O primeiro comércio reconhecido como supermercado no Brasil foi o Supermercado Sirva-se, aberto na cidade de São Paulo. Ele veio 23 anos após surgir o primeiro supermercado oficial no mundo, em 1930 nos Estados Unidos, o King Kullen.
Assim como nos EUA e na Europa, o supermercado foi apenas a evolução do modelo que até então tomava conta das cidades, que eram as pequenas mercearias.
Acompanhe e saiba tudo sobre qual foi o primeiro supermercado no Brasil e seu impacto no mercado!
Sabia que esse foi o primeiro supermercado do Brasil? Veja em que ano foi criado o primeiro supermercado!
Bem antes do surgimento do Supermercado Sirva-se, o Brasil era conhecido pelos armazéns tipo secos e molhados. Esses comércios costumavam vender desde grãos a granel e in natura, até azeites e óleos, mas tudo de forma rústica.
O pilar desse negócio era seu empreendedor, que atendia cada um dos pedidos individualmente e trazia satisfação aos consumidores. Alguns milhares de quilômetros de distância, este mesmo tipo de armazém já contava com uma estrutura distinta.
Em 1930, Michael J. Cullen fundou o primeiro supermercado reconhecido no mundo, o King Kullen, que existe até hoje como uma das grandes redes americanas. A ideia por trás do comércio?
Bem, oferecer uma ampla gama de produtos que atendessem necessidades distintas, desde itens de higiene a produtos alimentícios. Inclusive, aqui o cliente viria a ter a famosa liberdade para escolher os itens que precisava.
Como era de se esperar, o King Kullen teve uma ótima receptividade pelos clientes e logo se expandiu.
E por que estou falando de um negócio americano? Simplesmente porque foi através do nascimento do conceito do King Kullen que os armazéns de outros países evoluíram. Primeiro, a Europa adotou o modelo comercial, depois, o Brasil.
Um pouco da história por trás do Supermercado Sirva-se
Antigamente, os armazéns de secos e molhados tinham presença certa em regiões com populações maiores, a exemplo de São Paulo. Por meio desses comércios, as pessoas compravam itens básicos e pequenos utensílios domésticos e para a lavoura.
Tudo funcionava muito bem. Porém, o crescimento populacional culminou com a fama dos supermercados que facilitavam a vida das pessoas em outros países. Foi então que em 1953 surgia o Sirva-se, o primeiro supermercado no Brasil.
Seu nome foi escolhido a dedo, pois representava perfeitamente o objetivo do negócio. Ou seja, proporcionar facilidade, variedade e praticidade, onde os clientes passaram a escolher os produtos em corredores amplos e prateleiras completas.
Por sua vez, o brasileiro, que já conhecia muito bem os armazéns, passou a desfrutar de vantagens inéditas que já duram mais de 70 anos, como:
- Proposta de alto valor com base na oferta abundante de produtos.
- Conveniência para o dia a dia.
- Infraestrutura que traz eficiência operacional.
- Maior controle na aquisição de itens que atendem dores específicas.
A história do Sirva-se como rede independente durou cerca de 12 anos. Afinal, em 1965, o Pão de Açúcar comprou as 2 lojas Sirva-se e as incorporou ao portfólio de supermercados que começara a expandir.
Não à toa, o próprio Pão de Açúcar, que surgiu como uma tímida doceria no centro de São Paulo, se tornaria uma das maiores redes de supermercados do Brasil.
Tudo isso só prova como o Sirva-se realmente moldou os primeiros passos dos supermercados no Brasil.
Qual é o nome do fundador do supermercado Sirva-se?
O primeiro supermercado brasileiro foi fundado por Mário Wallace Simonsen, que poucos recordam hoje. Apesar disso, Mário Wallace Simonsen foi um dos mais relevantes e poderosos empresários brasileiros, bem como controverso.
Até hoje muitos especialistas dizem que o fundador do Sirva-se tinha uma visão de negócio à frente da sua época. Não por menos, Mário Wallace era dono de mais de 30 empresas, distribuídas em distintos setores do mercado.
E assim como a maioria dos empresários bem-sucedidos, Mário Wallace criou muitas inimizades, algumas igualmente poderosas a ele.
Por fim, a venda do Supermercado Sirva-se ao Pão de Açúcar, foi resultado dos problemas que a Ditadura Militar de 1964 causou a Mário Wallace Simonsen.
Vale ressaltar, é inegável que sua contribuição ao desenvolvimento comercial do Brasil é notável. Mesmo porque, ele simplesmente fundou o pilar do segmento supermercadista como o conhecemos atualmente, concorda?
Qual a importância do Supermercado Sirva-se para o setor supermercadista?
A própria existência do Supermercado Sirva-se já é um ponto de mudança na história do setor supermercadista brasileiro. Na verdade, seu surgimento marca o momento em que o comércio se transformaria definitivamente no país.
Por conseguinte, outras tantas empresas que atuavam às margens do modelo inovador de supermercado, puderam se basear na evolução própria.
A partir daí, o desenvolvimento atingiu até mesmo as associações, como a Associação Paulista de Supermercados (APAS).
Então, sete décadas mais tarde, hoje você pode usufruir dos serviços e produtos das maiores redes de supermercado do Brasil.
Pode falar, conhecer o primeiro supermercado do Brasil é um fato curioso que poucas pessoas sabem. Contudo, todas as estratégias que encontramos hoje, são frutos de um negócio inovador que veio para mudar a forma como consumimos diariamente.
Espero muito que tenha gostado das curiosidades, compartilhe com mais pessoas e até a próxima!