Franquia L’Occitane: Vale a pena? Quanto custa?

Publicado por Lidia Massari em 7 de setembro de 2024

Nos últimos 11 anos a franquia L’Occitane provou ser um investimento que traz segurança e visibilidade comercial aos empreendedores, ao combinar seus produtos de qualidade à essência do consumidor brasileiro, assim nasceu a L’Occitane au Brésil.

Então, se você quer aproveitar o reconhecimento e a importância da marca no cenário nacional dos cosméticos, acompanhe a leitura. Afinal, este conteúdo tem tudo que você precisa para descobrir se vale a pena abrir uma loja da L’Occitane!

Aproveite uma análise completa da franquia L’Occitane antes de investir

franquia L’Occitane

A marca faz parte do Grupo L’Occitane que atua no mercado de cosméticos desde 1976. No Brasil, o grupo lançou a marca L’Occitane au Brésil em 2013 como estratégia para popularizar o acesso aos produtos.

Além disso, o objetivo era oferecer um modelo de franquia mais viável aos empreendedores. Como resultado, a marca exclusiva do Brasil logo ganhou destaque ao explorar a diversidade e a riqueza da flora brasileira.

É importante ressaltar que o investimento na franquia de cosméticos francesa que abordamos hoje, é na marca L’Occitane au Brésil. Isso porque a marca original é a L’Occitane en Provence, mas seu franqueamento é mais restrito no Brasil.

Quanto custa uma franquia da L’Occitane?

Atualmente, o investimento na franquia da L’Occitane Brasil é de R$150 mil no formato inicial. Porém, o custo pode escalar e ultrapassar os R$585 mil na versão da loja completa.

Segundo informações da empresa, há alguns valores e porcentagens que se aplicam a todos os modelos:

  1. Taxa de franquia: R$25 mil para quiosques e R$35 mil para lojas.
  2. Retorno do capital: 2 anos em média.
  3. Lucratividade média: entre 10% e 12%.
  4. Número de funcionários: cerca de 3 colaboradores por unidade.
  5. Fundo de marketing: 7% sobre faturamento.
  6. Valor de estoque inicial: R$55 mil no quiosque e R$85 mil na loja.

Portanto, você tem liberdade para escolher o formato ideal para seu perfil e que caiba no capital disponível. Mas deve levar em consideração os valores e porcentagens fixas que eu mostrei acima.

Quais os formatos de franquia a L’Occitane disponibiliza?

A L’Occitane Brasil se tornou uma tradição em produtos cosméticos e perfumaria de alto padrão. Não à toa, sua rede de franquia desfruta de números positivos que passam mais confiança para quem deseja investir.

Gostaria de destacar o crescimento anual de 37% do canal de franquias. Hoje a rede tem mais de 200 lojas no país, onde cerca de 107 unidades são franquias. Por último, a marca é considerada uma das mais desejáveis e presenteáveis.

À medida que a franquia ganhou espaço no Brasil, ela lançou novos modelos de lojas:

Quiosque Casa Brasileira

A maior tendência no segmento das franquias é a versão de quiosque. Isso porque o quiosque é compacto e traz uma operação mais enxuta e estratégica.

No caso da L’Occitane, o Quiosque Casa Brasileira requer investimento inicial de R$150 mil. Aqui você pode escolher entre os tamanhos de 8m² e 9m², com a opção de incluir um lavabo interno.

Loja Pop

Já o modelo de Loja Pop tem investimento inicial de R$285 mil e metragem que varia de 30m² a 45m². Vale destacar que o modelo proporciona maior flexibilidade de ponto comercial. Ou seja, você pode abrir a loja em centros comerciais, por exemplo.

Loja Casa Brasileira

Agora, se o seu sonho é abrir uma loja L’Occitane em shopping, então a Casa Brasileira é a melhor alternativa. Para isso, você precisa investir a partir de R$385 mil em espaços que vão até 45m². A visibilidade da loja é o que justifica o aumento considerável no investimento, pois sua localização é estratégica.

Loja Flagship

Por fim, a Loja Flagship L’Occitane Brasil é o maior modelo da franquia, com metragem de até 70m². O investimento é a partir de R$585 mil em um espaço personalizável que reúne o que a marca tem de melhor.

O termo flagship indica uma loja focada na experiência do consumidor ao criar um espaço prazeroso e agradável. É importante observar que o investimento total por modelo de loja inclui aspectos como:

  • Taxa de franquia
  • Instalação
  • Projeto arquitetônico
  • Sistema operacional
  • Estoque inicial

Entenda as vantagens de investir na L’Occitane Brasil

De acordo com a franquia da L’Occitane, a empresa oferece suporte completo pré e pós-inauguração. Na prática, você terá ajuda para escolher o ponto comercial e contará com um conceito arquitetônico da loja em 3D.

Além do mais, há um treinamento inicial com duração de 5 dias que trata questões operacionais e gerenciais. Destaco também os treinamentos para lançamento de novos produtos, garantindo alinhamento e resultados.

Quando se fala em L’Occitane, a força da marca no mercado global de cosméticos é a maior vantagem dos franqueados. Atualmente, a marca tem mais de 3 mil pontos de venda espalhados por cerca de 90 países.

Como se tornar um franqueado da L’Occitane Brasil?

Como se tornar um franqueado da L’Occitane Brasil

O processo de franqueamento é simples e segue as mesmas diretrizes de outras empresas no segmento. Então, primeiro você precisa acessar a página oficial de apresentação da franquia.

Em seguida, clique em “Faça o seu Cadastro” e preencha o formulário de interesse com dados pessoais e endereço atual. Depois disso é só aguardar o retorno da equipe responsável pela expansão para novos direcionamentos.

Os próximos passos consistem na apresentação comercial da franquia, reuniões de alinhamento e análise da Circular de Oferta da Franquia. Na sequência, há o pagamento das taxas e início das etapas de implantação até a inauguração.

Vale dizer que o envio do formulário não garante concessão à franquia, palavras da empresa, veja os canais de contato:

  1. Site: https://br.loccitaneaubresil.com/pt-br/franqueados.html
  2. Telefone: 0800-0171-272
  3. E-mail: [email protected]

Conheça o perfil ideal que a franquia da L’Occitane procura

Muita gente acredita que ter o capital disponível para investir em uma franquia é suficiente. Entretanto, a verdade é que cada empresa procura um perfil próprio de empreendedor que se alinhe aos ideais da marca.

Com a L’Occitane não é diferente, veja as características do perfil que a franquia procura:

  • Empreendedor audacioso e comprometido com o varejo nacional.
  • Perfil colaborativo e disposto a abraçar as mudanças e transformações.
  • Disponibilidade e dedicação pessoal ao crescimento do negócio.
  • Pessoa que siga as diretrizes e políticas da franquia.
  • Fundamental ter capital próprio disponível para investimento.

Vale a pena abrir uma franquia L’Occitane au Brésil?

Nos últimos anos, a franquia L’Occitane Brasil passou por grande reformulação operacional. A marca retomou suas forças e impôs um bom ritmo de crescimento, mesmo em meio à concorrência de empresas como Boticário e Natura.

Contudo, afirmar para você que vale a pena investir na L’Occitane pode ser subjetivo. Afinal, é essencial ter alinhamento com o setor e diretrizes da marca. Nesse cenário, faça uma avaliação completa e explore a atuação da franquia no mercado.

Espero que este conteúdo seja útil, se você gostou compartilhe e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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