Sempre que você disser que já viu tudo, lembre-se das empresas que vendem ar puro, como a Vitality Air e a Aethaer, que criaram um processo de engarrafamento de ar com alto grau de pureza e encontraram consumidores adeptos de seus produtos.
Caso você não acredite nessa história, que mais parece uma pegadinha, recomendo conferir o conteúdo a seguir. Afinal, mostrarei a você o que está por trás dessa tendência que tem feito o maior sucesso em diversas partes do mundo, confira!
Índice de conteúdo:
- Será que existem empresas que vendem ar puro;
- Por que a venda de ar puro é um negócio tão lucrativo;
- Como as empresas utilizam do apelo comercial para vender ar puro;
- O ar enlatado soluciona o problema;
- Quais empresas vendem ar engarrafado atualmente;
- As empresas que vendem ar puro de olho em um futuro próximo.
Será que existem empresas que vendem ar puro?
Sim, por mais que pareça conversa fiada, atualmente algumas empresas realmente estão comercializando ar puro engarrafado. E posso falar? Elas estão ganhando uma boa grana com esse produto inusitado que é acessível a todos de graça.
Hoje você encontra garrafinhas com o ar mais puro das regiões costeiras do Reino Unido. Mas se preferir, dá para respirar também um pouco da pureza do ar encontrado nas rochosas montanhas do Canadá.
Você é mais exigente e quer experimentar o ar puro do Japão? Sem problemas, empresas japonesas engarrafam o ar do famoso Monte Fuji, que fica na Ilha de Honshu e próximo à costa do Oceano Pacífico.
Só para contextualizar essa história, em 2021, uma simples garrafa de ar puro da região campestre de Yorkshire, na Inglaterra, custava cerca de US$105 dólares. Em conversão direta hoje, cada recipiente com quase 600ml custava R$630 reais.
Por que a venda de ar puro é um negócio tão lucrativo?
Motivos reais que justificam a comercialização de ar puro
- Poluição severa do ar em regiões como China e Índia.
- Questões de saúde como problemas respiratórios.
- Conveniência que proporciona alívio temporário.
Nesse exato momento, acredito que você está se perguntando: “mas o que leva alguém a comprar ar puro, sendo que o temos de graça?”. Talvez isso não faça sentido para você que mora numa região livre de poluição direta, concorda?
Alguém que mora numa região de montanha ou numa pequena cidade com pouca atividade industrial, logicamente não enxerga valor no produto.
Mas e alguém que mora, por exemplo, na Índia ou na China, começa a ter lógica para você? Para estabelecer uma base justa de comparação, veja:
Índice de Qualidade do Ar (AQI)
- Nível ideal: até 50 é considerado um nível seguro de poluição.
- Nível moderado: entre 51 e 100 é um cenário aceitável/moderado.
- Nível ruim: de 101 até 150 é preocupante e afeta pessoas sensíveis.
- Nível muito ruim: acima de 200, a poluição é extremamente prejudicial.
Enquanto escrevo este conteúdo, o nível de poluição na capital da Índia, Nova Delhi, supera a marca de 260. Ou seja, é um nível de poluição extrema.
Isso também vale para a China, que tem algumas das cidades mais poluídas do mundo, como Hotan, com níveis acima de 110.
Nesse cenário, dá para entender porque algumas pessoas estão dispostas a pagar um alto preço por um produto, mesmo que ele ofereça só alívio momentâneo. É por isso que as empresas não costumam vender seus produtos em território nacional.
Como as empresas utilizam do apelo comercial para vender ar puro
Antes de mais nada, as empresas que vendem ar puro têm equipes competentes de marketing que transformam algo impensável, em produtos com grande apelo comercial.
Por meio de estratégias assertivas e direcionadas ao público certo, fica muito mais fácil recorrer a argumentos que induzem a compra, como: marketing voltado à saúde, produto exclusivo de luxo e sustentabilidade.
Aliás, algumas empresas criam conteúdos promocionais que mostram como funciona o processo de obtenção e engarrafamento daquele que seria o ar mais puro que a pessoa poderia ter acesso. Como resultado, alto lucro e demanda crescente.
O ar enlatado soluciona o problema?
Há duas maneiras de analisar essa questão, a primeira é olhar através da ótica de quem mora numa região poluída e compra o produto. Nesse contexto, uma simples inspiração de ar puro pode ser um alívio tremendo, mesmo que rápido.
Considerando que uma simples garrafa de ar puro rende cerca de 160 a 180 inspirações, você pode calcular como é um produto precioso para o público certo.
A outra forma de avaliar, é levar em conta a quantidade de ar que uma pessoa inspira por dia normalmente. Acredite se quiser, mas uma pessoa inspira cerca de 11 mil litros de ar por dia.
Então, quando você pega uma garrafinha de apenas 500ml de ar puro, pode parecer sem sentido. Mas o segredo da venda está no conforto e alívio instantâneo de um problema que tende a piorar com o passar dos anos.
Quais empresas vendem ar engarrafado atualmente?
Se você pesquisar empresas que vendem ar puro engarrafado, os resultados apontarão para dois nomes consolidados: Vitality Air e Aethaer.
A Vitality Air é uma empresa canadense e oferece uma ampla linha de garrafinhas de ar puro. Tem até mesmo produtos saborizados e outros que acompanham uma máscara de inalação.
Vale ressaltar que recentemente a empresa mudou o conceito de ar para oxigênio, talvez para otimizar sua estratégia comercial.
Já a Aethaer é uma empresa britânica e sua linha de produtos traz o diferencial do engarrafamento manual. Assim, os produtos não passam por processos mecanizados, garantindo ainda mais a pureza do ar.
Contudo, a popularização na venda de ar puro levou muitas outras companhias a entrarem no segmento. Alguns exemplos envolvem empresas italianas e islandesas, o que faz muito sentido, já que possuem algumas das áreas menos poluídas.
As empresas que vendem ar puro de olho em um futuro próximo
Sempre que algum produto instigar dúvidas, lembre-se do seguinte ditado: “se tem quem vende, é porque tem quem compra”. Essa é a máxima do mercado e funciona basicamente para tudo.
Agora falando sério, as empresas que vendem ar puro podem até parecer que estão explorando algo inexplorável. Afinal, vender um “produto” que todo ser humano tem acesso de graça é quase uma piada. Mas e se você olhar para o futuro?
Por mais que existam ações de sustentabilidade e preservação ambiental, todos sabemos que é um desafio e tanto reduzir os níveis de poluição.
Então, pode ser que em alguns anos o ar puro de garrafa seja tão comum quanto qualquer outro produto. Se você achou o conteúdo curioso, compartilhe, até a próxima!