Você sabe como fazer rapadura de cana? Hoje vamos falar sobre o assunto e você poderá aprender melhor sobre isso. Que tal começar a fazer a receita? Caso você não saiba, não se preocupe, irei te ensinar.
A rapadura é um doce feito com cana e que é bem comum no nordeste, mas a depender da cultura local pode ser vantajosa para que você possa vender.
Fazer rapadura não é tão fácil, mas se você tiver paciência, conseguirá produzir o melhor. É importante saber que precisará de materiais para poder conseguir realizar toda a produção.
Como é um belo exemplo entre os doces caseiros para vender, seu processo de produção será facilitado e você poderá realizar todo o trabalho dentro da sua cozinha.
Fique tranquilo, eu estou aqui para te ajudar e vou te apresentar tudo que é preciso para conseguir fazer a produção e ter um bom resultado. Vem comigo!
Vender rapadura dá dinheiro?
Fazer doces para vender é um negócio que tem ajudado muitas famílias Brasil à fora. Claro que tudo depende da forma como você encara o negócio e do jeito que resolve trabalhar, mas a rapadura pode sim te ajudar a ganhar dinheiro.
Pode ser mais um doce do seu cardápio que você pode oferecer não só para o consumidor final, como também para bistrôs, para padarias, para mercadinhos, para cafeterias e até mesmo para docerias.
Se você pensar fora da caixa, tenho certeza que conseguirá um bom resultado. O custo para produção da rapadura não é alto e a sua margem é boa, mesmo sendo um produto barato.
A questão aqui é que você precisa ter a disposição total para se dedicar 24 horas pelo seu sonho e fazer com que ele aconteça de verdade. Está pronto para isso? Porque se tiver é hora então de saber como fazer rapadura de cana.
Como fazer rapadura de cana: Passo a passo
A partir de agora você vai entender melhor como fazer rapadura de cana e eu espero que ao fim deste texto você entenda todo o passo a passo.
A primeira coisa que você precisa saber, que é básica, é que a rapadura é feita com o caldo da cana-de-açúcar quente e tem um sabor muito doce.
Embora seja algo calórico, ela é composta por flúor, ferro e vitaminas, além do teor energético alto. Talvez você não saiba que apesar de ser um doce famoso no nordeste, a fabricação surgiu nas ilhas Canárias, localizadas no Atlântico.
Eu também fiquei surpresa!
Agora vamos ao que interessa, ok? Aprenda como fazer rapadura de cana para vender:
1. Retire as impurezas do caldo da cana
Ao extrair o caldo da cana, é necessário peneirá-lo com um material de malha fina (o revestimento deste equipamento pode ser de cobre, inox ou nylon). Este primeiro momento é feito para retirar as impurezas do líquido.
Depois de peneirar, você precisa deixar o caldo em repouso por 15 minutos (ou mais), esse processo é utilizado para decantação das impurezas restantes, esse passo é muito importante para realizar os demais.
Após o processo de decantação, você precisará colocar o líquido em tachos de cobre, para aquecê-los.
Neste procedimento as impurezas que ainda estiverem no caldo irão emergir e ao vê-las, você deve pegar uma concha (ou escumadeira) para retirá-las.
A limpeza é importante, principalmente que o destino é alimentar alguém. Além disso a retirada das impurezas permite um doce com mais qualidade e coloração mais agradável.
Tenha bastante atenção nesse processo, embora pareça cansativo, é necessário toda atenção para deixar o líquido mais puro possível, ok? É o primeiro e mais importante dos passos de como fazer rapadura de cana.
2. Cozinhe o caldo de cana
Antes de seguir para este próximo passo, é importante saber que na fase anterior algumas impurezas podem ficar aglutinados na parte mais fria do equipamento, lembre-se de remover tudo.
Ao longo do cozimento o caldo começa a perder água e o resultado é um líquido mais grosso e amarelado, para saber se está perto do fim é necessário usar um termômetro, o líquido deve estar entre 114º e 120ºC.
Caso você não possua um termômetro, existe uma forma de entender se o líquido está no ponto certo: é necessário adicionar gotas do caldo em um prato de água fria. No resultado você verá a massa se transformando em aspecto de bala, onde as bordas poderão descolar de forma mais rápida.
Depois que cozinhar, você pode pegar a massa do tacho com uma concha e colocar em cochos de madeira, agitar com uma espátula até que o líquido esteja pronto para virar uma rapadura.
3. Modele a rapadura
Antes de modelar a rapadura é necessário realizar o processo de resfriamento antes. Para isso você vai precisar de ingredientes para acrescentar na receita, a escolha da substância fica por sua conta, mas coco, amendoim, leite ou abóbora pode ser uma das opções para acrescentar.
Caso você opte por usar coco ou amendoim, lembre-se de que é necessário torrá-los, caso a opção seja a abóbora, você deve ralar. Independente da escolha, é necessário torrar ou ralar antes do processo de resfriamento.
Após finalizar o processo de resfriamento, você irá seguir para a fase de modelagem. Você precisará usar uma concha para transferir o líquido, e colocar em formas que são feitas para modelar.
Depois que resfriar você vai embalar de um modo que não haja ar entre a superfície e a embalagem, caso isso ocorra isso pode alterar a qualidade do material.
4. Embale as rapaduras para vender
Se você já viu imagens de rapadura, poderá ver que são vendidos em cubos (tipo tijolos). As maiores possuem entre 600 e 1200 gramas, mas caso você queira comercializar em versões menores, pode vender os que possuam entre 25 e 50 gramas.
Você pode embalar com filmes plásticos, papéis de bala ou até mesmo caixas de papelão. Em alguns casos é usado um papel próximo ao papel manteiga. A ideia é que a forma de consumo seja a mais prática possível.
Se for usar as versões pesadas é importante utilizar sacos plásticos. Caso o consumo seja demorado, use papel tipo tríplex, assim irá evitar que haja bolores no doce.
Embale cada rapadura de forma individual e obtenha dados sobre os componentes presentes no doce e informações exigidas por lei, como por exemplo: data de validade, produção, ingredientes, dados nutricionais e nome do fabricante.
Após inserir essas informações você poderá comercializar as rapaduras.
Lembre-se que o cuidado com cada receita é importante, para que você possa oferecer o melhor aos seus clientes. Não se preocupe, no início tudo pode parece difícil, mas ao pegar o ritmo você irá realizar a produção com tranquilidade. Tenha foco em alcançar seus objetivos e conseguirá!
1 comentário
Antonio Celio Soares
Jéssica meus parabens pelos seus artigos,esta aqui grande ajuda pra aqueles querem vencer e ser uma pessoa produtiva e deixar-se de lamentar.Exemplo eu pretendo fabricar rapadura.ate mais