Quem já visitou Gramado, certamente se interessou pela Franquia Lugano e pelo alcance que o grupo tem no país. Quer saber se vale a pena investir na marca?
Os chocolates Lugano são um ponto de referência até mesmo turístico na belíssima cidade de Gramado. Porém, sua expansão hoje é uma realidade que tem chamado a atenção até mesmo da concorrência. Afinal, eles entendem de chocolate.
Confira detalhes dessa empresa que tem uma rica história no sul do país, mas que aos poucos, compartilha seus sabores. O conteúdo é assertivo e vai te ajudar!
Franquia Lugano: vale a pena? Qual o valor da franquia de chocolate?
O valor inicial da Franquia Lugano parte de R$460.000,00 já com a taxa de franquia incluída, que é de R$70.000,00. A marca gaúcha tem sido uma boa alternativa para quem já se cansou de ver tanta Kopenhagen e Cacau Show.
Uma comparação rápida com essas duas outras franquias, coloca a Lugano no meio termo. Isso porque o investimento na Kopenhagen pode ser ligeiramente mais elevado, enquanto a Cacau Show exige um valor menor.
No entanto, a Lugano não se diferencia exatamente no valor, mas sim no valor gerado aos consumidores. Olha só, me refiro à marca presente no mercado de chocolate brasileiro desde 1976.
Além disso, a proposta da Lugano é viabilizar finesse em chocolates, bem como estrutura que comporta até um café exclusivo. Desse modo, antes de mais nada, você realmente tem um investimento considerável à frente.
Em contrapartida, você poderá trabalhar com o que há de mais refinado no mundo dos chocolates. Naturalmente, não estou desmerecendo as outras franquias que estão em alta no universo chocolateiro.
Todavia, a realidade é que a Cacau Show, por exemplo, está atingindo o limite de expansão comportado pelo mercado brasileiro. Na outra ponta, a Kopenhagen tem essa “pegada” de ser uma marca extremamente cara e, portanto, impacta nas vendas.
Já a Franquia Lugano é reconhecida, mas muita gente ainda não teve a oportunidade de experimentar. Como consequência, a curiosidade pode ser um importante diferencial competitivo para sua loja, compreende?
Informações comerciais complementares sobre investimento
- Capital de implantação: a partir de R$390.000,00.
- Taxa de franquia: R$70.000,00.
- Faturamento médio: segundo a empresa, o faturamento atinge até R$100.000,00 por mês.
- Lucratividade média: entre 15% e 20%.
- Taxa de propaganda: 2% sobre faturamento.
- Royalties chocolateria: 8% sobre faturamento.
- Royalties cafeteria: 8% sobre faturamento.
Quantas franquias tem a Lugano? Como funciona seu plano de expansão?
A expansão da Lugano tomou proporções expressivas e, hoje, conta com mais de 136 lojas entre franquias e licenciadas. Tanto é que sua presença se estende a praticamente todos os estados, sua maior concentração ainda é na Região Sul.
Outras regiões que acumulam franquias são o Sudeste e Centro-oeste, aqui está uma pequena avaliação para seu plano de negócios. “Tudo bem, mas como a franquia enxerga o potencial de expansão? É um processo ordenado e coerente?”.
Essa é uma pergunta fantástica, pois ajuda os franqueados a compreenderem qual direção a empresa toma. Veja bem, muita gente tem falado que a Franquia Cacau Show é furada, justamente pela sua ampliação quase desordenada.
Nesse ponto, a Lugano parece ter um Norte bem definido e o segue a cada novo negócio aberto, veja:
- O objetivo é expandir para cidades com densidades demográficas acima de 50 mil habitantes.
- Além disso, o foco são as cidades turísticas, responsáveis por alargar o faturamento mensal.
- Em cidades grandes, a Franquia de chocolate Lugano viabiliza a instalação de mais de uma unidade por 200 mil habitantes.
Tais estratégias garantem um ecossistema assertivo e voltado ao crescimento dos franqueados. Eu achei importante falar sobre isso porque eu não encontrei ninguém trazendo esta informação à tona, agora você sabe.
Quais modelos a franquia de chocolate de Gramado da Lugano viabiliza?
De todos os materiais de divulgação que eu encontrei, só há menção a um tipo de modelo. Para falar a verdade, são dois tamanhos, um específico para Lojas de Rua e outro para espaços fechados em Shoppings.
