Como trabalhar com papelaria personalizada? Veja por onde começar na área

Publicado por Lidia Massari em 9 de setembro de 2024

Se você quer aprender como trabalhar com papelaria personalizada, primeiro é essencial saber que o segmento está em plena ascensão hoje, mas o sucesso depende de muito planejamento, equipamentos modernos e domínio das técnicas de produção.

O pessoal costuma entrar neste mercado pela alta procura dos clientes, mas se esquecem de considerar o avanço da concorrência. Por isso, não basta saber o que está em alta na papelaria personalizada, é necessário se preparar profissionalmente, confira!

Aprenda como trabalhar com papelaria personalizada do jeito certo

como trabalhar com papelaria personalizada

A papelaria personalizada se tornou uma das atividades mais procuradas nos últimos anos. A criação de produtos exclusivos com os gostos do cliente é o que motiva tantas pessoas a gastarem mais por itens que seriam baratos numa papelaria comum.

O negócio é tão promissor, que você encontra profissionais largando a carreira profissional para empreender no ramo da papelaria customizada. Se este é o seu sonho, prepare-se, pois agora você verá como trabalhar com papelaria em casa.

1. Não subestime o poder da pesquisa de mercado inicial

O planejamento inicial pode parecer uma etapa maçante e irrelevante, mas é o oposto disso. Na realidade, o planejamento é indispensável para você seguir as etapas necessárias até tirar o negócio do papel.

Esta é a oportunidade perfeita para você conhecer as preferências e o perfil do público-alvo. Além disso, é o melhor momento para levantar informações da concorrência, do seu modelo de negócio e das técnicas aplicadas.

Até pouco tempo, a procura por produtos de papelaria personalizada era restrita a eventos e empresas. Porém, o mercado mudou nos últimos anos e as pessoas ficaram mais conscientes, então, toda pessoa é um cliente em potencial.

NINGUÉM TE CONTA: saber para quem vender e no momento ideal só é possível quando você estuda o mercado que pretende abordar!

2. Equipamentos para papelaria personalizada

A papelaria personalizada de hoje não é a mesma de 5 anos atrás. Os equipamentos e materiais evoluíram e se tornaram mais profissionais. Dessa forma, é determinante que você identifique o que vai precisar para executar o serviço.

No entanto, você não conseguirá fazer isso sem antes definir quais áreas pretende atender.

Principais demandas da papelaria personalizada

  • Encadernação
  • Estamparia
  • Lembrancinhas
  • Estamparia
  • Sacolinhas
  • Pasta personalizada
  • Tags
  • Itens para festa

Diante disso, a escolha dos equipamentos iniciais pode mudar num piscar de olhos. Por exemplo, se você tem experiência e pretende começar com tudo, talvez precise investir em equipamentos como:

  • Impressora digital de alta qualidade.
  • Plotter de recorte com alta precisão.
  • Computador moderno para rodar softwares e aplicações.
  • Prensa de Hot Stamping de capacidade média.
  • Demais materiais e insumos para finalizar as peças.

Na etapa do estudo inicial, que é onde você cria o planejamento, procure definir todas estas questões. Afinal, isso agiliza e muito o amadurecimento do negócio.

3. Explore as principais técnicas e ferramentas de design

principais técnicas e ferramentas de design

Ninguém decide começar na papelaria personalizada sem ter o mínimo de intimidade e conhecimento com o trabalho, pois é arriscado. Então, é razoável considerar que você tenha uma inclinação própria para técnicas específicas.

Só que a papelaria customizada está muito dinâmica hoje, isso quer dizer que você não pode se acomodar.

Pelo contrário, estudar novas técnicas, conhecer materiais diferentes e buscar tendências, garante que você tenha mais competitividade. Conheça algumas técnicas de papelaria personalizada para escapar da concorrência.

Impressão digital

Técnica que traz mais qualidade aos produtos e garante menor custo sob demanda, ideal para tiragens menores. Sem contar que com a impressão digital é viável atender um leque bem mais amplo de clientes, gerando assim mais receita.

