Como vender açaí em casa? O passo a passo que você precisava

Publicado por Lidia Massari em 1 de março de 2024

Boa parte das lojas de açaí de sucesso hoje, começaram atuando de casa, com operações pequenas e muita vontade de vencer. Em meio às etapas de planejamento, estudo de mercado e escolha de fornecedores, há sempre alguém que quer empreender.

Se você se pergunta “o que preciso para começar a vender açaí em casa”, saiba que o principal você tem, um produto de venda fácil e alta procura.

Neste conteúdo você encontrará o guia sobre como vender açaí em casa, com tudo que você precisa para atingir seus objetivos, confira!

Como vender açaí em casa de forma lucrativa em 6 passos

como vender açaí em casa

O açaí é um dos poucos produtos no ramo alimentício que cresce mais de 15% em consumo todos os anos. Como resultado, o mercado se tornou atrativo, onde as pessoas vendem de lojas, carrinhos, franquias e da garagem de casa.

Certamente você sabe que boa parte do investimento em um negócio de açaí destina-se à estrutura física da loja, né? Então, trabalhar de casa é a aposta certa para criar um alicerce sólido que sustente sua evolução no mercado.

1. Alie o plano de negócio com a abertura de um CNPJ

Pode parecer clichê falar sobre plano de negócios na venda de açaí. Mas a realidade é que essa etapa é uma das mais importantes. Isso porque trata-se de um documento onde você vai detalhar e definir a estrutura da sua venda, como:

  • Produtos e serviços em potencial.
  • Definição dos canais de geração de receita.
  • Cenário atual do mercado (principalmente local).
  • Levantamento da concorrência e suas ações comerciais.
  • Cadeia de fornecimento de insumos.
  • Investimento com foco no marketing (valor disponível).
  • Obrigações legais para funcionar dentro da lei.
  • Objetivos e metas de curto, médio e longo prazo.
  • Ações estratégicas para fazer acontecer.

Portanto, cada um destes processos atua como uma base de sustentação para minimizar erros, evitar falhas e assegurar um serviço diferenciado.

O mais importante nesse momento, é criar CNPJ (MEI), solicitar alvará de funcionamento na prefeitura local e passar pela inspeção da Vigilância Sanitária. Nunca inicie sua venda de açaí sem antes se legalizar.

2. Alie a demanda com um estoque eficiente

É óbvio que você não enxerga o futuro para determinar a demanda do mercado local. Mas é para isso que serve a etapa anterior, ou seja, ajudar você a formar melhor uma projeção realista.

A partir daí, você criará mais equilíbrio entre a demanda do mercado e a sua oferta. Assim, você evita compras excessivas, o que representa gastos desnecessários, tampouco permite que os produtos perecíveis estraguem.

Sendo assim, conforme sua venda se estabiliza ao longo das primeiras semanas, deve-se ter um estoque mínimo. Isso funciona para grandes empresas e deve fazer milagres para o controle de custos do seu negócio de açaí.

3. Trabalhe com fornecedores de açaí competentes e responsáveis

Se você realmente quer aprender como vender açaí em casa, considere o fornecedor como o coração do negócio. Então, faça um levantamento e identifique os melhores fornecedores de açaí, em especial os que trabalham no atacado.

Porém, nunca compre apenas pelo baixo preço, pois o que manda no sucesso da venda de açaí é a qualidade do produto.

Com isso eu posso contribuir com um insight pessoal. Aqui existem 6 comércios de açaí, um se destacava pelo açaí de alta qualidade. Além disso, eles atuavam a partir de um sítio na região rural, o que era um charme a parte.

Entretanto, bastou uma pequena mudança no fornecedor, para que o produto perdesse identidade, sabor e, consequentemente, a preferência de consumo. Siga o exemplo e preze pela máxima qualidade, isso conta pontos a seu favor.