Quanto ao valor, ele oscila conforme a metragem escolhida, mas se mantém nos seguintes parâmetros:
Formato de loja com 80m²
- Capital de instalação: R$300.000,00
- Taxa de franquia: R$60.000,00
- Capital de giro: R$50.000,00
- Estoque inicial: R$50.000,00
- Investimento total: R$460.000,00 (como mencionado antes)
Vale dizer que o investimento está sujeito às condições do ponto selecionado, reformas necessárias, dimensões da sala comercial e localização.
BÔNUS: qual o perfil desejado do franqueado Lugano?
A franquia faz questão de ressaltar as principais características desejadas nos seus franqueados. Logo, você precisa ter espírito empreendedor, capacidade de liderança para tomar decisões acertadas e habilidades comerciais.
Nesse cenário, é fundamental demonstrar facilidade de lidar com o público e, sobretudo, capacidade de solucionar adversidades. Outro ponto, você tem que conciliar disponibilidade de tempo e o desejo nato de ter o próprio negócio.
E para fechar com chave de ouro, você deve amar um bom café e saber apreciar um chocolate premium ultra diferenciado. Tem vontade de aprender? Então, dá uma olhada nas vantagens que você encontra com a Lugano!
5 vantagens indiscutíveis da Franquia Lugano para novos franqueados
As vantagens que estou prestes a compartilhar, dizem respeito ao peso da marca num dos mercados mais concorridos atualmente. Mas atenção porque são pontos realmente válidos, ou seja, não pule esta parte da leitura:
- Versatilidade do negócio: a franquia disponibiliza um mix super diversificado de cafés, chocolates e até cervejas artesanais.
- Experiência da Lugano no mercado: lá se vão 47 anos de experiência à frente de um segmento altamente exigente.
- Qualidade superior: seja em Gramado ou qualquer outra parte do país, todos dizem que os chocolates Lugano são excepcionais.
- Parceria sólida: suporte de ponta a ponta para que o franqueado se sinta acolhido e pertencente a todo momento.
- Singularidade: leve as experiências de Gramado para seu cliente, mesmo que você esteja na outra ponta do país.
“Ah, mas você está falando apenas dos prós, e quanto aos pontos negativos?”. Bem, acho que ficou bem claro que uma das maiores desvantagens da franquia é o seu investimento inicial. Afinal, você precisa de quase meio milhão de reais.
Conheça os fatores críticos de sucesso apresentados pela franquia
Por acaso você já presenciou um franqueado “descendo a língua” na franqueadora, apontando o seu fracasso como culpa da marca? Pois então, um ponto bacana da Lugano é que eles deixam explícito os pontos de atenção na apresentação.
Nesse contexto, o franqueado precisa ter isso como pilar operacional e comercial para ganhar fôlego no mercado, são eles:
- Fluxo de pessoas do ponto comercial.
- Participação completa nos treinamentos.
- Atendimento de excelência.
- Gestão aproximada da unidade.
- Dedicação integral à franquia.
- Controle financeiro absoluto.
- Controle de estoque nos mínimos detalhes.
- Amplo conhecimento dos produtos trabalhados.
Seguindo esse “mapa”, você tem tudo para sair na frente da concorrência e conquistar seu espaço.
Vale a pena investir na Franquia Lugano?
Caso você decida investir numa franquia e tenha o investimento pedido pela Franquia Lugano, é uma oportunidade sólida. Porém, costumo dizer que o “buraco é mais embaixo”, pois deve haver um plano de viabilidade de implementação.
Veja bem, não é porque uma marca conquistou o mercado, que todos os demais terão o mesmo caminho. Ainda que você use suas cores, você precisa vestir a camiseta da empresa e anotar os canais de comunicação:
- Site oficial: https://lp.chocolatelugano.com.br/franquias
- Instagram oficial: www.instagram.com/chocolatelugano
- E-mail: [email protected]
- Telefone: (54) 3699-8899
- WhatsApp: (54) 98131-0093
Se for a sua vontade, não deixe de explorar melhor essa oportunidade com a equipe de expansão, boa sorte. Espero muito que você tenha gostado das minhas dicas, compartilhe para ajudar outras pessoas e até a próxima!
1 comentário
elizandra
bom dia, gostaria de saber qual procedimento para uma franquia no interior de São paulo