade do serviço.
De tudo que eu avaliei entre funilarias, oficinas de estética e reparação, o faturamento de um negócio de médio porte varia de R$50.000,00 a R$150.000,00. Mas olha só, me refiro ao faturamento bruto, ou seja, é preciso deduzir todos os gastos disso.
E não é inconcebível chutar um faturamento de R$100.000,00, por exemplo, pois apenas um serviço de pintura completa pode custar até R$8.000,00.
Dias atrás eu precisei repintar o para-choque traseiro do carro, uma pessoa deu aquela encostada.
O estrago foi mínimo e a pintura não chegou a “quebrar”, apenas “craquelou”. Porém, o funileiro mais barato cobrou R$900,00 para repintar o para-choque em 2 dias. Agora, imagine pegar, sei lá, 20 serviços pequenos desse ao mês, já pensou?
Apenas com o valor desses serviços, o funileiro fatura R$18.000,00 por mês, fora o restante dos serviços. Portanto, funilaria e pintura dá dinheiro, desde que você ofereça um serviço especial, tenha preço justo e trabalhe duro o mês inteiro.
Margem estimada e lucro líquido médio
Dependendo do porte da funilaria, a margem de lucro pode ser de até 40%, principalmente em serviços mais simples. No exemplo acima onde tive que repintar o para-choque, o lucro líquido do funileiro foi máximo, pois envolveu basicamente tinta.
Por outro lado, em serviços mais complexos, como pinturas completas, reposição de peças, recuperação de partes danificadas e martelinho de ouro, o lucro diminui, já que o funileiro tem o valor de aquisição dos insumos.
É o mesmo caso de quem trabalha com polimento e cristalização, há todo o gasto dos materiais que, via de regra, é alto. Para manter os pés no chão, vamos dizer que a sua funilaria fatura em média R$70.000,00 ao mês, com margem de 30%.
Nesse cenário, seu lucro líquido é de R$21.000,00, o que não está nada mal para um mês de trabalho, né? Ainda duvida que funilaria e pintura dá dinheiro?
Qual o custo para montar uma oficina de funilaria e pintura?
Não existe uma base segura para apontar o investimento em uma funilaria, pois existem diferentes variáveis no cálculo. Aqui eu destaco o custo de locação/aquisição, reforma do espaço, compra de equipamentos, insumos, licenças, mão de obra, materiais, marketing etc.
Dessa forma, uma base aproximada de investimento para um negócio de médio porte oscila entre R$80.000,00 e R$200.000,00.
Antes de tomar qualquer decisão, faça um levantamento completo, realize cotações e separe um capital para gerenciar mensalmente a funilaria sem despender recursos diretamente do bolso.
Funilaria e pintura dá dinheiro quando o profissional tem experiência e sabe gerenciar a oficina
Agora que chegamos até aqui, tenho certeza de que você entende que a funilaria e pintura dá dinheiro, correto? Porém, queria ir além e tomar a liberdade de dar algumas sugestões e dicas valiosas para você, pode ser?
A primeira, sem dúvidas, é buscar a capacitação na profissão através das técnicas e procedimentos mais modernos atualmente. Isso tem impacto imediato na qualidade do serviço e na validação do consumidor quanto ao negócio.
Por fim, transmita aos seus colaboradores a importância inestimável de trabalhar sempre com atendimento personalizado. No fim das contas, cada profissional é o reflexo direto do seu negócio e, portanto, influencia em como o cliente enxerga seu negócio.
No mais, espero que possa aproveitar as dicas e informações de hoje, se possível, compartilhe e até a próxima!