Veja como ser um bom vendedor de cosméticos.
O grande objetivo de quem começa trabalhar com vendas é se tornar o melhor vendedor do mundo, ou pelo menos na sua região, mas isso muitas vezes se torna uma tarefa bem complicada.
Os produtos de beleza estão hoje na lista dos mais procurados no mercado e trabalhar com eles pode ser algo bem gratificante e rentável. Porém o que muitas dessas pessoas querem realmente saber é como ser um bom vendedor de cosméticos e se tornar uma verdadeira referencia na sua região.
Veja algumas dicas a seguir citadas por alguns vendedores do ramo, que tiveram a gentileza de responder nossas perguntas.
1. Saiba se relacionar com os clientes
Ter um bom papo e saber se comunicar com os clientes é o mínimo que você deve buscar. Afinal é através do seu bom relacionamento com a clientela que se pode criar um certo vínculo e se tornar um bom vendedor de cosméticos.
Segundo Márcia, que é uma grande amiga e vendedora de cosméticos, ela procura transformar todos os seus clientes em verdadeiros amigos e isso facilita muito na hora de vender não só pela primeira vez mas também nas próximas vendas.
Leia também: Fornecedores de cosméticos
2. Conheça todos os seus produtos
Dentre todas as respostas citadas pelas pessoas que já trabalham com a venda de cosméticos, conhecer os produtos que se está trabalhando foi a que mais apareceu.
Tudo isso porque você só conseguirá um bom desempenho e se tornará um bom vendedor de cosméticos se conhecer o que tem nas mãos para vender, se souber tirar as dúvidas dos seus clientes, se souber recomendar aquilo que eles realmente precisam e sem falar que esse é um modo de se tornar mais profissional.
3. Não tenha preguiça de trabalhar
A preguiça de trabalhar pode ser um dos grandes obstáculos de quem sonha em ser um bom vendedor de cosméticos e essa é uma regra não só para essa área, mas para qualquer coisa que se pretende fazer.
A grande verdade é que dependendo do seu tipo de trabalho, para vender mais cosméticos, você precisará sair de porta em porta oferecendo seus produtos, precisará se esforçar para fazer com que aquela pessoa compre seu produto e tudo isso exige trabalho.
Portanto, procure deixar a preguiça um pouquinho de lado, foque no seu trabalho e se torne um bom vendedor de cosméticos.
4. Seja um bom vendedor de cosméticos inovador
A área de cosméticos é uma das que mais cresce atualmente e sempre está surgindo novos produtos. Com base nisso, para ser um bom vendedor você precisa acompanhar o ritmo e oferecer todas as novidades possíveis para seus clientes.
O ideal é que fique sempre atento aos produtos novos que forem surgindo, procure fazer testes para depois recomendar a seus clientes e busque o máximo de informações possível. Esse é o papel de um bom vendedor de cosméticos que se interessa pela satisfação dos clientes.
5. Diversifique os seus produtos
O bom vendedor de cosméticos não é aquele que vende apenas o que ele acha que é bom ou dá mais lucro, porque quem define isso são os clientes e ele deve vender o que eles querem e procuram.
Se você deseja se dar bem com a venda de cosméticos, então não fixe apenas em uma linha de produtos ou em uma única empresa do ramo, porque você pode estar perdendo vendas e nem sabe disso. Diversificar seus produtos é algo muito recomendado para agradar todos os tipos de pessoas.
6. Coloque tudo isso em prática
Sim, a última etapa para se tornar um bom vendedor de cosméticos é, simplesmente, colocar tudo isso que citamos nesse artigo em prática.
De nada adianta você saber como é o processo para se dar bem com as vendas se não consegue coloca-lo em funcionamento. Então dedique a isso e vá avançando cada etapa de uma vez.
Espero que tenha gostado das dicas e aproveite para compartilhar com mais pessoas e deixar seu comentário.
12 comentários
Jorge cunha
Bom dia amigos pretendo entrar no ramo de cosméticos mas estou precisando no momento de alguém de pessoas que m emcentive à entra neste ramo pois não conheço mas sei que tem boa ceitacao m judem amigos quero m centi seguro obrigado
José Neto
Na verdade, você tem que tentar começar algo e não ficar esperando que surja alguém para te incentivar a entrar na área.
Esse é um ramo muito bom realmente, mas você precisa tentar começar de alguma forma.
tiago bastos
boa noite JOSÉ NETO ,estou preste a entrar neste ramo de cosméticos e não sei por onde começar.
José Neto
Na verdade, existem vários caminhos que você pode seguir. Desde ser um representante comercial de alguma marca de cosméticos em sua região, até abrir a sua própria loja física. Então o primeiro passo é identificar a forma de trabalho que se encaixa melhor ao seu perfil.
