Para montar um cartório você precisa passar por um concurso público ou investir em uma franquia. Abaixo eu vou te explicar essas duas alternativas e dar algumas dicas e informações que podem te ajudar no processo.
Observe:
1. Montar um cartório através de concurso público
Antigamente para abrir um cartório você precisava ter influência, ter alguém que indicasse ou simplesmente ter um bom dinheiro. Hoje em dia as coisas são bem diferentes!
A Lei 8.935 de 18 de novembro de 1994, descreve a necessidade de passar por um concurso público e cumprir com alguns requisitos:
- Nacionalidade brasileira;
- Capacidade civil;
- Quitação com as obrigações eleitorais e militares;
- Diploma de bacharel em direito;
- Comprovante de inexistência de antecedentes criminais ou civis;
- Verificação de conduta digna para o exercício da profissão.
Como estamos falando da prestação de serviço que tem a ver com o Poder Público, é primordial que o dono do negócio seja formado em direito. já que ele precisa compreender das leis e dos direitos e deveres do cidadão.
Esse concurso é realizado por meio de algumas fases:
Prova objetiva
Uma prova eliminatória de múltipla escolha sobre matéria técnica e administrativa da natureza da especialidade (70% das perguntas), matéria de Direito sobre a especialidade (20% das perguntas) e conhecimentos gerais (10%) das perguntas;
Prova escrita e prática
Essa é uma fase classificatória onde será necessário fazer uma dissertação, uma peça prática e responder questões objetivas sobre a especialidade do cartório.
Prova oral
Também classificatória com questões sobre a especialidade do cartório.
Exames e títulos
Onde serão classificados os candidatos com os melhores currículos.
Mesmo aprovado por todas essas fases, será preciso passar pela avaliação de conduta. Nessa fase você terá que apresentar documentos que comprovem condições físicas, psicológicas e morais para exercer a atividade.
2. Montar um cartório através de franquia
Se você ficou assustado com todas as exigências para montar um cartório que mostrei acima, pode relaxar um pouquinho, porque o concurso não é o único caminho. É possível realizar o seu sonho através do investimento em uma franquia de cartório.
Já existe hoje em dia algumas empresas que trabalham dessa forma e que possibilitam que você gerencie uma unidade que disponibilize esses mesmos serviços.
O que você precisa saber de antemão é que por esse caminho o investimento inicial costuma ser um pouco maior. Fora isso, existe a vantagem de ter suporte e apoio profissional para o empreendimento – o que vejo com bons olhos.
Tem uma questão importante também: Não ache que o trabalho será menor por ser uma franquia, não. É preciso ter a mesma seriedade e compromisso.
3 franquias de cartório para você conhecer
Dei uma pesquisada e encontrei três franquias de cartório que podem chamar sua atenção:
Franquia Cartório Postal
Tem 20 anos de experiência na área e possibilita que o franqueado tenha um centro de conveniência com vários serviços de assessoria e intermediação cartorária para pessoas físicas e jurídicas. As informações financeiras serão dadas em contato direto com a empresa.
- Telefone: (11) 3103-0800
- E-mail: [email protected]
Cartório Expresso
É especialista em serviços de certidões e documentos com entrega em endereços em qualquer lugar do Brasil ou Exterior. Para informações financeiras e sobre o funcionamento da parceria é preciso entrar em contato direto.
- Telefone: (19) 3363-0697
- WhatsApp: (19) 98334-4795
Cartório Fácil
Entre os diferenciais da empresa estão:
- Lucro líquido aproximado em 60%;
- Prazo de retorno em até 24 meses;
- Suporte contábil, jurídico e arquitetônico;
- Não é necessário investir em estoque;
- Taxa de franquia atrativa.
Pra ficar claro: O que faz um cartório?
Todas as coisas burocráticas da nossa vida civil basicamente são feitas por meio de um cartório. Desde o registro de nascimento de um recém nascido, até a declaração de óbito: tudo isso é feito no cartório!
Isso significa que ter um cartório dá dinheiro e não é pouco! Afinal tudo isso exige custo e será necessário em vários momentos da vida de uma pessoa.
Os serviços realizados vão variar de acordo com o tipo de cartório que quer abrir:
- Cartório de Notas: Onde se reconhece assinatura, autêntica documento, lavra procurações e escrituras de todas as naturezas;
- Cartório de Protestos de Títulos: Onde se lavra protestos de títulos de documentos de dívidas e atos acessórios;
- Cartório de Imóveis: Onde faz registro de títulos, declarações sobre direito de imóveis reconhecidos em lei;
- Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas: Para registro de contratos, estatuto e compromisso de sociedades de vários tipos e registro de documentos;
- Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais: Para registro de nascimento, casamento, óbito e atos acessórios;
- Cartório de Registro de Contratos Marítimos e Serviços de Registro de Distribuição: Só funciona em alguns estados do Brasil e é voltado para transações de embarcações marítimas.
