Franquia de produtos de limpeza: Quais existem? Quanto custa?

Publicado por Lidia Massari em 22 de setembro de 2024

A expectativa é de que o setor brasileiro de higiene e limpeza cresça de forma constante nos próximos anos, então, investir em uma franquia de produtos de limpeza pode ser uma boa alternativa para fazer parte de um mercado consolidado.

Mas se você não sabe por onde começar, não se preocupe, eu separei franquias que se destacam pela proposta e pelas vantagens. Sendo assim, confira a leitura que ajuda você a investir com segurança!

6 boas alternativas de franquia de produtos de limpeza para empreender

franquia de produtos de limpeza

De acordo com estimativas recentes da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), o setor de limpeza e higiene deve crescer cerca de 3% em 2024.

E isso é motivo suficiente para apoiar a decisão de investir em uma franquia no segmento. Hoje eu selecionei empresas que têm os produtos de limpeza no centro do negócio, mas também opções especializadas em serviços, como limpeza de estofados.

1. Bioclean

A franquia da Bioclean tem mais de uma década de experiência no mercado de limpeza. Com isso a empresa estruturou um sistema de franquia em formato de loja de produtos de limpeza diretamente da fábrica.

Nesse caso o franqueado pode trabalhar com produtos que atendem todas as necessidades do cliente. Afinal, são mais de 500 produtos para lavanderia, desinfecção, cozinha, piso, pessoal, piscina e pet, todos certificados pela ANVISA.

  1. Investimento inicial: a partir de R$99 mil com estoque cheio.
  2. Faturamento médio mensal: entre R$50 e R$150 mil.
  3. Retorno do investimento: média de 16 meses.

2. Franquia de produtos de limpeza Maria Brasileira

A Maria Brasileira foi fundada em 2013, e hoje é considerada a maior franquia de limpeza e cuidados do Brasil e da América Latina. Para isso, a rede soma mais de 490 unidades, presença em 440 cidades e em todos os estados do país.

Todo mês a franquia realiza mais de 60 mil atendimentos e 37 mil vendas, através dos modelos de loja física e formato home office. Quanto ao investimento, varia de R$46.500,00 até R$75.400,00 conforme a densidade populacional da cidade.

3. Franquia de produtos de limpeza Ecoville Brasil

A Ecoville Brasil surgiu em 2007 como uma fornecedora de produtos e equipamentos, além de soluções exclusivas de limpeza. Como franquia, a Ecoville atua desde 2016 e hoje oferece aos franqueado os seguintes diferenciais competitivos:

  • Rede com mais de 457 unidades em todo o país.
  • Mix com mais de 250 produtos.
  • Lucratividade de até 30%.
  • Linha doméstica e profissional.
  • Faturamento médio anual de até R$3 milhões.
  • Pioneirismo em produtos de limpeza.

Com investimentos a partir de R$120 mil e retorno de 18 meses, a proposta da Ecoville é formar franqueados que atuam como especialistas no ramo.

4. Doutor Sofá

Ainda no segmento de limpeza, mas com foco nos serviços especializados, é hora de falar da franquia Doutor Sofá. Atualmente, a Doutor Sofá é considerada a maior empresa de higienização de estofados do mundo, com atuação em países como EUA, Portugal, Espanha, Reino Unido e Argentina.

Nesse contexto, você pode investir no modelo home office com baixo custo e ter acesso a produtos de marca própria. Em seu portfólio de serviços, a franquia realiza a limpeza e impermeabilização de estofados, além da limpeza de colchões.

  1. Investimento inicial: a partir de R$35 mil (incluso o estoque inicial, equipamentos e maquinário).
  2. Faturamento médio mensal: até R$30 mil.
  3. Retorno do investimento: cerca de 6 meses.

5. Mary Help Diarista e Mensalistas

O que você acha da possibilidade de escolher o mix de serviços de limpeza que pretende oferecer em sua franquia? É o que a franquia Mary Help propõe, ou seja, a oportunidade de agenciar diaristas e outros profissionais especializados em limpeza.

Hoje a franquia conta com 160 unidades e mais 6.200 profissionais em atuação, tudo com a promessa de baixo investimento.

  1. Investimento modelo loja: a partir de R$40 mil que inclui taxa de franquia e custos operacionais de abertura.
  2. Investimento modelo home based: a partir de R$35 mil para cidades com até 70 mil habitantes.
  3. Faturamento médio mensal: até R$200 mil.
  4. Retorno do capital: entre 12 e 14 meses.

6. Franquia Mr. Sofá

Franquia Mr. Sofá

Se você considerar que o segmento de limpeza está em constante crescimento, então as franquias de produtos de limpeza precisam acompanhar as tendências. É isso que a franquia Mr. Sofá fez em 2013, ao desenvolver serviços de higienização e impermeabilização de sofás.

Através de produtos de limpeza próprios e equipamentos exclusivos, a Mr. Sofá trabalha com o modelo de “limpeza delivery”. Dessa forma, não é necessário ter ponto físico ou fazer altos investimentos, veja mais detalhes:

  1. Investimento inicial: a partir de R$27.900,00.
  2. Faturamento médio mensal: cerca de R$27.000,00.
  3. Lucratividade média mensal: lucro líquido a partir de R$12.000,00.
  4. Rentabilidade média: 50% do faturamento bruto.
  5. Retorno do capital: em 5 meses.

Vale a pena investir em uma franquia de produtos de limpeza?

Quando você combina experiência no segmento, está suscetível a aprender e quer fazer o negócio dar certo, qualquer tipo de franquia se torna o passaporte para um futuro estável.

E isso não é diferente com a franquia de produtos de limpeza. Ainda mais quando o segmento está aquecido e funciona a partir de produtos de primeira necessidade.

Nesse momento, tire um tempinho e analise as opções de franquia barata de produtos de limpeza para alinhar suas expectativas. Compartilhe o conteúdo e até mais!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário