Se você quer saber como montar uma pousada, saiba que existem muitas maneiras de realizar isso, seja ao construir do zero, comprar pronta ou arrendar um espaço bacana. E o custo acompanha o modelo de negócio, ou seja, é variável e oscila de R$800 mil até mais de R$2 milhões.
Todavia, o mais importante é compreender tudo que está entre a decisão de investir e a inauguração dos serviços. Confira o guia que revelará bastidores do funcionamento da pousada aconchegante, além de dicas para pousada de sucesso!
Hoje você aprende tudo sobre como montar uma pousada
No atual turismo brasileiro, os projetos de pousadas representam oportunidades cobiçadas pelos empreendedores. Isso porque o modelo mais despojado e natural de acomodações e serviços, atrai muitos turistas. A lista abaixo reflete a estrutura de pousada pequena, pois é financeiramente mais tangível.
1. Planejamento comercial
O passo mais importante é montar um planejamento, e eu sei como isso pode soar batido e previsível. Porém, de todos os modelos comerciais relacionados ao turismo, a pousada é o que exige mais cautela.
Eu diria que é praticamente impossível ter sucesso em uma pousada, sem mapear cada passo fundamental para a criação do espaço. Desse modo, o escopo do planejamento precisa levar em consideração questões como:
- Aquisição do terreno
- Projeto arquitetônico
- Regularizações e licenças
- Construção faseada e acompanhamento
- Controle de custos
- Fontes de financiamento
- Adaptação do projeto ao orçamento
- Definição de prazos realistas
2. Localização estratégica
Agora que você colocou tudo no papel, conhece as limitações orçamentárias e entende os próximos passos, vamos falar da localização? A localização estratégica é o coração da pousada e impacta na taxa de sucesso.
Sendo assim, escolha um local com apelo turístico, próximo de outras atrações que agregam valor à pousada. Por exemplo, se o objetivo é montar uma pousada “praieira”, o ideal é ser o mais próximo possível do acesso às praias.
Quem sabe a ideia é oferecer tranquilidade aos hóspedes e, portanto, localizações próximas a montanhas e serras sejam mais acertadas. Algo que está em alta é a pousada rural, justamente por viabilizar uma experiência relaxante, entende?
O que avaliar na escolha da localização?
- Infraestrutura local.
- Qualidade do transporte e acessibilidade ao serviço.
- Praticidade e comodidade aos hóspedes.
3. A experiência do hóspede é a bússola
Não importa a localização da pousada, ela pode estar próxima de um vulcão, mas se a experiência for memorável, a satisfação é o impulso que ganha a preferência e se transforma em fidelização.
Mas como impactar positivamente a experiência dos hóspedes? Bem, existem incontáveis ações para isso, porém, eu considero alguns elementos indispensáveis:
- Acomodação: dentro das limitações do orçamento, invista na acomodação de qualidade, confortável e agradável. Uma acomodação não se resume apenas à cama, mas à composição do quarto em geral.
- Serviços: da recepção aos colaboradores da limpeza, a cordialidade e o profissionalismo são a marca registrada do sucesso.
- Preços: a percepção de valor no bolso está associada ao valor agregado ao longo da estadia. Procure balancear a equação de preço/custo-benefício.
4. Foque no marketing local e nas parcerias para ampliar sua relevância
O marketing para pousadas é um item obrigatório no planejamento comercial. Nesse sentido, uma boa estratégia são as parcerias com empresas locais, onde o objetivo é oferecer pacotes especiais e atrativos.
Só para ilustrar, certa vez eu passei uma semana na Costa do Sauípe, Bahia, em uma das pousadas mais belas que já vi. Veja bem, o local tinha tudo que um turista pode querer, como tranquilidade, acesso fácil ao mar e atrações regionais.
Contudo, eu queria ir além, queria conhecer as regiões históricas, certo? E não é que a pousada tinha parceria com uma empresa de passeios de quadriciclo? Sem pensar duas vezes, contratei o passeio mais longo e a diversão foi inesquecível.
Portanto, essa parceria beneficia demais a pousada, pois outros clientes podem chegar até seu negócio através de indicação.
SUGESTÃO: não esqueça de fechar parceria com agências de turismo local, assim, você pode trabalhar em mais ofertas especiais.
5. Invista em tecnologia de maneira consciente
Quando você pensa em montar uma pousada, o investimento em tecnologia passa pela sua cabeça? Não se sinta mal caso isso não aconteça. Olha só, eu sou uma pessoa defensora do uso de tecnologias para aperfeiçoar e flexibilizar o trabalho.