Além dessas opções, você pode vender cosméticos através de catálogos, comprar de atacadistas e revender como ambulante ou até mesmo pegar cosméticos em consignação para revender.
Gabriel
Também comecei a empreender no ramo de cosméticos recentemente. É realmente bem rentável esse ramo, pois tem muita aceitação no mercado. E você ainda forma equipes de vendas e abre mercado em diferentes regiões do país.
Luiz
Boa tarde!
Estou a procura de pessoas para atuarem na área de cosméticos.
celio antonio pereira
Gostaria de ter informações sobre cosméticos, que tenham bastante aceitação no mercado maranhense. pois estou querendo trabalhar com cosméticos.ja tenho experiência como vendedor de credito e trabalhei como consultor de vendas de uma escola de cursos profissionalizantes.
Abner
Boa noite, Celio.
Tudo bem.
Creio que já visualizou um comentário meu acima.
Mais irei repetir aqui, entrei no ramo de cosméticos há pouco tempo, os lucros que obtive vendendo os produtos da minha empresa foram muito bons.
A empresa também te da um suporte legal, também eu e minha equipe estamos montando um planejamento para que nossas vidas mude e começamos a viver de verdade.
Se quiser fazer parte dessa mudança, sem baboseiras.
Me chame, estarei a disposição.
Obs: Sei que parece papo de revendedor ou recrutador meia boca, pois também antes de entrar nesse negócio ouvia este tipo de coisa, mas depois que eu entrei nesse ramo, consegui enxergar um futuro promissor.
Att. Abner.
José Neto
Olá Celio
É impossível dizer por alto quais são os melhores produtos para revender. A minha dica para você é que faça uma pesquisa de mercado na sua região e procure conversar diretamente com as pessoas para saber quais são os tipos de cosméticos mais consumidos.
Uma dica ideal é focar também nas novidades que forem surgindo, pois de nada adianta trabalhar somente com os cosméticos que já são vendidos a muito tempo. É preciso inovar e só dessa forma as pessoas irão se interessar de verdade pelos seus cosméticos.
Abraços e sucesso!
Ruy
Caro colega José,
Sou da área de cosméticos e gostei de suas colocações esta no caminho certo, porem gostaria de somar a seus conhecimentos o fato de que com a globalização mundial vieram para o Brasil às grandes redes varejistas e com elas concorrentes mundialmente reconhecidos com um poder imenso de precificação em seus produtos bem como culturas de introdução de seus produtos em todo mercado que podem ser um fator decisivo no momento da negociação; Com isso os maiores varejistas contratarão compradores profissionais e extremamente preparados para demolir qualquer vendedor, pois nós é quem queremos vender e não ele quem quer comprar;
Desta forma vejo a necessidade de um novo profissional de vendas, um NEGOCIADOR, mais que um vendedor este deve estar preparado para ser sabatinado por uma comissão de compradores, como é o caso das grandes redes tendo muitas vezes cerca de quinze minutos para falar do conceito de sua marca e despertar o interesse deste em negociar com sua empresa; Este profissional dever estudar muito o mercado que atua ser polido em economia, um destaque em administração de empresas e saber tudo sobre tributação entre conhecimentos gerais; Acredito muito na educação e em como todos os setores o setor de vendas exige hoje pessoas estudiosas, focadas e treinadas exaustivamente, pessoas de não tem espaço para mais nada em suas cabeças a não ser como negociar da melhor maneira possível em nome de sua empresa;
Vender para mim é minha vida e para mim esta acima de tudo, abaixo de Deus é claro! Depois minha família e tudo mais, pois quando entro em uma negociação sempre me lembro que tudo que posso dar as pessoas que amo, todo conforto a meus filhos, tudo isso depende daquele momento, isso me motiva a não perder o foco em que estou fazendo e entro na negociação para positivar o cliente;
Espero ter contribuído com seus conhecimentos, Deus te abençoe, bons negócios;
Ruy Borgo – Negociador International do ECS Group
José Neto
Muito obrigado por esse comentário brilhante e por acrescentar tanto conhecimento aqui no artigo.
Forte abraço!!!
wanderson
A paz do senhor. Sou pintor de automovel. Estou entrando no ramo do cosmeticos. Fui visitar alguns saloes pela primeira fez no sabado passado. E a falta de conhecimento dentro da area me deixa meio encapaz. Tenho me esforçado bastande mais preciso muito de ajuda. Queria muito contar com o amigo pois me indentifiguei muito com o irmao. Quando vou fazer uma venda penso na minha familia. Um grande abraço e ja te agradeço por tudo.