Serigrafia (silk screen)

Na serigrafia você pode trabalhar uma maior gama de superfícies com cores vibrantes em papéis mais escuros. Uma dica bacana é estudar os conceitos de design, harmonização de paletas de cores e combinação de elementos.

Letterpress

Técnica ideal para trabalhar o público corporativo, pois permite a impressão em alto relevo com profundidade tátil. A divulgação desta técnica é essencial para despertar a curiosidade do público certo.

Corte a laser

O laser é utilizado para dar precisão às gravações, como em convites de casamento e de festas sofisticadas. Pode ter um investimento mais alto, mas se você souber trabalhar proporciona um retorno interessante.

Laminação

Já a laminação é fundamental para dar mais durabilidade aos seus produtos, além de agregar mais valor na finalização. Com isso, explore os acabamentos, crie combinações de superfície fosca e brilhante.

Hot Stamping

A última técnica essencial para montar um negócio de papelaria customizada bacana é o Hot Stamping. Isso porque ele consiste na impressão de materiais a partir da escrita metalizada. Pense nisso ao segmentar suas ações para escritórios de advocacia.

4. Construir uma forte presença online é fundamental

Começar um empreendimento em papelaria personalizada e criativa vai muito além dos equipamentos e técnicas. Querendo ou não, o coração do negócio é o alcance da marca e como isso ajuda na percepção do cliente.

Atualmente, é impossível ter sucesso se você não tiver presença online e perfis nas redes sociais com bom engajamento. Então, considere plataformas como Instagram que são uma vitrine insubstituível na exposição do trabalho para o maior número de pessoas possível.

Estratégia assertiva para gerar resultados e vendas

  • Desenvolva a identidade visual da sua marca de forma estratégica.
  • Crie perfis no Facebook e Instagram, seguindo a identidade visual.
  • Crie também um canal no YouTube para compartilhar dicas.
  • Esteja no TikTok e publique vídeos chamativos do processo de criação.
  • Trabalhe com um orçamento para rodar campanhas de divulgação.
  • Estude seu público e faça segmentação dos anúncios para gastar menos e ter mais visibilidade.

Conforme seu negócio engatar pedidos e vendas, desenvolva um site profissional para apresentar seu trabalho ao mercado brasileiro. Além de dar mais confiança ao cliente, você pode pegar pedidos, vender itens e enviar para todo o Brasil.

De verdade, todas estas dicas para entrar no universo digital são muito valiosas. Inclusive, eu encontrei um vídeo interessante a respeito disso, acompanhe:

5. Combine atendimento personalizado e foque na experiência do cliente

Por fim, tenho uma dica rápida que para muitos pode ser até óbvia. Não importa o perfil do cliente ou o custo do seu pedido, ofereça sempre o melhor atendimento e foque na experiência de compra.

As pessoas esperam por isso no mercado de produtos personalizados, pois é como se fosse uma extensão do produto ou serviço. Se você fizer atendimento via WhatsApp, trabalhe com um padrão de mensagens exclusivo e amigável.

Além do mais, ofereça serviços de entrega para pedidos próximos e frete grátis para envio. Cada pequeno gesto de atenção com o cliente, mais satisfeito ele fica e maiores as chances de ele voltar a comprar de você.

Entendeu como trabalhar com papelaria personalizada? Dê o primeiro passo hoje!

Não vou fazer igual muitos gurus fazem por aí e dizer para você que tudo é mil maravilhas e que o sucesso é 100% garantido. Pelo contrário, aprender como trabalhar com papelaria é apenas o primeiro degrau de uma longa escada.

Existe a questão do investimento inicial para papelaria personalizada, que pode variar entre R$5 e R$20 mil reais, a concorrência é dura e muitas vezes desleal.

Portanto, siga o caminho mais profissional possível, pois é daí que vem o sucesso. Até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário