Quando você conhece alguns exemplos de razão social e nome fantasia, principalmente de empresas famosas, consegue entender o que cada uma dessas coisas significam e ainda pode criar elas de uma forma mais acertada.
Tem muita gente por aí que acha que essas duas coisas são iguais, mas não são! Enquanto uma delas é como o nome formal, a outra é o apelido ou o jeito como pretende que o seu negócio seja conhecido no mercado.
Eu sei que de cara parece chato e tudo mais, mas é muito mais fácil e simples do que parece. Se você quer empreender, precisa dominar esse tipo de assunto, viu?
Então, aproveita que eu vou te ajudar, confere o meu conteúdo e comece a se planejar por aí.
Conheça agora 13 exemplos de razão social e nome fantasia
Para que fique mais fácil você entender a diferença entre razão social e nome fantasia, primeiro eu vou te apresentar uma lista com 13 empresas conhecidas por todos os brasileiros.
Abaixo você vai encontrar tanto o nome fantasia delas, como a razão social.
Observe bem:
- Nome Fantasia: Coca-Cola
- Razão Social: Coca Cola Indústrias Ltda
- Nome Fantasia: Starbucks
- Razão Social: Starbucks Comércio de Cafés Ltda
- Nome Fantasia: SBT
- Razão Social: TVSBT Canal 4 de São Paulo S/A
- Nome Fantasia: Google
- Razão Social: Google Brasil Internet Ltda
- Nome Fantasia: Apple
- Razão Social: Apple Computer Brasil Ltda
- Nome Fantasia: Pão de Açúcar
- Razão Social: Companhia Brasileira de Distribuição
- Nome Fantasia: Bradesco
- Razão Social: Banco Bradesco BBI S.A
- Nome fantasia: Livraria Cultura
- Razão Social: Livraria Cultura S/A
- Nome Fantasia: Latam Airlines
- Razão Social: TAM Linhas Aéreas S/A
- Nome Fantasia: FIAT
- Razão Social: FCA Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda
- Nome Fantasia: Outback
- Razão Social: Outback Steakhouse Restaurantes Brasil S.A
- Nome Fantasia: Globo
- Razão Social: Globo Comunicação e Participações S/A
- Nome Fantasia: Petrobras
- Razão Social: Petróleo Brasileiro S.A
O que é razão social?
A razão social de uma empresa é a sua identificação formal. É a nomenclatura de registro que vai estar presente nos cartórios e em órgãos governamentais. Quando você fizer algum contrato ou tiver qualquer outro documento legal, é esse o nome que vai aparecer.
É o nome da pessoa jurídica e deve ser exclusivo, ninguém pode ter um igual. Por isso, é muito importante ir registrar sua ideia com antecedência caso ela esteja disponível.
Existem 3 informações que você deve colocar no nome razão social da sua empresa:
- Identificação do negócio (nome);
- Atividade principal;
- Natureza Jurídica.
Por exemplo, digamos que exista uma empresa de comunicação chamada Montanha. A razão social dela pode ser algo como Montanha Comunicações Ltda. Entendeu?
Procure uma contabilidade
Se você ainda não tem uma empresa e não faz ideia do tipo de natureza jurídica que o seu projeto terá, é importante contratar um escritório de contabilidade para te ajudar.
Eles vão auxiliar você durante todo o processo de abertura legal do empreendimento e ainda vão sinalizar o caminho que a empresa vai seguir.
Olha as opções abaixo:
Microempreendedor Individual (MEI)
Nesse caso, a razão social do seu negócio vai ser o seu nome todo, já que essa é uma natureza jurídica criada para os autônomos. A boa notícia é que dá para escolher um bom nome fantasia para o seu MEI.
Ah, caso você não saiba, o Microempreendedor só pode faturar até R$81 mil por ano.
Empresário ou Empresa Individual (EI)
O Empresário Individual é uma evolução do MEI, já que nesse caso o limite de faturamento é de R$4,8 milhões.
Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)
É preciso que o capital social seja de cem salários mínimos (referente ao valor vigente). Aqui não existe limite de faturamento anual.
Sociedade Limitada (LTDA)
Muitas empresas são dessa natureza e todas precisam ter o Ltda na razão social. É uma empresa composta por sócios que têm o capital pessoal separado do jurídico.
Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)
Ela é uma natureza jurídica nova. Foi criada em 2019 para facilitar a abertura de negócios. Não é exigido capital social mínimo, nem presença de sócio. O patrimônio do empresário também é separado do da empresa.
Sociedade Anônima (S/A)
É uma sociedade composta por vários acionistas.
E o que é nome fantasia?
Tem gente que acha que nome fantasia é razão social, mas não é! Enquanto que o nome empresarial é a identificação formal da empresa e precisa conter aqueles 3 itens que eu mencionei; o nome fantasia é como você gostaria que o seu negócio fosse conhecido, sabe?
Vamos pensar que é o apelido dele. Por exemplo, meu nome é Jéssica Trabuco, mas minha tia me chama de Kinha. O “Jéssica Trabuco” seria a razão social e o “Kinha” o nome fantasia, entende?
Esse é o nome comercial do seu negócio, aquele que as pessoas vão conhecer e o que será utilizado para publicidade. É o nome fantasia que vai a identidade do seu empreendimento para o mercado e para o seu público.
Por isso ele precisa ser fácil de falar e escrever, não deve ser longo e pode passar algum atributo ou característica do que você faz. Só tenha cuidado para não usar o nome de algo que está muito em evidência hoje, como uma gíria ou coisa da internet, porque essas coisas passam e no futuro isso pode te prejudicar.
Ah, lembrando que em algumas situações as pessoas utilizam o próprio nome, sobrenome ou apelido na marca, como a Magazine Luíza. Essa é uma estratégia que tem muito potencial porque aproxima o cliente da marca. Pense nisso!
Comece a criar
Depois de tantos exemplos de razão social e nome fantasia, eu espero que fique mais fácil criar a identidade do seu negócio por aí, viu?
Obrigada pela sua companhia e até o próximo texto!
Um grande abraço!
1 comentário
Eugenio Maia Santana
Olá, parabéns pelo seu trabalho, me ajudou bastante!