Como montar um ferro velho

Publicado por José Neto em 9 de fevereiro de 2021

Ainda não sabe como montar um ferro velho, mas está pensando em abrir um negócio do tipo? Então nós preparamos dicas que podem lhe ajudar!

Esse é um tipo de negócio pouco comentado, mas que sempre existiu no mercado desde a popularização dos carros. Afinal é uma maneira de reutilizar boa parte das peças de muitos veículos e ainda ganhar dinheiro com algo que ficaria ali jogado, caso não existissem empresas especializadas na desmontagem desses veículos.

Então nesse artigo de hoje eu irei lhe ajudar a começar um ferro velho, através de dicas rápidas que lhe ajudarão a entender um pouco mais do que precisa para montar seu negócio nesse ramo!

Como montar um ferro velho?


Encontrar um local para funcionamento do seu ferro velho será a primeira necessidade. Com base nisso, será necessário buscar um local amplo onde possa lidar com o desmanche e venda das peças retiradas.

Para montar um ferro velho pequeno será preciso um espaço com cerca de 350 m² para iniciar as atividades. No entanto alguns negócios do tipo são montados em áreas superiores a 500 m², já que tudo depende da quantidade de veículos que irá desmontar.

Este espaço poderá ser dividido entre a área de desmanche, local para limpeza e seleção de peças, espaço para armazenar sucatas, a loja onde efetuará as vendas e pelo menos 2 banheiros.

A contratação de funcionários será algo indispensável, já que precisará ter pelo menos 1 pessoa responsável pelo desmanche, 2 pessoas trabalhando na seleção, higienização e etiquetagem, 1 pessoa trabalhando na loja e você como supervisor geral. Lógico que dá para começar com menos pessoas, portanto faça um planejamento e veja como irá funcionar seu ferro velho!

como montar um ferro velho

Como funciona um ferro velho?


Muita gente que está começando no ramo acredita que basta apenas comprar um veículo, desmonta-lo e começar vender suas peças.

Em tese, é praticamente dessa forma que funciona alguns ferros velhos, no entanto com as novas regras do Detran se tornou mais rigoroso. Já que você precisará emitir nota fiscal de entrada para cada veículo comprado para desmanche, terá até 5 dias para solicitar a baixa desse veículo junto ao Detran e somente depois disso poderá desmonta-lo dentro de um prazo de até 10 dias.

Após a retirada e higienização das peças, elas deverão ser etiquetadas com código de barras e registradas no banco de dados do Detran em até 5 dias. Pois dessa forma a fiscalização terá controle sobre as peças usadas que estão sendo comercializadas no mercado, visando diminuir o desmanche de veículos roubados.

Na hora da venda você precisará emitir nota fiscal eletrônica de cada peça vendida e todos os documentos dos veículos desmontados precisarão ser guardados por 10 anos.

Essas são as novas regras de funcionamento para um ferro velho legalizado. Então de um modo geral, os veículos chegarão ao seu estabelecimento, será feita uma descontaminação, fará todo o processo que eu descrevi anteriormente e em seguida as peças estarão prontas para venda. As peças que não terão utilidades, irão para a sucata.

Legalização do ferro velho


Até hoje ainda existem ferros velhos ilegais, no entanto as prefeituras municipais juntamente com os Departamentos de Trânsito estaduais estão exigindo a legalização de todos esses estabelecimentos. Portanto se você chegou até aqui querendo saber como montar um ferro velho, saiba que será preciso fazer tudo de forma legal.

O Detran é quem fiscaliza os desmanches de veículos, portanto antes de abrir o seu é preciso solicitar a licença de atuação junto a este órgão.

A primeira licença tem validade de 1 ano, já a partir da segunda licença você terá 5 anos para renova-la. Além disso, será preciso solicitar o alvará junto a secretaria de meio ambiente e os bombeiros.

Obviamente será preciso ter muita paciência e persistir bastante para juntar toda a documentação necessária e ir frequentemente a estes órgãos até conseguir sua licença de funcionamento.

Após isso, o seu ferro velho passará a ser um CDV (Centro de Desmanche Veicular). Vale ressaltar que ao se tornar um ferro velho legalizado, você não poderá exercer outras atividades em paralelo, como é o caso de uma oficina no mesmo local, retificadora ou venda de peças novas.

Como conseguir veículos para ferro velho?


A verdade é que ninguém vai chegar lhe dando de graça um veículo para desmanche, portanto a maneira mais comum para se conseguir veículos para seu ferro velho (seja motos ou carros), é comprando de leilões.

Na maioria dos lugares é feito leilões de veículos 2 ou 3 vezes por ano, que são aqueles veículos apreendidos pela polícia e só serve para desmanche, não podendo voltar a circular.

Uma outra forma é comprando veículos batidos. Sim, muitas pessoas sofrem acidentes hoje em dia e seus veículos ficam parcialmente ou totalmente destruídos, então acabam vendendo para ferros velhos. Aí entra o seu negócio, já que poderá reutilizar muitas peças desses veículos.

Ferro velho

Clientes e venda das peças usadas


Os principais clientes de um ferro velho são as oficinas, que acabam recebendo veículos para realizar determinados serviços e buscam peças de boa qualidade em ferros velhos. Quem possui um veículo mais antigo ou mesmo colecionadores, também podem necessitar de peças que só são encontradas na maioria das vezes em desmanches. Então estes serão seus clientes principais.

A venda geralmente acontece na própria loja no seu ferro velho, mas com a popularização do seu negócio, os donos de oficinas poderão apenas ligar e solicitar uma determinada peça. Então você poderá oferecer a entrega, que é uma maneira de ganhar ainda mais clientes.

Uma outra maneira de expandir suas vendas e fazer com que seu ferro velho gere ainda mais dinheiro é vendendo peças usadas pela internet. Tudo o que você precisa é criar uma loja virtual própria, tirar fotos das peças e escrever uma descrição sobre cada uma delas.

Assim, as pessoas que estão procurando peças usadas, poderão comprar pela internet e você envia a peça pelos Correios ou por alguma transportadora.

Vale a pena abrir um ferro velho hoje em dia?


Até aqui eu procurei lhe mostrar algumas dicas e informações sobre como montar um ferro velho bem organizado e dentro das leis atuais, mas a dúvida que fica é se vale a pena ou não investir nesse negócio?

Em minha opinião, compensa sim, principalmente por conta da grande quantidade de veículos que estão circulando em todos os lugares, então o ferro velho acaba sendo uma alternativa de negócio para suprir as demandas que há nesse mercado.

Talvez de inicio você não conseguirá atingir bons resultados, mas a longo prazo o seu negócio tem tudo para se estabilizar e começar gerar dinheiro.

Espero que você tenha gostado do conteúdo sobre como montar um ferro velho e que possa obter muito sucesso investindo nesse novo negócio. A dica final é a de sempre: Planeje com cautela e coloque em prática suas ideias, pois os resultados podem ser surpreendentes ao começar trabalhar por conta própria!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

16 comentários

  • Leandro santos

    Boa noite eu estou para abrir um sucateiro e sentro de abate quais sao as primeiras maquinas que e preciso e quais sao as coisas nessesarias para manter uma firma pequena de sucata aberta

  • augusto braga

    Pois é, qual a logica de não se poder vender peças novas também, se elas são compradas de empresas e terá também as notas de entrada, e porque não se poder efetuar a recuperação de algumas peças de lataria e também não ser possível a instalação no veiculo do cliente quando o mesmo solicitar mediante a compra. O problema é que nesse pais as normas são feita por umas bestas que não trabalham na área e ferram com tudo, se acham sabedores de tudo simplesmente por estarem em um cargo q muitas das vezes foi por indicação e não por conhecimento do ofício. Essa nova modalidade de trabalho foi inventada pela nossa sabichona PRESIDENTA Dilma, em 2014, e por ai já pra se ter uma ideia de como não funciona e quando se tentar colocar pra rodar vai ser difícil a coisa ficar redonda.