4. Defina a estrutura física ou apenas delivery de açaí

delivery de açaí

Outro ponto importantíssimo é quanto à estrutura operacional do seu negócio de açaí. Você pretende abrir para o público, ou seja, com mesas, cadeiras e local de atendimento? Ou acha melhor vender açaí delivery?

Pessoalmente, se você dispõe de espaço e tem recurso suficiente para reformar parte da sua casa, por que não tentar? Nada se compara à experiência de consumir o produto fresco e ainda ter a chance de escolher visualmente os ingredientes.

  • Crie um espaço agradável e familiar.
  • Pode ser interessante investir em jogos de cartas e tabuleiros, como aqueles de investigação.
  • Monte um layout eficiente, tanto no atendimento quanto no pagamento.
  • Trabalhe a identidade visual com banners externos, placas e indicações.
  • Invista em cardápios exclusivos, transparentes nas informações e completos.

5. Crie cardápio enxuto que atenda o máximo da preferência do consumidor

Por falar em cardápio de açaí, esse é um momento delicado para quem sonha ter um negócio de açaí de sucesso.

Veja bem, se você colocar muita coisa, corre o risco de encarecer o estoque. Por outro lado, se você deixa enxuto demais, pode não satisfazer as preferências dos clientes.

Em vista disso, comece com 2 a 3 bases de açaí, isto é, açaí puro, batido com banana ou com morango. Além de trazer um sabor incrível ao produto, você ajuda no rendimento do produto puro.

Quanto aos acompanhamentos para açaí mais consumidos, isso pode variar bastante, mas não deve fugir de ingredientes como:

  • Granola e castanha.
  • Banana, morango e kiwi.
  • Leite condensado e leite em pó.
  • Ovomaltine em pó ou em pedaços (Ovomaltine Rocks).
  • Chocolates cremosos e em barra (pedaços pequenos).
  • Mousses e frutas cremosas, como cupuaçu.
  • Cereais diversos para incrementar versões saudáveis.

Dessa forma, a alternativa é testar e reajustar até chegar numa oferta concisa e que satisfaça o paladar de todos. Mas sem prejudicar o custo operacional!

6. Combine produtos de qualidade ao atendimento de excelência

Independentemente do cardápio, dos ingredientes e dos produtos adicionais, uma coisa você precisa garantir, que é a qualidade. Olha só, trabalhar com qualidade é significativamente mais caro, mas o resultado é a fidelização do cliente.

Lembra que eu mencionei a açaiteria daqui que mudou seu fornecedor, certamente pelo preço? Então, eles perderam praticamente todo o espaço porque optaram por cortar a qualidade do seu produto.

Eles fecharam? Não necessariamente, mas perderam o prestígio que tinham antes. Além do mais, um diferencial quando você vende açaí de casa é oferecer um atendimento próximo, amigável e verdadeiro. Essa combinação, enfim, te levará mais longe.

BÔNUS: invista constantemente na divulgação e ações promocionais

promoções de açaí

Quando você tem uma loja de açaí no centro comercial da cidade, o cliente vai notar seu negócio em mais ou menos tempo. Em contrapartida, a venda de açaí em casa carrega essa desvantagem, pois tem baixa visibilidade comercial. Como solucionar?

Bem, a estratégia mais eficiente é investir em divulgação, mas divulgação digital, assim:

  • Crie contas profissionais no Facebook e Instagram.
  • Desenvolva uma relação bacana com a audiência, ou seja, busque curtidas na página e interação nas publicações.
  • Mantenha um cronograma diário de postagens que levem dicas, chamem a atenção e engajem o público.
  • Estruture campanhas pagas e impulsione postagens comerciais até conseguir uma clientela interessante.
  • Promova promoções semanais e sorteios vantajosos que captem a preferência das pessoas.

Agora que você aprendeu tudo sobre como vender açaí em casa, é o momento de caprichar na montagem do açaí para vender todos os dias.

Por fim, com um investimento que varia entre R$5.000,00 e R$15.000,00, garanto que você terá um negócio lucrativo, principalmente se oferecer algo que surpreenda o cliente.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário