Para muitos, só mais uma crise de meia idade, mas para outros, a oportunidade perfeita para recomeçar e garantir um futuro melhor. Afinal, como ganhar dinheiro depois dos 50 anos? É possível dar a volta por cima com esta boa bagagem?
A proatividade nessa etapa da vida vai além da questão financeira, pois entra também no campo da saúde. Às vezes, a pessoa nem precisa tanto do trabalho em si, mas sim da ocupação para preencher o dia a dia e manter a mente ocupada. Confira!
Precisando aprender como ganhar dinheiro depois dos 50 anos? Descubra 6 ideias interessantes
Se reencontrar no mercado de trabalho sempre foi assunto relevante, mas atualmente, o choque de realidade entre gerações muda tudo.
O rápido avanço tecnológico, o surgimento de dispositivos modernos e a própria internet, dificultam o reingresso das pessoas. Então, nesse momento você precisa parar um segundo e se questionar: no que eu sou realmente bom?
O que minha experiência me permite fazer? A minha profissão é necessária ainda hoje? E se eu me inteirar sobre o universo digital? Para essas e outras dúvidas, descubra como empreender aos 50 anos a seguir!
1. Mentoria e consultoria exige conhecimento e experiência
Vamos começar ao assumir que você tem experiência profissional de uma vida inteira. Vamos pegar o exemplo de professores, acadêmicos e até mesmo empreendedores que, hoje, se encontram sem um rumo profissional certo.
Em vista disso, a primeira ideia é oferecer serviços de consultoria na sua área de especialização. Inclusive, a mentoria é uma demanda que cresceu nos últimos tempos, onde profissionais com qualificação cobram pequenas fortunas.
Eu conheço um empreendedor com grande expertise comercial, daqueles que têm visão aguçada para a coisa. Atualmente, sua mentoria não sai por menos do que R$80.000,00, acredite se quiser.
Naturalmente, ele tem muita presença digital e arrasta sua audiência, o que facilita bastante seu novo emprego. E olha que hoje ele está no alto dos seus 55 anos.
DICA VALIOSA: construa sua presença digital, ofereça insights, dicas e destaque suas habilidades. Para além disso, participe de eventos do setor, faça networking e fique de olho nas plataformas para ganhar dinheiro!
2. Criação de conteúdo online e blogging
Você quer muito aprender como ganhar dinheiro depois dos 50 anos e pretende atuar em casa? Saiba que é totalmente viável estabelecer uma atividade remunerada, onde você ganha dinheiro escrevendo histórias.
Veja bem, não me refiro a você se tornar escritor(a), mas sim entrar na tendência da criação de conteúdo relevante para empresas e corporações:
- Estude o conceito do conteúdo Web.
- Há muitas plataformas específicas para freelancer.
- Você pode montar um blog pessoal para compartilhar histórias e vivências relevantes para certo público e monetizar a página.
- Se você tiver experiência em outros idiomas, hoje, muitas empresas pagam pela tradução de documentos.
3. Aposte no empreendedorismo online
Quer dizer que você tem o tato para vender e a lábia de um vendedor experiente? Você já imaginou empreender pela internet, seja ao revender produtos ou oferecer serviços? Essa é apenas uma das muitas facilidades do digital.
Nesse sentido, é possível montar uma loja virtual, onde você revende produtos com nichos em alta e consumidores sedentos por gastar. Veja só o que é mais vantajoso revender hoje:
- Perfumaria através de marcas de referência no mercado.
- Revender cosméticos está em alta e há grande receptividade a novos empreendedores.
- A revenda de roupas é uma das atividades mais simples para começar e uma das mais lucrativas, aposte também nos acessórios.
- Dispositivos eletrônicos têm público fiel e retorno fantástico.
4. Nunca é tarde para vender comida pronta
Agora, se você quer mesmo fugir do mundo corporativo e das vendas de produtos, que tal analisar o ramo alimentício? Muitos acreditam que a época de ouro das marmitas passou e que não há espaço para ganhar dinheiro.