  • Luiz Carlos correa da silva

    Preciso saber quais documentos sao preciso para mim abrir meu desmanche?

  • FILIPE SPOLAVORI CARDOSO

    essi e o problema ninguem explica certinhu os documentos necessarios e por onde começar todo mundo sabe que a pior parte e a parte da papelada pois nada nesta merda de pais e facil ainda mais quando se fala de detran,como essi pais a uma bagunça acho que o mais facil e começar ilegal ate bater uma fiscalizaçao e vir e te dizer o que presisa fazer pra se legalizar,deve ser mais rapido se legalizar assim do que começar do zero ja legalizado.

  • VALMIR NUNES

    Quanto gasto em média para abrir um CDV no RS?

    • FILIPE SPOLAVORI CARDOSO

      problema e que ninguem diz qual e a documentaçao necessaria,pois essi pais e uma bagunça e nosso estado pior ainda,eu tbm tenho muita vontade de abrir um mas so de ir na prefeitura ja desanima o cara pq ninguem sabe te explicar nada nem o que realmente presisa e uma bagunca total.

  • marcelo cardoso de aquino

    ola eu gostaria de abri um ferro velho trabalha com materias como papel,sucata,aluminio etc.gostatia de dicas como começa
    Por favor eria gosta de umas dicas acho que tem espaço para todos.

  • Junior Lima

    como devo proceder passo a passo ? por onde começar prefeitura detran?

  • Sinvau Barbosa da Silva

    Que pena que não informou quais as peças que podem ser vendidas.

  • ALGUEM SABE ME DIZER QUANTO TEMPO DEMORA PRA SAIR O CREDENCIAMENTO DE DESMANCHE DEPOIS QUE ENREGAMOS TODOS OS PAPEIS NO DETRAN ?

  • Bom quero montar um tipo de ferro velho .
    Faço capitação de peças automotivas , conserto e revendo já faço isto .
    Algumas empresas não compro por motivo que não tenho CNPJ . Que tipo de empresa tenho q abrir . Normalmente é compra reforma e venda .
    A venda seria peças recuperadas

  • Jonatas Garcia da Costa,

    o pior e que trabalhar com desmanche legalizado em 100 por cento fica 20 para compra de veiculos 20 para despesas e 60 para o governo , sem contar que os clientes pensam que se compram uma peça tem que levar outras de graça

    • Rodney Rondolf

      É cara, o monstro devorador de almas o governo é implacável e tem um apetite vorás, nada cresce nesta terra, o governo consome nosso animo e esperança, suga nossas energias e nossa vontade de prosperar! Esta é a republica, que nunca funcionou!

  • Adelzia vieira de oliveira

    tenho um pequeno ferro velho, saio com carro na rua comprando sucatas e revendo depois de fazer um montante .so que querro expandir meu negocio,compro tudo ; fogão , geladeira etc…. quero ser legalizado,tem como?

    • Italo freires da rocha

      Gostei da. Informações. Mas só fiquei em dúvidas do por que. Não pode. Te um. Outro negócio. Paralelo
      Eu tenho enmemte de monta um. Cdv. Mas também. Quero monta uma. Tonearia. Porque. Quando um. Não. Da certo eu. Não. Fico no. Prejuízo

  • OLA ESTOU QUERENDO ABRIR UM DESMANCHE NA MINHA CIDADE POIS NÃO TEM NENHUM LEGALIZADO SERÁ Q CONSIGO? POR ONDE COMEÇO ? PODE VENDER TODAS AS PEÇAS DO VEICULOS ? OUVI FALAR NAS ETIQUETAS QUE O DETRAN EMITEM E MUITO CARO? COMO FUNCIONA MAIS DETALHES POR FAVOR.

Deixe o seu comentário