Nos últimos 11 anos a franquia L’Occitane provou ser um investimento que traz segurança e visibilidade comercial aos empreendedores, ao combinar seus produtos de qualidade à essência do consumidor brasileiro, assim nasceu a L’Occitane au Brésil.
Então, se você quer aproveitar o reconhecimento e a importância da marca no cenário nacional dos cosméticos, acompanhe a leitura. Afinal, este conteúdo tem tudo que você precisa para descobrir se vale a pena abrir uma loja da L’Occitane!
Aproveite uma análise completa da franquia L’Occitane antes de investir
A marca faz parte do Grupo L’Occitane que atua no mercado de cosméticos desde 1976. No Brasil, o grupo lançou a marca L’Occitane au Brésil em 2013 como estratégia para popularizar o acesso aos produtos.
Além disso, o objetivo era oferecer um modelo de franquia mais viável aos empreendedores. Como resultado, a marca exclusiva do Brasil logo ganhou destaque ao explorar a diversidade e a riqueza da flora brasileira.
É importante ressaltar que o investimento na franquia de cosméticos francesa que abordamos hoje, é na marca L’Occitane au Brésil. Isso porque a marca original é a L’Occitane en Provence, mas seu franqueamento é mais restrito no Brasil.
Quanto custa uma franquia da L’Occitane?
Atualmente, o investimento na franquia da L’Occitane Brasil é de R$150 mil no formato inicial. Porém, o custo pode escalar e ultrapassar os R$585 mil na versão da loja completa.
Segundo informações da empresa, há alguns valores e porcentagens que se aplicam a todos os modelos:
- Taxa de franquia: R$25 mil para quiosques e R$35 mil para lojas.
- Retorno do capital: 2 anos em média.
- Lucratividade média: entre 10% e 12%.
- Número de funcionários: cerca de 3 colaboradores por unidade.
- Fundo de marketing: 7% sobre faturamento.
- Valor de estoque inicial: R$55 mil no quiosque e R$85 mil na loja.
Portanto, você tem liberdade para escolher o formato ideal para seu perfil e que caiba no capital disponível. Mas deve levar em consideração os valores e porcentagens fixas que eu mostrei acima.
Quais os formatos de franquia a L’Occitane disponibiliza?
A L’Occitane Brasil se tornou uma tradição em produtos cosméticos e perfumaria de alto padrão. Não à toa, sua rede de franquia desfruta de números positivos que passam mais confiança para quem deseja investir.
Gostaria de destacar o crescimento anual de 37% do canal de franquias. Hoje a rede tem mais de 200 lojas no país, onde cerca de 107 unidades são franquias. Por último, a marca é considerada uma das mais desejáveis e presenteáveis.
À medida que a franquia ganhou espaço no Brasil, ela lançou novos modelos de lojas:
Quiosque Casa Brasileira
A maior tendência no segmento das franquias é a versão de quiosque. Isso porque o quiosque é compacto e traz uma operação mais enxuta e estratégica.
No caso da L’Occitane, o Quiosque Casa Brasileira requer investimento inicial de R$150 mil. Aqui você pode escolher entre os tamanhos de 8m² e 9m², com a opção de incluir um lavabo interno.
Loja Pop
Já o modelo de Loja Pop tem investimento inicial de R$285 mil e metragem que varia de 30m² a 45m². Vale destacar que o modelo proporciona maior flexibilidade de ponto comercial. Ou seja, você pode abrir a loja em centros comerciais, por exemplo.
Loja Casa Brasileira
Agora, se o seu sonho é abrir uma loja L’Occitane em shopping, então a Casa Brasileira é a melhor alternativa. Para isso, você precisa investir a partir de R$385 mil em espaços que vão até 45m². A visibilidade da loja é o que justifica o aumento considerável no investimento, pois sua localização é estratégica.
Loja Flagship
Por fim, a Loja Flagship L’Occitane Brasil é o maior modelo da franquia, com metragem de até 70m². O investimento é a partir de R$585 mil em um espaço personalizável que reúne o que a marca tem de melhor.
O termo flagship indica uma loja focada na experiência do consumidor ao criar um espaço prazeroso e agradável. É importante observar que o investimento total por modelo de loja inclui aspectos como:
- Taxa de franquia
- Instalação
- Projeto arquitetônico
- Sistema operacional
- Estoque inicial
Entenda as vantagens de investir na L’Occitane Brasil
De acordo com a franquia da L’Occitane, a empresa oferece suporte completo pré e pós-inauguração. Na prática, você terá ajuda para escolher o ponto comercial e contará com um conceito arquitetônico da loja em 3D.
Além do mais, há um treinamento inicial com duração de 5 dias que trata questões operacionais e gerenciais. Destaco também os treinamentos para lançamento de novos produtos, garantindo alinhamento e resultados.
Quando se fala em L’Occitane, a força da marca no mercado global de cosméticos é a maior vantagem dos franqueados. Atualmente, a marca tem mais de 3 mil pontos de venda espalhados por cerca de 90 países.
Como se tornar um franqueado da L’Occitane Brasil?
O processo de franqueamento é simples e segue as mesmas diretrizes de outras empresas no segmento. Então, primeiro você precisa acessar a página oficial de apresentação da franquia.
Em seguida, clique em “Faça o seu Cadastro” e preencha o formulário de interesse com dados pessoais e endereço atual. Depois disso é só aguardar o retorno da equipe responsável pela expansão para novos direcionamentos.
Os próximos passos consistem na apresentação comercial da franquia, reuniões de alinhamento e análise da Circular de Oferta da Franquia. Na sequência, há o pagamento das taxas e início das etapas de implantação até a inauguração.
Vale dizer que o envio do formulário não garante concessão à franquia, palavras da empresa, veja os canais de contato:
- Site: https://br.loccitaneaubresil.com/pt-br/franqueados.html
- Telefone: 0800-0171-272
- E-mail: [email protected]
Conheça o perfil ideal que a franquia da L’Occitane procura
Muita gente acredita que ter o capital disponível para investir em uma franquia é suficiente. Entretanto, a verdade é que cada empresa procura um perfil próprio de empreendedor que se alinhe aos ideais da marca.
Com a L’Occitane não é diferente, veja as características do perfil que a franquia procura:
- Empreendedor audacioso e comprometido com o varejo nacional.
- Perfil colaborativo e disposto a abraçar as mudanças e transformações.
- Disponibilidade e dedicação pessoal ao crescimento do negócio.
- Pessoa que siga as diretrizes e políticas da franquia.
- Fundamental ter capital próprio disponível para investimento.
Vale a pena abrir uma franquia L’Occitane au Brésil?
Nos últimos anos, a franquia L’Occitane Brasil passou por grande reformulação operacional. A marca retomou suas forças e impôs um bom ritmo de crescimento, mesmo em meio à concorrência de empresas como Boticário e Natura.
Contudo, afirmar para você que vale a pena investir na L’Occitane pode ser subjetivo. Afinal, é essencial ter alinhamento com o setor e diretrizes da marca. Nesse cenário, faça uma avaliação completa e explore a atuação da franquia no mercado.
Espero que este conteúdo seja útil, se você gostou compartilhe e até a próxima!