Como vender frango abatido? Precisa de licença?

Publicado por Lidia Massari em 5 de janeiro de 2025

A venda de frango de corte é uma atividade muito comum no Brasil, mas nem todos sabem como vender frango abatido legalmente, pois é obrigatório obter licenças específicas e manter um controle de qualidade impecável.

Pensando nisso, criei este conteúdo onde mostro a você como ganhar dinheiro com frango de corte. São dicas simples, mas garanto que você terá muito mais segurança para montar uma venda lucrativa e dentro do que a lei exige, confira!

Índice de conteúdo

  1. Aprenda agora como vender frango abatido
    1. Quais as exigências legais para vender frango abatido
    2. Plano comercial e melhor localização para o abatedouro
    3. Invista em equipamentos e estruturas adequadas
    4. A importância do controle de qualidade e segurança
    5. Capriche na oferta e alie ao marketing
  2. Entendeu como vender frango abatido? Esperando o quê para começar

Aprenda agora como vender frango abatido

como vender frango abatido

Nem só de frango assado vive o comércio brasileiro, pois a venda de frango de corte está crescendo a cada ano. Só para você entender, a produção de carne de frango apresentou crescimento recorde, indicando tendência de estabilidade.

E aqui não falo apenas dos grandes produtores de frango, pois os pequenos criadores entram na conta. Se você quer fazer parte deste mercado, chegou o momento de descobrir como vender frango abatido do jeito certo, basta acompanhar!

1. Quais as exigências legais para vender frango abatido?

As pessoas costumam se desapontar com o negócio quando enfrentam problemas com a fiscalização, e apenas reclamam. Porém, deixam de considerar que é um comércio de carne, ou seja, envolve riscos à saúde dos consumidores.

Então, é fundamental legalizar seu negócio e obter as licenças obrigatórias, seja num abatedouro de pequeno, médio ou grande porte. Nesse momento, você deve se atentar ao que o seu estado pede, pois a documentação muda de região para região.

Licenças e alvarás que você poderá precisar

  • Registro na Junta Comercial estadual.
  • Alvará de funcionamento pela prefeitura.
  • Alvará de autorização pelo Corpo de Bombeiros.
  • Autorização pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) e Estadual (SIE).
  • Cumprimento das diretrizes sanitárias e ambientais MAPA e Anvisa.
  • Cumprimento e conformidade às exigências legais do município.

Caso você não tenha conhecimento sobre nada disso, você pode solicitar os serviços de um contador que vai ajudar você durante o processo de registro e cumprimento legal.

2. Plano comercial e melhor localização para o abatedouro

Na maioria dos casos, as pessoas montam o abatedouro no próprio quintal de casa, isso é comum no Brasil. Mas quem quer atuar a nível comercial competitivo, precisa se esforçar muito mais e entender que a localização é determinante.

A melhor forma de fazer isso é por meio de um plano comercial completinho, onde você levanta informações sobre a demanda da região, o perfil de consumidor, operação da concorrência e a melhor estrutura para criação e abate.

Características ideais para montar a estrutura comercial

  • Localização estrategicamente comercial (densidade demográfica, concorrência e demanda).
  • Local de fácil acesso que oferece boa infraestrutura logística.
  • Preze pela proximidade com fontes de água mineral de qualidade.
  • Opte por um terreno plano com boa drenagem.
  • Leve em conta o odor do abatedouro e a distância de centros populosos.

3. Invista em equipamentos e estruturas adequadas

O investimento nos equipamentos depende bastante da estrutura inicial e da quantidade de frango abatido. Percebe como o plano comercial é fundamental para orientar os primeiros passos?

Em geral, você precisará de máquina de abate, corte e embalagem, que ofereça praticidade e segurança. Se você pensa em vender frango abatido congelado, então é obrigatório investir numa instalação de resfriamento e armazenamento.

Outro ponto crucial é ter um sistema de água potável para assegurar a limpeza e a qualidade do alimento durante as etapas de processamento. Falando em estrutura, separe as áreas de abate e de processamento, não pode haver contaminação cruzada.

Por fim, você terá que pensar no sistema de esgoto e, sobretudo, no processo de descarte de resíduos. Essa é uma demanda sensível, pois além de impactar o meio ambiente, pode ocasionar multas e até interdição.

4. A importância do controle de qualidade e segurança

controle de qualidade e segurança

O controle de qualidade no processamento de aves não serve apenas para impactar na experiência do consumidor. Pelo contrário, representa um conjunto de práticas e processos que garantem alimentos 100% próprios para consumo.

Além do mais, a carne de frango é uma das que mais exigem cuidados de manuseio, principalmente quanto ao armazenamento. Se você realmente quer vender frango abatido e lucrar com isso, desenvolva um controle de qualidade formidável:

  • Siga o conjunto de medidas de Boas Práticas de Fabricação (BPF).
  • Crie um cronograma de inspeção periódica dos produtos e insumos.
  • Melhore constantemente os registros de processo de abate.
  • Caso tenha colaboradores, preze pela experiência e dê treinamentos.
  • Invista em EPIs de qualidade para maior proteção.
  • Elabore um processo de descontaminação e higienização periódico.

5. Capriche na oferta e alie ao marketing

Repare bem como a maioria das pessoas que vendem frango anunciam seus produtos apenas em grupos de Facebook. Não estou dizendo que a estratégia não é válida, mas basear sua divulgação apenas nisso não gera os resultados esperados.

Por isso, você tem o dever de criar uma oferta única, a partir da qualidade dos seus produtos e dos seus diferenciais competitivos. Com isso, você terá muito mais insumo para investir em marketing através de canais como as redes sociais e WhatsApp.

Aliás, uma tática é criar folheto digital com as informações dos produtos, principalmente quanto à qualidade do frango. Estude a questão de tráfego pago nas redes sociais, assim você alcança um maior número de clientes gastando menos.

Entendeu como vender frango abatido? Esperando o quê para começar?

Para fechar com chave de ouro, é necessário falar sobre o investimento para começar a vender frango abatido. O valor total pode variar, em especial pela estrutura e equipamentos, mas em geral, você deve gastar de R$30 a R$50 mil reais.

Claro que é possível começar com o mínimo, mas isso também dependerá do que os órgãos fiscalizadores da sua região entendem como estrutura mínima. O jeito é fazer um levantamento e planejar consistentemente.

Gostou de aprender como vender frango abatido? Já compartilha o conteúdo e até mais!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário