Como montar uma empresa de personalizados para festas?

Publicado por Jéssica Trabuco em 29 de outubro de 2018

A partir de agora eu vou te apresentar todos os passos importantes de como montar uma empresa de personalizados para festas aí na sua região! Se esse é o seu objetivo, as informações que eu trouxe vão te ajudar.

É visível o quanto o mercado de papelaria personalizada – e principalmente quando estes estão relacionados a festas e decorações – tem crescido. Justamente por isso, muitos novos pequenos empreendedores têm escolhido esse nicho do mercado para começar as suas atividades no mundo dos negócios.

Essa possibilidade de se trabalhar produzindo artigos personalizados para festas, e de estar em um mercado com uma demanda tão crescente é bastante atraente aos olhos de um novo investidor, não é verdade?

É importante manter sempre em mente, no entanto, que não adianta o mercado ser próspero para o negócio vingar e ter sucesso, mas sim é preciso, além de ter uma afinidade com ele, ser também bastante perseverante e se dedicar muito ao trabalho.

Se você está disposto a pagar o preço do trabalho e da dedicação pelo seu negócio, fique aqui comigo e aprenda, de uma vez por todas, como montar uma empresa de personalizados para festas!

O mercado é bom?


Aqui no blog fizemos um artigo explicando o passo a passo de como montar uma loja de produtos personalizados e tem sido o maior sucesso, sabe por quê? Esse é um ramo que não precisa necessariamente de um grande investimento, mas o retorno pode ser de 100%.

É a mesma situação de abrir uma empresa de personalizados para festas! Vivemos em um país onde a sua população é conhecida pela alegria e justamente por fazer festa em quase todas as ocasiões.

Além das mais tradicionais, como aniversários e casamentos, ainda existem aquelas festinhas da empresa, de alunos da faculdade ou qualquer outro tipo. Sabe o que isso significa? Muito dinheiro que você pode ganhar com personalização.

É claro que outras pessoas também já repararam a oportunidade que é investir nesse segmento e você terá concorrentes. Só que isso não deve fazer você desanimar, muito pelo contrário! Deve servir de incentivo para você trabalhar ainda melhor!

Como montar uma empresa de personalizados para festas: 6 pontos importantes!


como montar uma empresa de personalizados para festas

Aqui, nós estaremos te ajudando com esse início de um novo negócio – mais precisamente, com a abertura de uma nova empresa -, pois a gente sabe que começar nem sempre é fácil.

Então, para te ajudar a entender como você deve dar cada passo para poder finalmente abrir o seu próprio negócio, a gente vai separar cada uma dessas etapas em tópicos.

Lembre-se também que a ideia é te mostrar como montar uma empresa de personalizados para festas de forma geral, mas que é fundamental que você adapte essas informações de acordo com a sua realidade e com os seus objetivos.

Outra coisa que você não pode esquecer é que esse conteúdo só vai fazer diferença na sua vida se você tiver mesmo disposto a colocar em prática e trabalhar por ele.

Agora vamos ao passo a passo:

1. Defina o seu público-alvo

Estamos falando de artigos personalizados para festas, certo? Então, é importante que, pelo menos no início, você defina o seu público.

Defina se você quer atingir um público infantil, um público jovem, adulto, se você quer se voltar para casamentos, formaturas etc. E lembre-se de pensar em uma classe social para focar também.

Isso é importante por vários motivos, por exemplo: com o público segmentado, você já saberá para quem direcionar a divulgação do seu trabalho, assim como já poderá começar a produzir produtos diversos dentro desse universo para construir um portfólio.

Além disso, você não precisará acumular um enorme estoque de matéria-prima de todo tipo de produto, mas sim, terá aqueles mais comuns àquele público específico.

Claro que isso não te impede de, futuramente, ir expandindo a sua empresa e englobando outros públicos – na verdade, o ideal é que você trabalhe para isso mesmo.

2. Pense nos produtos

Falando em matéria-prima e em estoque, você deve lembrar que você estará produzindo algum (ou alguns) produtos personalizados e que esse universo dos personalizados para festas é gigantesco.

Ou seja: você precisa definir quais tipos de produtos personalizados você pretende fazer, como por exemplo:

  • Copos
  • Canecas
  • Camisetas
  • Chaveiros
  • Chinelos
  • Canetas
  • Caixinhas
  • Guardanapos de papel personalizados
  • Lembrancinhas
  • Kits
  • Materiais impressos
  • Materiais diversos de decoração

3. Escolha um local

Bom, estamos falando aqui de abrir uma empresa. Para que você consiga se dedicar a esse trabalho de fazer materiais personalizados para festas de qualidade, de forma profissional, cumprindo prazos etc., você vai precisar de um local para realizar essa atividade.

É fato que para isso você não precisa, necessariamente, se preocupar em adquirir um imóvel para montar esse negócio – pelo menos não agora no início -, mas sim pode começar fazendo isso na sua própria casa.

O importante é que, nesse caso, você tenha um lugar onde possa se concentrar, se dedicar e, principalmente, armazenar com cuidado todos os artefatos que produzir.

abrir uma empresa de personalizados para festas

4. Divulgue o seu trabalho

Graças a toda essa tecnologia e ao acesso à internet que nós temos hoje, a divulgação de um produto ou um serviço deixou de ser algo exclusivo de altos preços por alguns segundos de propaganda no rádio ou na TV.

Hoje, nós podemos facilmente fazer o uso das nossas tão queridas redes sociais – como o Instagram, o Facebook e até o próprio WhatsApp – para divulgar os nossos produtos, atrair novos clientes e formar novas parcerias.

Então, a dica que a gente te dá aqui é deixar o seu negócio, a sua marca presente – e sempre ativo – nas redes sociais: divulgue seu trabalho, divulgue promoções, faça sorteios, convide todo mundo que você conhece para as redes… enfim, esteja presente!

5. Os equipamentos necessários

Os equipamentos necessários para fazer materiais personalizados para festas vão variar de acordo com o tipo de produto que você deseja fazer, pois nesse nicho você poderá precisar de uma prensa para estampar camiseta ou canecas, de uma impressora, uma Silhouette, papéis etc. – são muitas possibilidades.

O “equipamento” que é 100% necessário, não importa qual produto você decida produzir, é conhecimento de desenho – seja à mão, seja pelo Photoshop, CorelDraw etc., criatividade e bom gosto.

Então, a dica aqui é: primeiro escolha o (ou os) tipo de produto que você deseja personalizar, e então se aprofunde mais sobre como você pode personalizá-lo – às vezes você não precisa nem mesmo de máquinas, apenas uma caneca ou uma camiseta, algumas tintas e pincéis.

Esse é um dos pontos mais importantes de como montar uma empresa de personalizados para festas e é onde muita gente erra, então todo cuidado é pouco!

6. Legalize a sua empresa

Se o seu desejo é já começar tendo a credibilidade de uma empresa legal no mercado, a gente super indica que você tenha um CNPJ.

A boa notícia é que se você pretende começar sozinho ou com um parceiro, você pode abrir um MEI (Microempreendedor Individual), o que dá para fazer muito facilmente, em apenas alguns minutos e a apenas alguns cliques.

Comece a montar o seu negócio!


Agora que já sabe como montar uma empresa de personalizados para festas, use esse conhecimento ao seu favor e comece a montar o seu negócio!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

1 comentário

  • GLAUCIESTER RENATA CORREIA FIRMINO DE OLIVEIR

    Muito obrigada, amei essas dicas, só faltou acrescentar o custo que seria de pequena a médio porte.

    Mas ajudou muito, obrigada 😊

Deixe o seu comentário