Entretanto, a pousada é um dos poucos modelos de hospedagem onde isso se torna opcional. Aqui na área rural da minha cidade tem algumas opções de pousadas. Uma delas me chama a atenção justamente por causa desse tema.
Para você ter ideia, eles nem trabalham com máquina de cartão. Porém, vá procurar hospedagem de última hora e veja se consegue, é improvável, pois estão lotados com frequência. Agora, se você acredita que tecnologia é indispensável:
- Sistema de reservas online proporciona conveniência aos hóspedes e previsibilidade à pousada.
- Check-in online é uma forma eficiente de agilizar a entrada dos clientes.
- Sistema de gestão hoteleira (PMS) amplifica o controle gerencial, como entradas, saídas, reservas e inventários.
- Wi-Fi de alta velocidade é uma comodidade incrível que todo hóspede valoriza.
- Equipamentos conectados à rede do hotel para coleta de feedback e avaliação online pelos hóspedes.
6. Adeque-se às regulamentações e normas locais vigentes
Por fim, todo “pousadeiro” precisa se atentar às normas e regulamentações da região. Eu vejo muita gente não se atenta a isso. Mas na verdade, essa situação se torna uma verdadeira bomba-relógio, evite isso a todo custo.
Infelizmente, cada região tem regras específicas, além de órgãos especializados, como o próprio Ministério do Turismo. Dá uma olhada em tudo que pode cercar sua pousada em termos legais:
- Licenças e alvarás de funcionamento.
- Normas de segurança contra incêndio.
- Normas sanitárias e higiênicas.
- Garantia total de acessibilidade.
- Regras de construção e zoneamento.
- Políticas e contratos de hospedagem.
- Regulamentações trabalhistas.
- Normas ambientais (prioridade).
- Aquisição de amplos seguros.
Vale a pena abrir uma pousada? Quanto custa ao certo?
Honestamente falando, para quem tem aptidão, paciência e investimento disponível, uma pousada pode se tornar um grande negócio. Mesmo porque o turismo conquista diariamente novo fôlego, não à toa, o turismo brasileiro faturou R$208 bilhões em 2022.
Veja bem, o custo para montar uma pousada de pequeno porte, considerando aquisição de terreno, infraestrutura, acomodações, experiência dos hóspedes, marketing e tecnologia, gira em torno de R$800.000,00.
Obviamente que esse número é subjetivo, muito porque a pessoa pode ter um pedaço de terra, por exemplo. Ou então, economizar em determinadas áreas para garantir máximo conforto.
Por outro lado, uma pousada de médio porte, diante das mesmas características, ultrapassa facilmente a casa de R$1,5 milhão.
Em uma cidade turística próxima aqui, um empreendedor investiu mais de R$4 milhões em uma pousada focada na experiência do vinho. Portanto, tudo depende da proposta, da localização e dos recursos disponíveis.
Mas saiba que é altamente flexível e é isso que faz valer a pena investir em uma pousada pautada na experiência e bem-estar dos hóspedes.
Ficou claro como montar uma pousada? É um negócio lucrativo que viabiliza crescimento profissional
Onde quer que você esteja no Brasil, certamente encontrará uma boa pousada. Isso porque, segundo o Ministério do Turismo, atualmente existem mais de 6.180 pousadas registradas no Brasil.
Quer dizer que o pessoal investe mesmo no segmento das pousadas porque o retorno é fantástico. Estimativas apontam que uma pousada pequena pode ter faturamento mensal de até R$36.000,00, enquanto a de médio porte, fatura R$180.000,00. E você, o que ainda está esperando para planejar seu negócio?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe e até a próxima!
4 comentários
Ricardo
As dicas são boas mas acho que o investimento sugerido está muito alto, contando que uma pousada tera no máximo 70 lugares. Com investimento de 1,5 milhão para 70 lugares corresponde a R$ 21.500 por lugar, resultando em um retorno de investimento será muito lento. Esses cálculos correspondem a um lucro líquido de R$ 58,70 por hóspede em 365 dias corridos
vanessa ferreira dos santos
Adorei as informações,muito útil para o projeto da faculdade.
Rodrigo Bastos da silva
Sou empresario do ramo de cosméticos profissional em Curitiba…e meu sonho é voltar para onde nasci e montar uma pousada… gostaria de montar uma pousada em são Pedro da aldeia Rj na praia do sudoeste…qual dica vc me da dessa região
Martin
Parabéns ! Sou uruguaio com Muita vontade ir morar no Brasil e abrir uma pousadinha “.
Comenze viagando a Floripa mas estou pensando ir a Maceió.
Que diferencia de benéfico $ posso ter .fora do clima exiat3 muita diferencia enter investir 1M reais em um ou outro ???