Aprender como montar uma fábrica de bolsas pode ser a chance que você estava precisando para começar o seu próprio negócio e ganhar dinheiro colocando um sonho para virar realidade. Então fica aí que eu vou te ajudar!
A bolsa é um item indispensável no dia a dia da maioria das mulheres, seja para trabalhar, sair com os amigos, ir ao cinema ou para usar em muitas outras ocasiões.
Para agradar a todos os gostos femininos, os quais, inclusive, estão cada vez mais exigentes, é possível encontrar esse acessório nos mais diferentes modelos, cores e tamanhos.
Nesse cenário, investir em um negócio de bolsas pode ser a oportunidade de empreender e conseguir faturar um bom dinheiro. Hoje, já existem até mesmo muitas lojas especializadas na venda de bolsas e que alcançam bons lucros todos os meses.
É por isso que preparei esse artigo com algumas dicas valiosas de como montar uma fábrica de bolsas. Confira a seguir tudo o que você precisa considerar antes de dar início a esse negócio tão rentável!
Vender bolsas dá dinheiro mesmo?
Tudo bem que você tem o sonho de montar a sua própria fábrica, mas eu tenho certeza que você tem uma dúvida pairando na sua mente: Será que vender bolsas dá dinheiro mesmo? O que você acha?
Além de ser um item importante para carregar objetos, seja na hora de passear ou em eventos, a bolsa também é um instrumento de trabalho e se tornou, principalmente, objeto de desejos de muitos – com foco especial nas mulheres.
Ter uma bolsa só é para quem não se apaixonou por esse item – quase ninguém! Cada dia que passa as pessoas gastam mais dinheiro com bolsas, porque além de fazer parte do look do dia, a bolsa também passou a ser um objeto de status social.
Quem é que não quer estar bem perante os olhos dos outros, hein? Quem não quer se sentir importante e especial? É por isso que as vendas crescem tanto!
Vender bolsas dá dinheiro mesmo e a perspectiva é que isso só cresça nos próximos anos.
Passo importante: Defina o seu público alvo!
Não dá para explicar como montar uma fábrica de bolsas sem falar desse item que é tão importante no processo. Me diga: Como é que você vai começar sua produção de bolsas se não sabe para quem vai vender?
É um público popular ou um público com maior poder aquisitivo? São pessoas mais informais ou pessoas que usarão as bolsas para trabalho. Vai focar só nas mulheres ou terá bolsas masculinas?
Definir para quem os seus produtos serão destinados é fundamental para construção da sua fábrica. A partir do momento que você entende quem é o seu cliente e sabe seus gostos e desejos, pode criar algo personalizado para ele.
Dessa maneira é mais fácil surpreendê-lo, agradá-lo e você vai conseguir vender mais bolsas e ganhar mais dinheiro com a sua fábrica.
Então comece a pensar agora mesmo para quem você vai vender bolsas. Decidido isso fica fácil compreender o que o seu produto precisa ser para dar certo no mercado.
O planejamento do seu negócio é fundamental!
Se você quer mesmo montar uma empresa de sucesso, essa dica de como montar uma fábrica de bolsas não pode ser pulada de jeito nenhum! Montar um bom planejamento do seu negócio vai te ajudar a construir um projeto com base forte.
Mais da metade das empresas acaba falindo nos seus primeiros cinco anos de vida e isso tem muito a ver com a falta de planejamento dos seus idealizadores. Não cometa o mesmo erro que eles.
Se por acaso você não sabe montar um plano de negócios ainda, não tem problema. Pegue caneta e papel e vá anotando tudo que pensa sobre a sua fábrica. Depois de colocar todos os seus objetivos é hora de analisas suas possibilidades atuais.
Esses dois cenários vão permitir que você crie as estratégias necessárias de acordo com o que você tem hoje. Vai ser possível ver o negócio inteiro, antes mesmo dele sair do papel.
Isso te ajuda a evitar alguns prejuízos e também a traçar as melhores estratégias para ter sucesso.
Como montar uma fábrica de bolsas: Dicas fundamentais!
Para te ajudar a realizar o sonho de trabalhar por conta própria, listei os principais pontos que deverão ser incluídos no planejamento dos eu negócio. Com eles você vai compreender melhor como montar uma fábrica de bolsas que realmente dê resultados.
Uma coisa que é importante eu falar é que nada vai adiantar ter acesso a essas informações, ter esse tipo de conhecimento, se você não estiver disposto a colocar em prática.
As coisas só irão acontecer de fato quando você começar a colocar no seu dia a dia tudo que aprender. Só assim você vai mesmo conseguir abrir uma fábrica de bolsas e começará a ganhar dinheiro com ela.
Não se esqueça disso, ok? Então vamos lá!
1. Regularize o seu negócio
Uma das coisas mais importantes de como montar uma fábrica de bolsas é procurar a prefeitura do seu município ou outro órgão que seja responsável pela regularização de novos negócios.
