Como fazer linguiça artesanal para vender

Publicado por Jéssica Trabuco em 12 de julho de 2022

Hoje eu vou te ensinar a fazer linguiça artesanal para vender com uma receita muito gostosa, além de te dar várias dicas e informações para fazer disso um negócio. 

Se você está interessado em entrar nesse mundo, meu conselho é que fique comigo até o final do texto porque tenho certeza que ele pode te ajudar.

Aprenda primeiro uma receita de linguiça artesanal tradicional


Como fazer linguiça artesanal para vender

Essa receita que eu trouxe vai te dar a base para fazer uma linguiça tradicional gostosa. Do jeito que está já fica ótimo, mas a ideia é que com o tempo você possa ir incrementando outros ingredientes para criar sabores diferentes.

Fique atento ao passo a passo e faça o teste por aí o quanto antes.

Veja:

Ingredientes

  • 200g de toucinho;
  • 800g de pernil;
  • 2,5 g de emulsificante de gordura;
  • 3,5 g de alho em pó;
  • 4 g de salsa desidratada;
  • 9 g de sal comum;
  • 10 g de sal de cura;
  • 10 g de antioxidante;
  • 100 ml de água.

Modo de preparo

  • O primeiro passo é moer o pernil e picar o toucinho; 
  • Depois disso, misture com todos os ingredientes da receita;
  • Agora é envolver com plástico filme e deixar dentro da geladeira por 12 horas;
  • Enquanto isso, lave a tripa que será utilizada e deixe ela hidratando por 3 a 12 horas (quanto mais hidratada estiver a tripa, mais fácil de usar);
  • Depois de passar todo o período necessário, ensaque a linguiça com a ajuda de um funil (se a tripa for ovina o funil deve ser fino, se a tripa for suína ele deve ser médio).

Cuidado com o tipo de ingrediente que vai utilizar


Um dos segredos para ganhar dinheiro com linguiça artesanal é oferecer qualidade para o público. Além de saber uma receita e entender o passo a passo, você precisa utilizar ingredientes que realmente sejam bons, porque eles farão toda a diferença no resultado final.

Por isso, tome muito cuidado com os locais que vai comprar as coisas, principalmente as carnes e gorduras. Saiba de onde vem esse material, verifique se o estabelecimento tem todas as licenças sanitárias necessárias para o seu funcionamento.

Outra coisa que você precisa se preocupar é que além de ter qualidade, o ingrediente precisa ter um bom custo para que você tenha uma margem de lucro interessante.

Então prefira comprar em mercados atacadistas, em açougues que vendem no atacado, em feiras… Dê uma pesquisa pela sua região, calcule os preços e veja quem oferece as melhores condições.

Teste sabores diferentes


Se a sua ideia é fazer disso um negócio, não pode ficar só no que é comum e tradicional. Precisa sair um pouco da caixa e trazer novidades para os seus clientes. Sabe como pode fazer isso? Oferecendo diferentes sabores de linguiça artesanal

Existem muitos que já são um grande sucesso Brasil à fora e você pode aproveitar, mas também tem a possibilidade de criar algo totalmente do zero, sabe? Tudo depende dos seus testes e prática. 

Para te deixar um pouco inspirado, eu vou te mostrar algumas opções que a gente encontra por aí:

  • Linguiça apimentada;
  • Linguiça “marguerita”;
  • Linguiça com queijo;
  • Linguiça com azeitona;
  • Linguiça de ervas finas;
  • Linguiça com alho;
  • Linguiça com rúcula e tomate;
  • Linguiça de costela.

Defina a sua embalagem


Tem como embalar linguiça para vender com pelo menos 3 materiais diferentes e eu vou falar um pouco sobre cada um deles abaixo: 

Prato de isopor coberto com plástico

Essa é a embalagem mais simples, mais barata e que dá menor durabilidade ao produto. É ótimo para colocar pequenas quantidades, que a pessoa provavelmente vá consumir de imediato ou em poucos dias. 

Claro que levando ao congelador a durabilidade aumenta, mas essa é uma opção que protege menos o alimento. 

Saco com plástico e alumínio

Essa é uma opção de embalagem à vácuo. O alumínio costuma ajudar a proteger o embutido da luz, o que ajuda muito mais na sua durabilidade. Em algumas situações a embalagem é toda de alumínio, em outras o fundo é todo transparente. 

É um pouco mais cara, mas além da proteção e aumento de durabilidade, é uma opção que vai agregar mais valor ao seu produto, porque visualmente acaba sendo mais profissional, sabe?

Saco todo plástico

Também é uma embalagem à vácuo que protege bem a linguiça, mas por não ter a parte metalizada, o produto fica um pouco mais exposto. Lembrando que eu acho interessante que as pessoas vejam as condições do que estão comprando.

Defina como vai trabalhar


Isso também é importante. Não tem como fazer linguiça artesanal para vender sem pensar em como, de fato, você vai até o cliente. 

Existem alguns caminhos que se pode pensar à respeito desse tipo de produto:

como ganhar dinheiro vendendo linguiça caseira

Monte sua lojinha de embutidos

A primeira ideia é a de montar sua própria loja, que tal? Lembrando que ela tanto pode ser física, como pode ser digital. Utilizando Instagram, WhatsApp e criando anúncios em sites de compra e venda, já dá para ter ótimos resultados. 

Monte seu negócio para vender a linguiça pronta para consumo

Outro tipo de negócio que você pode montar é um bistrô, uma barraca, um carrinho, um restaurante ou qualquer outra coisa na área gastronômica. O negócio aqui é fazer sua linguiça e vender ela pronta para consumo ao seu público.

Venda para outros estabelecimentos

Por último, mas uma opção que considero muito lucrativa, você pode vender para revendedores. Existem vários estabelecimentos que podem se interessar em revender suas linguiças. 

Faça uma lista de padarias, mercadinhos, restaurantes, lojinhas gourmet e outras coisas que possam querer isso e entre em contato para apresentar suas linguiças.

Vender linguiça artesanal dá dinheiro?


Sim, vender linguiça artesanal dá dinheiro, só que isso não acontece da noite para o dia e não magicamente. Esse é um produto que pode te oferecer uma margem de lucro interessante, mas tudo vai depender da qualidade do que faz, das receitas, da divulgação e da forma que vende.

Existem pessoas que trabalham somente com isso e conseguem faturar um bom valor por mês. Alguns até mesmo começaram dentro de casa e com o tempo montaram uma estrutura maior para atender a demanda que foi crescendo. 

Com uma pequena estrutura, começando na sua cozinha, dá para faturar mais de R$2 mil, mas isso pode evoluir muito depois.

A pergunta é: Quanto você está disposto a trabalhar e se dedicar para ganhar a vida nesse mercado? 

Comece a trabalhar!


Agora que você já sabe como fazer linguiça artesanal para vender, não perca mais tempo! Espero que o meu texto tenha te ajudado de alguma forma e que seus planos deem certo por aí.

Aproveite e confira também o artigo explicando como montar uma fábrica de linguiça. Pois vai lhe ajudar ainda mais a colocar sua ideia em prática!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário