Hoje eu vou te mostrar como vender esterco de vaca utilizando 6 estratégias e/ou caminhos diferentes. Todos eles podem ser feitos ao mesmo tempo, mas o ideal é que escolha um ou dois para iniciar suas atividades e conseguir focar totalmente.
Depois, com o tempo e com a experiência que for pegando, vá agregando outros meios e aumentando a capacidade de atendimento das suas vendas.
Se você precisa de ideias para comercializar esse produto e ganhar dinheiro com ele, eu tenho certeza que essa leitura vai te ajudar bastante.
Meu convite é para que fique comigo até o final, absorva as informações e as coloque em prática o quanto antes.
Veja:
1. Faça parceria com agricultores
Quem mais vai se interessar pelo esterco de vaca são os agricultores, já que ele é matéria base para fazer um adubo de excelente qualidade! Investir nesse tipo de adubação é capaz de reduzir em até 50% os gastos com coisas químicas, além de trazer muitos benefícios para o solo e a plantação.
Então, acredito que a sua primeira estratégia de venda de esterco deve ser a prospecção desses empreendedores. Faça uma lista dos que estão presentes na sua região, entre em contato e marque uma reunião para apresentar o seu produto.
Na hora da apresentação, capriche! Mostre as vantagens de investir nesse tipo de coisa, fale dos animais que produzem ele, seja simpático, educado e saiba vender o seu peixe.
Se conseguir fechar com eles terá uma demanda constante. Eles gostando do material vão acabar falando para outras pessoas e o boca a boca vai tendo um efeito bem positivo para o seu faturamento.
2. Crie anúncios em sites de compra e venda
Se a internet facilita a nossa vida também nos negócios, nada mais justo do que aproveitar isso! Então, que tal criar anúncios em alguns sites para divulgar a venda de esterco de vaca?
Eu sei que parece estranho, mas essa é uma prática comum entre os empreendedores da área. Através de publicações em lugares como OLX e Mercado Livre, você tem acesso a pessoas do país inteiro e pode conseguir bons negócios.
O segredo é criar um anúncio chamativo. Então tire uma foto bem iluminada, de um bom ângulo, faça uma descrição detalhada do produto e cobre um preço justo.
3. Monte um site com um blog
O site hoje em dia funciona como um cartão de visita da empresa. Por isso, eu acho que é muito importante o seu projeto ter um. Além de apresentar as informações gerais sobre a empresa, o produto, os preços e seus meios de contato, também vale a pena investir na criação de um blog.
Por meio dele será possível criar conteúdo de qualidade que tenha a ver com esse segmento. Dá para criar várias postagens explicando como fazer seu próprio adubo, falando das vantagens do esterco de vaca, como utilizá-lo e assim por diante.
A partir do momento que você oferece esse tipo de informação gratuitamente, acaba chamando atenção do seu público e conquistando clientes. Cria uma relação forte ao mesmo tempo que passa credibilidade.
Desse jeito, as vendas acontecerão de uma forma orgânica.
4. Esteja presente nas redes sociais
Sabia que tem como vender esterco de vaca nas redes sociais? Pois é! Principalmente no Instagram! Essa é uma das plataformas mais utilizadas no mundo e a gente precisa aproveitar esse potencial para ganhar dinheiro.
Comece criando um perfil comercial com todas as suas informações. Coloque a foto da sua marca, seus meios de contato, link para seu site e/ou WhatsApp e indique o que você faz.
Com a página pronta, é hora de começar a pensar no tipo de postagem que vai colocar. O objetivo é estreitar os laços com possíveis clientes e criar uma rede a partir de conteúdos que façam sentido, que sanem dúvidas, informem e até sejam divertidos.
5. Estruture uma loja
Outra ideia para vender esterco de vaca é criando uma loja de adubos naturais. Não é preciso montar uma estrutura complexa, algo simples, de tamanho pequeno/médio, já é suficiente.
O foco aqui é achar uma localização próxima do seu público alvo e continuar investindo em estratégias de divulgação, como o site, os anúncios e as redes sociais.
Dá até para montar um negócio que venda mais do que esterco e focar em outros produtos de fazenda, como ração, sementes, equipamentos e acessórios.
6. Venda para revendedores
Por último, eu trouxe a opção de trabalhar focado na venda para revendedores. Trabalhadores autônomos e empreendimentos podem sim ter interesse em trabalhar com o seu produto e fechar com eles pode ser um bom negócio.
Por mais que nessas situações o preço de venda tenha que ser menor do que para o consumidor final, você acaba tendo vantagem por conta da quantidade que consegue passar por vez.
Fechando com casas de produtos de fazenda, lojas de materiais de construção e até alguns hipermercados, já dá para ter ótimos resultados financeiros.
Leia também: Como montar uma fábrica de adubo orgânico
Comece a trabalhar!
Agora que já sabe como vender esterco de vaca, não tem mais desculpa para não começar a ganhar o seu dinheiro, hein?
Espero que minhas ideias tenham te inspirado e que elas te ajudem a conquistar todos os objetivos que tem em mente. Estou na torcida por você.
Um abraço e até o próximo texto!