Para montar uma rotisseria é preciso um espaço com cerca de 60 m², no mínimo. De preferência que seja em um local movimentado.
O custo para montar fica na faixa dos R$ 20 mil Reais para algo pequeno. A sua rotisseria poderá vender comida para consumo em casa ou no próprio local.
Esse é um modelo de negócio bastante interessante, mas que muitas pessoas tem dúvidas a respeito do que precisa para começar. Pensando nisso eu decidi compartilhar aqui um guia passo a passo.
Confira como montar uma rotisseria de sucesso em sua cidade:
1. Entenda o que é uma rotisseria
A rotisseria é um estabelecimento que trabalha com a venda de produtos semi prontos ou prontos para serem consumidos em casa. Também é possível criar um espaço para que o cliente faça o consumo no próprio local.
É conhecida pela qualidade do que é preparado e pela praticidade. Costumam oferecer refeições, molhos, pastas, antepastos e até alguns assados.
Outra coisa interessante é que existem três tipos de rotisseria diferentes:
- Rotisseria em supermercados;
- Rotisseria restaurantes;
- Lojas independentes.
Podemos até comparar com uma espécie de bistrô, sabe? Não precisa ser algo grandioso, mas tem que ter qualidade no que é produzido e foca mais em comidas que estão praticamente prontas.
2. O mercado de rotisseria
De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, o brasileiro tem gastado uma boa parte da sua renda com alimentação fora de casa. A média gasta em alimentação por brasileiro é R$658,23 e desse valor, 32,8% (R$215,96) é só para comida na rua!
A expectativa é que isso continue aumentando, o que sugere um cenário muito positivo para quem quer investir em negócios desse tipo.
Dá até para dizer que montar uma rotisseria dá dinheiro, só que é preciso ter muito estudo, planejamento, pesquisa, uma equipe de qualidade, bons fornecedores e boa estratégia de divulgação e venda.
Apesar do mercado nacional ser bem positivo, é importante que você conheça como é o da sua região. Passeie pelo local, vá nos seus concorrentes, analise os pontos positivos e negativos.
Isso vai permitir que você aproveite brechas e evite alguns erros.
3. Conheça bem como costuma ser esse público
No geral, as pessoas que costumam frequentas esse tipo de ambiente costumam ter um dia a dia corrido e precisam de um alimento quase pronto ou pronto para levarem para casa ou até mesmo comerem no local.
Só que ao invés de quem quer algo só pelo valor, os clientes de uma rotisseria costumam prezar pela qualidade do alimento! Eles querem sentir o gostinho caseiro, como a comida da nossa mãe.
Então, independente de escolher classe A, B ou C para ser seu público alvo, tenha em mente que o mais importante é entregar qualidade e sabor, porque seus clientes exigirão isso de você.
4. Faça o seu planejamento
No seu planejamento (ou plano de negócios) você vai colocar os pontos principais do negócio, por exemplo:
- Principais produtos e serviços;
- Se vai ter espaço para alimentação na hora ou não;
- Qual será o seu público alvo;
- Região para instalação da rotisseria;
- O dinheiro que tem para investir;
- Os equipamentos que vai comprar;
- Em quanto tempo terá seu investimento de volta.
Isso serve para você ter mais controle, para aproveitar da melhor forma o seu capital e construir a melhor estrutura possível. Assim você vai trabalhar com os pés no chão, entendendo exatamente como o crescimento vai acontecer e o que é preciso fazer para atrair cada vez mais os seus clientes.
Por mais simples que pareça, é uma das etapas mais importantes para você abrir sua rotisseria.
5. Legalize sua rotisseria
Será preciso contratar um escritório de contabilidade para te ajudar com essa parte. Além da abertura da abertura comum da empresa, para ter o seu próprio CNPJ, você precisa ir atrás das licenças para começar a funcionar.
Basicamente são três documentos:
- Alvará de funcionamento;
- Licença da Vigilância Sanitária;
- Licença do Corpo de Bombeiros.
O melhor jeito de conseguir isso é indo até a sua Prefeitura. Lá você vai entender quais são as exigências que precisam ser cumpridas para conseguir tudo isso.
Toda a sua estrutura precisa ser modelada de acordo com o que eles solicitarem.
6. Local para montar uma rotisseria
Você pode montar uma rotisseria dentro de um restaurante, no supermercado ou pode montar a sua própria loja mesmo. A questão é: Independente do formato que escolha, o principal é que a região tenha movimento!
Além disso, é preciso que seja de fácil acesso tanto para quem depende de transporte público, quanto para quem tem o seu próprio veículo.
Preze por regiões que sejam seguras e que tenham a infraestrutura básica para montar o negócio, com saneamento básico, água limpa, energia e internet.
Não se esqueça de que a instalação precisa caber no seu orçamento. Se não pode ficar no melhor lugar da cidade, fique no melhor que o seu dinheiro pode pagar e aos poucos você vai expandindo.
7. Estrutura e equipamentos para rotisseria
Sua estrutura deve ser dividida nas seguintes áreas:
- Área de exposição dos produtos;
- Salão para clientes comerem (opcional);
- Cozinha;
- Estoque;
- Balcão de atendimento;
- Caixa.
Já os equipamentos para sua rotisseria vão variar de acordo com os produtos que você vai produzir para os seus clientes, mas abaixo eu vou te dar uma noção de pelo menos o básico:
- Mesas e cadeiras para o salão (quando for o caso);
- Expositores (alguns deles precisarão manter a temperatura dos alimentos);
- Balcão de atendimento;
- Caixa (com computador, impressora fiscal, software de gestão e venda, caixa para dinheiro, maquineta para cartão);
- Geladeiras e freezers;
- Forno e fogão;
- Mesa de trabalho e preparo;
- Liquidificador;
- Mixer;
- Processador;
- Batedeira;
- Masseira;
- Utensílios de cozinha (colheres, facas, ralador, abridor de latas e etc.);
- Balança digital;
- Prateleiras e estantes.
8. Encontre os melhores fornecedores
Sabendo que a qualidade precisa ser o ponto principal do seu negócio, é preciso um esforço enorme para encontrar os melhores fornecedores do mercado.
Eles precisam trabalhar com profissionalismo, seriedade, dentro das normas da Anvisa e ainda com preços que permitam que você tenha margem de lucro para trabalhar.
Comece procurando por parceiros na sua região, isso será mais fácil para a sua logística como também é uma forma de incentivar o mercado da sua região.
9. Funcionários
A quantidade de funcionários vai variar de acordo com a sua estrutura, mas basicamente você vai precisar de cozinheiros, auxiliares de cozinha, auxiliares de limpeza, atendentes para o balcão, alguém para o caixa e garçons (em alguns casos).
Além de ser importante que eles tenham experiência para exercer as funções estabelecidas, é fundamental que você dê uma atenção especial a questão de atendimento!
Atender bem os seus clientes deve ser prioridade de todos os seus colaboradores, inclusive você. Talvez seja interessante montar uma espécie de curso para isso.
10. Cardápio de rotisseria: Que produtos vender?
Na hora de montar o seu cardápio sua primeira preocupação é em oferecer produtos que os clientes da sua região gostam, procuram e/ou estão acostumados.
É você que vai escolher o que vender na sua rotisseria, mas abaixo eu trouxe alguns dos produtos que são mais comuns.
Lembrando que você pode vender congelados, semi prontos, massas frescas e alimentos prontos.
Veja o que vender em uma rotisseria:
- Antepastos e saladas;
- Molhos;
- Massas sem molho;
- Massas com molho;
- Tortas salgadas e doces;
- Peixes (que podem ir do bolinho de bacalhau ao filet de peixe grelhado ou salmão);
- Suínos (lombo, pernil, linguiça, costela);
- Carnes (filet mignon, espetinho, baby beef, picanha, almondegas);
- Aves (frango assado, espetinho, filet grelhado, frango xadrez, isca de frango);
- Panqueca;
- Suflê;
- Legumes salteados;
- Salgados (quibe, empadas, coxinha);
- Sobremesa (pavê, mousse, pudim, quindim);
- Queijos;
- Vinho;
- Cafés;
- Sucos.
11. Invista em divulgação e promoções
Não adianta saber como montar uma rotisseria, ter a melhor estrutura, a melhor equipe e um cardápio irresistível se ninguém souber disso. Por isso invista pesado na divulgação!
Isso pode acontecer de várias formas: com panfletagem em locais próximos, com distribuição de cupons de desconto, com carro de som (dependendo da região vale a pena), anúncios em redes sociais, com perfil no Instagram e promoções.
Que tal criar um cartão fidelidade para os seus clientes? Ou oferecer um produto de brinde a cada “x” reais em compra? Isso tudo cria uma relação mais próxima e a pessoa com certeza voltará.
Pense em ações que toquem o seu cliente e entenda que esse é um setor importante e vital para o seu empreendimento. Se for possível tenha um funcionário só para isso ou contrate uma empresa especializada para cuidar da área.
12. Você pode optar pela franquia
Se quiser um modelo de negócio pronto, com um bom histórico, a opção é investir na abertura de uma franquia de rotisseria.
Existem várias empresas que atuam no mercado brasileiro. Pesquise, veja como é a estrutura delas, o capital para investimento, a média de faturamento, escute o que franqueados tem a dizer sobre essa parceria e escolha a que te der as melhores vantagens.
Abrir uma franquia pode ser a melhor maneira de começar um negócio, mesmo que você não tenha experiência na área.
Ação!
Agora é com você! Espero que tenha conseguido entender como montar uma rotisseria do zero e que tenha se motivado para começar o quanto antes.
Lembre-se que você tem potencial, acredite e aposte em você!
Obrigada pela sua companhia, um abraço e muito sucesso na sua caminhada!
1 comentário
Denise
Tenho uma pequena doceria, estamos pensando ampliar para rotisserie,tenho tortas doces e salgadas, massas também de bandejas, e penso em por bandejas inox,carnes rolês ao sugo,panquecas c molhos, e massas prontas.Tenho que azulejar para vender?Quero só vender,não por para comer,oespaço não dá.