Franquia de conveniência: 6 Boas opções para abrir

Publicado por Lidia Massari em 17 de agosto de 2024

Se você tem esperança de encontrar uma franquia de conveniência vantajosa, mas ainda considera o antigo formato de negócio em posto de gasolina, saiba que o mercado de conveniência evoluiu, e hoje, acumula mais de 15 mil lojas de proximidade.

Também conhecido como varejo de proximidade, a conveniência é o pilar de um segmento em pleno desenvolvimento. E as franquias são o formato ideal para combinar operação enxuta, assertiva e, mais importante, lucrativa. Acompanhe a leitura!

Descubra 6 opções vantajosas de franquia de conveniência

franquia de conveniência

No Brasil, o mercado de lojas de conveniência surgiu em 1986, mas sua relevância nunca foi tão grande quanto hoje. A necessidade de agilidade e praticidade no consumo alavancaram o segmento, e as franquias surfam a onda do momento.

Para isso, se remodelaram e migraram da tradicional loja de posto de combustível, para formatos inovadores, tecnológicos e de operação estratégica. Muitas vezes, são franquias que funcionam sozinhas, mas que acertam em cheio o consumidor.

1. Franquia AmPm

Falar na franquia AmPm é o mesmo que entrar no universo da maior rede de lojas de conveniência do Brasil. Hoje, são mais de 1.800 lojas, presença nacional, 4 grandes centros de distribuição e muito espaço para expandir.

Mais recentemente, a AmPm lançou um formato de franquia de loja de rua, justamente para fugir do estereótipo do segmento. Com isso em mente, a marca oferece três modelos com investimentos iniciais de R$300 mil:

  1. AmPm Básica (60m²): unidade com foco em sanduíches, salgados, cafés e doces.
  2. AmPm Compacta (100m²): neste modelo você encontra a padaria da rede, com sanduíches, doces, salgados e café. Mas o diferencial é a Beer Cave, câmara refrigerada onde o cliente entra e escolhe seu produto.
  3. Loja AmPm completa (150m²): além da padaria e beer cave, a loja completa traz ainda a mercearia, para formar assim o conceito ideal de conveniência.

2. BR Mania

A franquia BR Mania é uma marca do Grupo Vibra, que é líder no mercado de distribuição de combustíveis e lubrificantes. A empresa estima que a rede BR Mania de lojas de conveniência atende mais de 105 milhões de clientes anualmente.

E antes que me pergunte, você não precisa ter um posto de gasolina para investir em um BR Mania. Como forma de criar um incentivo contínuo para fortalecer sua rede de franquias, a empresa oferece 4 grandes benefícios:

  • Mais de 10 promoções mensais durante o ano inteiro e calendário promocional exclusivo.
  • Mensalmente, há promoções exclusivas das principais categorias (Big 5).
  • Rádio BR Mania, Menu Board e sinalização na loja com material gráfico.
  • Premmia (Programa de fidelidade dos postos Petrobras).

Quer contar com logística eficiente, mais de 150 produtos de marca própria e parceria com as maiores indústrias alimentícias? Nesse caso, o investimento inicial é de R$200 mil e você obtém mais informações neste link.

3. Market4u

Market4u

Aqui nós já começamos a fugir do conceito de loja de conveniência exclusiva de posto de combustível. Para tanto, apresento a franquia Market4u, que é a líder no segmento de minimercados de conveniência.

Nesse contexto, a rede da Market4u possui mais de 2.100 lojas, o que a torna a maior microfranquia do Brasil. O que acha de levar sua franquia até o cliente e, assim, maximizar seu faturamento? Então, saiba que o investimento é a partir de R$80 mil.

Um dado importante: a Market4u tem cerca de 200 unidades próprias, o que indica que ela investe em si mesma. Para saber mais detalhes sobre modelos comerciais, metragem da loja e retorno, fale diretamente com a equipe de expansão!

4. Minha Quitandinha

A prova viva de que é possível investir em franquia de conveniência e atuar em diferentes pontos comerciais, é a franquia Minha Quitandinha. Somente em 2023, o grupo registrou mais de 200 unidades e um faturamento de R$18 milhões.

Caso não conheça, a proposta comercial da Minha Quitandinha surgiu em meio à pandemia. Como ninguém podia mais ir fisicamente ao supermercado, a franquia veio como um “botes salva-vidas” para oferecer conveniência, segurança e praticidade.

Para isso, criaram minimercados autônomos, tecnológicos e enxutos, que podiam ser instalados, por exemplo, em condomínios e comércios em geral. A perspectiva é dobrar seu tamanho ainda esse ano, acesse e entenda melhor!

5. Franquia de Conveniência ALE

Agora, antes de mais nada, esta franquia de loja de conveniência é exclusiva para quem atua com posto de combustível. Com isso em mente, a Conveniência ALE pertence ao Grupo ALE Distribuidora, que hoje é a quarta maior do país.

Você encontra 2 modelos, que são A Esquina ALE e o Entreposto ALE, este último, opera sob licenciamento da marca. Falando do modelo A Esquina, é uma loja que nasceu para romper conceitos e desafiar o lugar-comum.

É uma verdadeira experiência gastronômica que agrega mais valor, sem incrementar o custo final de venda. Além disso, é um modelo que oferece padaria, café e self, ou seja, uma oferta completa, para conhecer o investimento, acesse este link!

6. Franquia Maria Gasolina Express

Franquia Maria Gasolina Express

Outro nome que insiste em aparecer quando se fala em loja de conveniência franqueada, é a Maria Gasolina Express. Não à toa, muita gente tem dúvida se é melhor investir na Market4u ou na Maria Gasolina Express.

Independentemente disso, a verdade é que a franquia tem uma proposta interessante, especialmente se você levar em conta o público que busca a experiência gourmet.

Acontece que a empresa é a primeira rede de franquia de minimercados gourmet do Brasil. Por conseguinte, ela viabiliza franquia de container, ideal para condomínios, e a loja completa, perfeita para empresas e comércios maiores.

  • Pão fresquinho 2 vezes por dia.
  • Sem funcionários.
  • Máquina de bebidas Nestlé.
  • Chope disponível na hora.
  • Área de conveniência.
  • Projeto arquitetônico exclusivo.
  • Wi-Fi disponível para os clientes.
  • Massas e molhos artesanais prontos.

Chegamos ao fim da lista com as melhores opções de franquia de conveniência, mas você acaba de dar o primeiro passo para um futuro no empreendedorismo.

Portanto, estude os projetos das franquias, analise seus resultados e faça uma busca por conta. Afinal, tirar suas próprias conclusões é determinante para chegar ao negócio ideal para você. Compartilhe o conteúdo se você gostou e até a próxima!

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Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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