É super importante começar o seu investimento com o pé direito! Não queira dar aquele velho jeitinho brasileiro, está bem? Se é para montar um negócio de sucesso, faça isso da forma correta.
2. Escolha a melhor localização
Na hora de planejar a sua fábrica de bolsas, você deve ter o cuidado de pesquisar bastante antes de selecionar o local onde ela será instalada.
Nesse momento, leve em conta alguns aspectos, como concorrência, público-alvo, visibilidade, segurança e limpeza. A localização também deve ser, de preferência, privilegiada, já que isso pode ser determinante para o sucesso do seu negócio.
O ideal é que a sua fábrica seja instalada em um espaço que tenha uma boa circulação de pessoas e que seja preferencialmente próximo a centros comerciais. Além disso, é importante pensar em um local de fácil acesso tanto para os fornecedores de matéria-prima quanto para os seus entregadores.
Você também deve se certificar de que o espaço escolhido conte com os serviços essenciais para o funcionamento da sua fábrica (água, luz, esgoto, internet, telefone e outros).
É interessante ainda que você selecione um local em bom estado de conservação (para evitar gastos com reformas) e que te permita expandir a produção mais para frente.
3. Estrutura da fábrica de bolsas
Após selecionar o local em que você irá instalar a sua fábrica de bolsas, você deve começar a pensar na estrutura e nos espaços que deverão fazer parte dela.
Nesse caso, pode ser necessário fazer algumas adaptações no lugar escolhido, o que irá demandar maiores investimentos.
Além da área de produção das bolsas, que pode ter em média 100 m² (com a possibilidade de expansão) e deve ser dividida em vários espaços (sala de corte, costura, acabamento, embalagem etc.), a sua fábrica deverá contar com:
- Dois depósitos (um de matéria-prima e um de produtos prontos);
- Área de carga e descarga;
- Estacionamento;
- Sanitários;
- Vestiários;
- Local para refeições dos funcionários;
- Escritório administrativo;
- Recepção.
Se preferir, você também pode instalar uma loja de bolsas anexa à sua fábrica. Assim, você contará com mais uma forma de venda e pode atrair ainda mais clientes, especialmente se você seguiu a primeira dica.
4. Adquira os equipamentos adequados
Outro ponto que deve ser levado em conta nessa lista de como montar uma fábrica de bolsas é a compra dos equipamentos de produção e outros utensílios que serão utilizadas na confecção dos produtos.
Você deverá adquirir máquinas de costura, mesas para cortar os tecidos, cadeiras, armários para o armazenamento de matéria-prima, pequenos utensílios (tesouras, giz de tecido, lápis etc.)…
Pode ser interessante que você busque o auxílio de outros profissionais que já tenham experiência no ramo e que possam te dar outras dicas de quais equipamentos são necessários nesse tipo de negócio.
5. Contrate excelentes profissionais
Tão importante quanto a localização e os equipamentos, é a equipe de funcionários que você irá contratar para a sua fábrica de bolsas.
Nesse momento, você deve se certificar de que os profissionais tenham experiência no ramo e que trabalhem de forma responsável.
Para que o seu negócio possa funcionar, você deverá contar com profissionais para todas as etapas de produção das bolsas (desde o desenho até o acabamento), um gerente administrativo e financeiro (que pode ser você mesmo), um ou mais vendedores, um auxiliar de limpeza, um estoquista e empacotadores para embalar as mercadorias.
6. Aposte na variedade dos modelos
A produção de uma grande variedade de modelos pode ser um diferencial para a sua fábrica de bolsas. Nesse caso, aposte em diferentes materiais (couro, pano etc.), tamanhos (do infantil até o adulto), cores e preços (das mais populares até as mais sofisticadas).
Assim, você com certeza irá agradar a um bom leque de clientes e poderá vender os seus produtos a diferentes tipos de lojas.
Acima de tudo, é fundamental que você ofereça produtos de qualidade. Afinal, não adianta produzir lindas peças se elas não forem resistentes, duráveis, versáteis e, acima de tudo, que estejam na moda.
Ou seja, a sua marca deve ser lembrada não só pela estética das bolsas, mas por todo o conjunto que as peças oferecem.
7. Divulgue bastante
Para vender as bolsas, você deverá levar o seu negócio ao conhecimento de um grande número de pessoas. Isso se torna muito mais fácil se você adotar algumas estratégias de divulgação que irão influenciar diretamente os resultados e os lucros da sua empresa.
Distribua cartões de visita e panfletos em locais estratégicos, pois esses são métodos que costumam alcançar muitos clientes.
Além disso, você pode apostar no famoso boca a boca, uma técnica que dá certo em qualquer tipo de negócio. Conte para todos os seus conhecidos e deixe que a notícia se espalhe para diversos lugares.
Uma delas, talvez a mais utilizada nos tempos atuais, é a divulgação por meio da internet. Isso porque a maioria das pessoas está conectada no mundo virtual, especialmente em redes sociais como o Facebook e o Instagram. Por isso, aproveite essa realidade e divulgue bastante os seus produtos na internet.
Você também tem a opção de criar um site para a sua empresa, lembrando-se de que é importante publicar boas fotos das bolsas para atrair os clientes. É pelo site que você poderá vender a um número variado de clientes, principalmente para lojas.
Além dessas estratégias de divulgação, é interessante que você participe de feiras e eventos voltados a esse segmento, bem como procure diversas lojas onde você possa colocar os seus produtos à venda.
A regra é simples: quanto mais pessoas souberem do seu negócio, melhor será para os rendimentos mensais da sua empresa.
8. Faça parceria com revendedores
Que tal entrar na lista de fornecedores de bolsas para quem deseja trabalhar com revenda? Essa é uma ótima opção para você conseguir ter maior alcance da sua marca e ganhar dinheiro.
Tem muita gente por aí que tem interesse em se transformar em uma revendedora de bolsas e a partir do momento que você abre essa oportunidade só tem o que ganhar.
Pense nisso!
Leia também: Fábrica de bolsas personalizadas
O que está esperando para começar?
Depois de ler essas dicas de como montar uma fábrica de bolsas, tenho certeza de que você ficou inspirado para investir no seu próprio negócio e alcançar a tão sonhada autonomia.
Por isso, comece agora mesmo a planejar e surpreenda-se com os resultados positivos que esse tipo de investimento pode oferecer, principalmente se você fizer um bom planejamento. Aproveite!
22 comentários
Edwiges Batista
Tenho interesse em fabricar e vender bolsas feminina, vou fazer o curso e tudo esta nas mãos de Deus para da certo, estou cansada de trabalhar para outros, quero abrir meu próprio negocio, sei que esse vai ser um grande desafio mas estou com muita fé e animada.
Marcia Helena Ferreira Senra
Bom dia. Estou interessada em começar a fazer bolsas , sou costureira mas nunca fiz bolsas. Vocês podem me indicar um curso? Obrigada.
GEUZIMERY CARVALHO FELIPE VIEIRA
já possuo uma pequena fábrica de bolsas e gostaria de saber onde adquirir matéria prima, tipo courino, verniz, etc com preço melhor.
Vera
Adorei ás dicas, vocês dão curso?
Osmar Lingiardi
Boa tarde, temos uma fabrica de Bolsas em couro legitimo há muitos anos. Fabricamos bolsas femininas e Masculinas em couro legitimo e também em Volary com acabamento em couro,Fazemos também personalizado para empresas.Se houver interesse me procure.
Maria José
Bom dia Sr. Osmar!
Onde fica a sua fábrica de bolsas. Tenho interesse em produzir bolsas e estou procurando uma fábrica que trabalhe com couro legítimo. Por favor, entre em contato comigo por email.
ZILDETE CALDAS REIS VIEIRA
Osmar onde fica a fábrica de vocês?
Gostaria de mandar fazer bolsa personalizada.
Haroldo carvalho
Gostaria de manter contato com vocês,trabalho no mercado de bolsas alguns anos meu nome é Haroldo
NIVEA RITA DE CÁSSIA SILVA
Boa tarde!
Osmar o meu interesse é em aprender, vou fazer um curso em julho/18, gostaria de um estágio, pois pretendo fabricar.
Edna Meneses
Ola….
Obrigada pelas dicas foram excelente!
Gostaria de iniciar logo, estou animada.
Mais gostaria de saber qual tipo de máquina reta! Seria a reta industrial comum?
Bjks
Alaí
quero fabricar bolsas feminina em couro
Rafael
Tenho equipe de vendas e procuro fabricantes de bolsas em couro sintetico.
Urgente!
Daniela Fernandes
ola rafael ja trabalho com bolsas a um tempo,agora estou fabricando se tiver interesse so entrar em contato comigo
David Ricardo Massola
Olá , Boa noite me chama no whatsapp tenho interesse em estar revendendo bolsas , gostaria de um catalogo com valores e os itens , por favor chamar no whatsapp ( 11) 98837 2656
Luciana Silva
Tem contato?
Juliana Hass
Bom dia, qual sua localização? tem telefone para contato?
Daniela
Olá Rafael tenho uma pequena fábrica de bolsas se houver interesse
Haroldo carvalho
Olá meu nome e Haroldo,tenho interesse de conversar com você
henrique maranzatto
tenho pequena fabrica todas as maquinas mais ainda produção pequena
RENATA DAMASCENO DE
QUAL A CIDADE ????
Douglas H
Olá Henrique, quais as máquinas você utiliza?
fatima guimaraes
Quero e vou colocar em pratica meu plano de produção e vendas de bolsas.