Aqui neste post de hoje eu irei compartilhar algumas dicas muito importantes para quem ainda não sabe como montar uma empresa de cerimonial, mas que tem o sonho de trabalhar neste ramo!
Definitivamente, o mercado de organização de eventos sempre teve uma boa procura e os resultados costumam ser bons tanto para empresas do ramo quanto para organizadores autônomos que trabalham com pequenas festas.
Dentre elas, o casamento é uma das festas mais importantes na vida das pessoas e por isso requer uma organização com maior qualidade e a contratação de uma empresa de cerimonial tende a ser a opção mais lógica por parte dos noivos.
Aproveitando tudo isso, você poderá abrir sua pequena empresa de cerimonial e prestar os serviços necessários em sua região, mas lembre-se que existem vários detalhes que antecedem a abertura do negócio e eu irei tentar destacar um passo a passo aqui para quem está iniciando.
O que uma empresa de cerimonial faz?
Se você já tem conhecimento na área, provavelmente sabe muito bem quais são os serviços prestados por uma empresa de cerimonial, no entanto quem está apenas analisando esta ideia ou chegou aqui no meu blog por acaso pode não conhecer mais profundamente este mercado.
Então vamos aos detalhes: Basicamente a empresa dá toda a orientação necessária ao casal de noivos com relação à festa, planeja o evento de acordo o que eles desejam ter e se responsabiliza para execução de praticamente tudo o que a festa terá, deixando os noivos totalmente despreocupados, já que a verdadeira função de uma empresa de cerimonial é facilitar a vida dos noivos e dos seus familiares.
Então se você chegou até aqui querendo mais dicas sobre como montar uma empresa de cerimonial, saiba que a sua empresa ficará responsável pelo cerimonial, produção de lembrancinhas, Buffet, fotógrafos, serviços de recepção, decoração do ambiente, cantores e DJ’s, garçons, segurança e uma série de outros detalhes.
Então você precisará ter uma variedade de produtos e opções para que os noivos possam escolher o que deseja ou quem sabe até mesmo produzir algo personalizado, como a decoração, os bolos e lembrancinhas exclusivas.
O que a maioria das empresas de cerimoniais fazem é terceirizar uma boa parte dos serviços, firmando parcerias com floristas, decoradores, confeiteiros, pessoas que fazem lembrancinhas e outros mais.
Localização para montar uma empresa de cerimonial
O que você precisará, na verdade, é de um escritório bem organizado onde receberá seus clientes para tratar de todos os detalhes do casamento.
Portanto, é muito importante que este estabelecimento seja em um local bem visível e de fácil acesso, porque assim facilitará tanto para quem já conhece sua empresa quanto para quem está apenas procurando algo do tipo.
Dessa forma, poderá ser no centro da cidade ou nas proximidades, existe a possibilidade de montar bem próximo a uma loja de noivas ou de aluguel de ternos, por exemplo.
Na parte interna da sua empresa poderá expor os principais tipos de produtos que costumam ser usados nos casamentos, então disponha uma variedade de lembrancinhas, tenha fotos de decorações para que os clientes possam escolher, cardápio de buffets, tipos de bolos e outros mais.
Além disso, vale ressaltar que em muitos casos o atendimento pode ser feito também em domicílio e alguns serviços como a prova dos bolos também poderão ser realizados tanto na casa dos noivos quanto no seu próprio escritório. Disponha assim de um ambiente amplo, com bons estofados, ar condicionado e boa decoração.
Como montar uma empresa de cerimonial?
Antes de montar uma empresa de cerimonial é recomendado estudar bastante este mercado, ganhar experiência e assim se aperfeiçoar ainda mais para se tornar um cerimonialista de grande qualidade. Pois um dos grandes trunfos que um empreendedor no ramo precisa é construir uma ótima reputação no segmento de organização de festas para casamento.
A partir do momento que iniciar o negócio é preciso se preocupar também com a legalização na nova empresa, então procure um escritório de contabilidade e dê os primeiros passos para obter seu CNPJ, as licenças necessárias, registro para emissão de notas fiscais, alvará da prefeitura municipal e uma série de outros detalhes que um contador vai lhe ajudar bastante.
Com relação aos funcionários, boa parte deles não precisam ser fixos e podem ser contratados apenas para cada evento que for realizar, pois vai depender do tamanho da cerimonia.
Dentre os principais, você irá precisar de cozinheiras, salgadeira, fotógrafos, seguranças, garçons, recepcionistas, decoradores, pessoas responsáveis pela iluminação e vários outros que podem ser contratados.
O que uma empresa precisa de fixo, geralmente é apenas o cerimonialista (que poderá ser você mesmo), uma recepcionista e mais um ou dois auxiliares para executar os serviços.
Quanto preciso para abrir um negócio de cerimoniais?
Obviamente não tem como montar uma empresa de cerimonial sem investir pelo menos uma pequena quantia inicial, mas geralmente o custo relacionado à estrutura da empresa será baixo.
Até porque, a maioria dos produtos usados nos eventos são alugados e através da terceirização de serviços se torna menor o custo para a empresa responsável pelo cerimonial.
Em média você precisará investir entre R$ 25 e R$ 50 mil Reais para iniciar um negócio de médio porte, necessitando apenas de computadores, alguns móveis para escritório, estofados para recepcionar os clientes, investirá na decoração interna e na compra de outros acessórios básicos.
Como divulgar uma empresa de cerimonial?
Naturalmente não basta apenas saber como montar uma empresa de cerimonial, mas também é preciso traçar algumas estratégias de posicionamento no mercado para conseguir chegar ao seu público alvo e ser contratado para realizar um evento.
A tendência é que seus clientes sejam pessoas de classe média e alta, então uma boa divulgação é muito indicada para conseguir mostrar a cara da sua empresa, mas o que vai prevalecer acima de tudo é a reputação que você conquistar no mercado.
Então a minha indicação é que foque em atender com qualidade, preste serviços excepcionais, trabalhe com empresas parceiras que tenham o mesmo propósito e se organize para cumprir tudo que for combinado no prazo estipulado.
Dentre as mídias de divulgação atuais, a que eu mais recomendo que você foque é na internet, porque desta forma é possível atingir uma gama de pessoas muito maior em sua região e ganhar mais clientes.
Anunciando dentro do Facebook, por exemplo, é possível segmentar seu anúncio apenas para sua cidade ou região e exclusivamente para pessoas com relacionamentos sérios, por exemplo, ou que curtem assuntos relacionados a casamento.
Em todo caso, é fundamental ter um site próprio, perfil nas redes sociais, disponha o número de telefone sempre de forma fácil no seu site e capriche na atração de pessoas interessadas. Poderá usar ainda anúncios em programas de rádio, outdoors, anúncios em jornais, catálogos telefônicos ou algo do tipo.
Leia também: Como montar um buffet infantil
Montar uma empresa de cerimonial dá dinheiro?
Este é um mercado que tende a ser bem lucrativo sim, mas tem seus altos e baixos, então o empreendedor precisa ter um capital de giro sempre disponível para manter o negócio caso os contratos para realização de eventos diminua durante alguns períodos do ano.
É preciso destacar ainda, que boa parte do dinheiro recebido do cliente irá para as empresas ou pessoas que prestam serviços terceirizados para você, então o seu lucro final será bem menor, mas mesmo assim vale muito a pena.
Estima-se que o faturamento líquido (após pagar os terceirizados) fique na faixa dos R$ 20 a R$ 60 mil Reais mensais para uma empresa de médio porte no ramo de cerimoniais.
Enfim, estimo que todas as dicas de como montar uma empresa de cerimonial que eu procurei destacar aqui tenham sido úteis e lhe desejo muito sucesso com seu novo negócio, porque se focar em trabalhar com qualidade, certamente as chances de atingir seus objetivos são muito grandes.
Agora só peço que estude um pouco mais este modelo de negócio e dê os primeiros passos o quanto antes, porque o mercado está carente de bons profissionais. Abraços…
2 comentários
Ivanilda da Silva
Muito obrigada..gostei das dicas q vc passou .vou colocar em prática!!
Gerlane
Gostei muito da matéria, me ajudou bastante e tirou as minhas dúvidas.