Pontos importantes na hora de instalar o seu cartório
Independente de você montar o seu cartório através do concurso público ou por meio da franquia, existem algumas coisas que são importantes e precisam ser consideradas para instalação e bom funcionamento dele.
Veja:
Escolha a localização perfeita
Por mais que seja um negócio que as pessoas têm necessidade dos serviços, quanto mais visível você for, melhor serão os resultados. Existem muitos cartórios que alguns nem sabem que existem em algum lugar e vão atrás de outro.
Por isso procure por uma região que seja de fácil acesso e que tenha grande fluxo de pessoas diariamente.
Organização é fundamental!
Você estará lidando com documentos importantes e o básico é ter organização! Com a tecnologia fica até mais fácil organizar algumas coisas, mas você ainda assim vai ter que lidar muito com papel.
Por isso crie uma estrutura bem arrumada, que funcione de forma que não dê a impressão para quem chegue por lá de que os papéis ficam amontoados de qualquer jeito. Não sei você, mas eu já tive essa impressão em vários cartórios que já fui.
Crie um local aconchegante e confortável, já que é comum que as pessoas esperem bastante tempo para realizarem seus serviços.
Quando falo de organização não é só a visível. Também é importante ser organizado com relação a prazos!
Tenha uma equipe qualificada
Algumas atividades dentro de um cartório exigem que as pessoas sejam concursadas, então você não terá muito o que fazer em relação a isso. No entanto, existem outras que não exigem concurso e é você que irá avaliar e contratar.
É importante que você tenha uma equipe que saiba e goste de lidar com pessoas! Bom atendimento é fundamental e é algo que está em falta principalmente em locais como cartórios.
Se você conseguir fazer isso terá um grande diferencial dos seus concorrentes e com certeza vai chamar a atenção por algo positivo.
Planeje, se organize e parta para a ação!
Agora que você já sabe como montar um cartório precisa planejar como fará isso. Veja suas possibilidades e comece a montar estratégias para tirar o projeto do papel e executá-lo. Essa pode ser uma ótima oportunidade de negócio se você estiver disposto a dar o seu melhor.
O importante é dar o primeiro passo. Não importa se o seu sonho é grande ou pequeno, comece e faça acontecer.
Assim eu tenho certeza que você terá bons resultados!
12 comentários
Rachel Lima Dantas
Gostaria de montar um Cartório Particular (Franquia).
Sou formada em pedagogia, mais tenho experiência cartorária a 26 anos. Trabalhei como Tabeliã Substituta do Cartório de Registro de imóveis, Notas, Títulos e Documentos, Pessoa Jurídica e Protesto de Letras tudo em um só Cartório Registral e Notarial do 1° Ofício (Extrajudicial) o qual foi comprado pelo meu avô na década dos anos 60. Foi passando de pai para filho… Agora é preciso prestar concurso público e não me escrevi porque não sou formada em direito, mais tenho todo o conhecimento cartorário.
Portanto gostaria de abrir um cartório franquiado e também gostaria de saber quanto irei gastar na abertura do mesmo?
Demetrius Ribeiro dos Santos
Gostaria de mais informação de valores iniciais para comprar uma franquia, moro em Recife/PE, seria viável montar um franquia nesta capital, pois já consta vários cartórios!
Manuela
Gostaria de montar um cartório, tenho imóvel no centro da cidade, mas não entendo nada de documentação cartorário. A franquia da o treinamento?
Carlos Carvalho
Para que eu possa abrir um cartório através de franquia, eu tenho que morar no município ou posso abri-lo em um município vizinho ou próximo?
Antônio Lima Cruz
Quais os procedimentos que devo fazer para abrir uma franquia de Cartório de notas?
Heloisa lara Ferreira Reis
Pretendo abrir um cartório com franquia podem orientar melhor ou indicar um consultor para ajudar.
Éverson
Gostaria de saber mais sobre a franquia de cartório
angela DUARTE
Gostaria de saber mais de como montar um cartório, qual investimento inicial?
danzer dantas
bom dia gostaria de m informar sobre valores e c tem a oprotunidade de montar um cartorio na cidade de toledo pr.
Marcos Carmona
Boa tarde,
A/C Diretor de negócios;
da: Montar um cartório
de Marcos Carmona;
Estou interessado em montar um cartório; Já tenho um ponto, muito movimentado, hoje esta como loja de colchões Ortobom,, mas vou mudar de atividade, motivo que gostaria de saber sobre as condições;
Quanto a equipe de profissionais creio de não terei dificuldades; tenho uma filha professora de universidade, esposa professor, com pedagogia, duas filhas fazendo faculdade, dois sobrinho recém formados advs; Já atuei como proprietário de imobiliária contendo 120 imóveis na adm , enfim, aguardo contato para saber detalhes; grato; Marcos Carmona – marcoscarmonaa/facebook
ivandro .
como posso buscar mais informaçoes meu municipio tem 6 mil habitantes .Qual local e contato aqui no rs para mim ver estas informaçoes.
Michel Aquino Paz
Qual o investimento mínimo para montar um cartório após a aprovação no concurso ?