Pelo contrário, a vida das pessoas hoje está muito mais no automático do que você pensa. Quase ninguém consegue organizar a alimentação semanal, logo, é uma ótima oportunidade para ganhar dinheiro com comida pronta.
Veja bem, você pode se especializar em alimentos congelados, marmitas saudáveis, lanches rápidos e marmitas fitness. Recentemente eu vi o exemplo de um empreendedor que aliou sua rotina de atividades ao delivery de marmita fitness.
No entanto, ele se especializou em planos de assinatura semanal, quinzenal e mensal. Como resultado, ele atende um público “devoto” aos hábitos alimentares saudáveis, tem uma demanda previsível e nunca fica sem serviço, pense nisso.
5. Exerça suas habilidades com aulas e treinamentos online
A internet não beneficiou apenas os influenciadores e, quem sonha aprender como reingressar no mercado depois dos 50 anos, precisa saber disso. Dias atrás eu me surpreendi com um homem, no caso, um senhor, que dava aulas de violão pelo YouTube.
Daí você pode se perguntar: “mas como ganhar dinheiro com aulas pelo YouTube, a plataforma paga?”. Não, o professor em questão ganha com a quantidade de visualizações dos vídeos e, acredite se quiser, ele tem milhões de views.
A aula de violão é apenas uma das possibilidades que você tem, basta identificar o que você pode compartilhar. Nos últimos anos, canais que ensinam idiomas, culinária, marcenaria, aulas de bateria e até mecânica automotiva, cresceram demais.
BÔNUS: caso você sinta que o YouTube não é para você, saiba que você pode oferecer aulas através de plataformas online. No caso do idioma, por exemplo, plataformas como Italki, Cambly e Amazing Talker oferecem o espaço que você precisa.
6. A venda de artesanato é atemporal e sem limitações
Nenhuma profissão é tão versátil e independe tanto da idade como o artesanato, concorda? E digo mais, quanto maior a sua carga de experiência, mais profissional ficam os artesanatos. Assim, uma pessoa com 50 anos tem muito a oferecer.
A maior vantagem de vender itens artesanais é a quantidade de canais de venda. Afinal, dá para vender de casa, na rua, em mercados e feiras específicas e, sobretudo, pela internet. Confira os artesanatos mais vendidos atualmente:
- Tricô e crochê: crie toalhas de mesa decorativas, mantas decorativas para sofás e poltronas e até itens para pets.
- Cosméticos artesanais: gel de Aloe vera, bálsamo corporal, manteiga hidratante e sabonete líquido.
- Sabonetes artesanais: já nos sabonetes naturais, me refiro à versão em barra. Capriche nas essências, nos insumos para hidratação, esfoliação e essências harmoniosas.
- Macramê: o bordado em lã voltou com tudo e algumas peças com trabalhos manuais têm preços impressionantes, explore a técnica.
Viu como é simples ganhar dinheiro depois dos 50 anos?
Agora você tem pelo menos 6 novas oportunidades para se reencontrar em uma nova vocação. Saiba que nunca é tarde para começar, tampouco tentar quantas vezes forem necessárias até identificar aquilo que você tem afinidade.
E outra, hoje o acesso ao conhecimento está a apenas um clique de distância ou a um toque da tela do celular. Na dúvida, acesse o YouTube e consuma vídeos assertivos para você dominar uma estratégia ou uma nova habilidade.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com os amigos e até a próxima!
1 comentário
Ivanildo
Boa noite!
Jéssica tudo bem?
Eu sou Ivanildo e tenho 48 anos.Até o mês de março deste ano trabalhei por dez anos contando cabelo.Sofri uma queda da própria altura e fraturei a patela do joelho direito .Estou em fase de recuperação.
Trabalho desde os meus 11 anos e agora estou travado sem saber como ganhar dinheiro já q ñ posso fazer muito esforço.
Ñ sou muito de negociar pela Internet. Além de cortar cabelo eu tbm dava aula de forró. Meu erro foi ñ me organizar financeiramente. Por favor,me ver uma possibilidade de ideia. Pois já estou ficando ansioso.
Agradeço!