Você que está procurando uma renda extra e tem um tempo sobrando, chegou o momento de descobrir como fazer coisas de papel para vender, que incluem itens para escritório, peças de decoração e até embalagens criativas.
Considerando que o mercado de personalizados está com tudo, até mesmo simples itens de papel têm lugar no comércio. Claro, você precisará aliar funcionalidade, apelo visual e qualidade, mas é possível e eu mostro a partir de agora, acompanhe!
Índice de conteúdo
- Como fazer coisas de papel para vender: 5 ideias criativas
- Vale a pena aprender como fazer coisas de papel para vender
Como fazer coisas de papel para vender: 5 ideias criativas
Sempre que se fala em produtos de papel, muita gente pensa na papelaria personalizada, que cresceu nos últimos anos. Porém, a ideia de trabalhar com papel vai mais no sentido de dar vida a produtos simples que atendam necessidades específicas.
Tenho que adiantar, as ideias a seguir funcionam como uma “válvula de escape”, ou seja, como uma renda extra. Então, se você deseja montar um negócio sólido, é preciso transformar sua pequena produção num negócio de produtos personalizados.
1. Itens para escritório feitos em papel
Atualmente, boa parte dos escritórios abandonou aquela essência antiquada onde não havia espaço para a descontração. Hoje as empresas estão mais abertas ao conceito de ambiente acolhedor, logo, a cultura mudou.
Nesse contexto, você pode se especializar em produtos para escritório feitos com papel. É de extrema importância prezar pela alta qualidade e acabamento, de modo a equilibrar uma oferta atrativa, nem que seja como brinde de fim de ano, entende?
Lista de produtos de papel com potencial de venda
- Porta lápis de papel: com um pouco de imaginação e conhecimento, você consegue montar um porta lápis criativo, colorido e funcional, dividido em 4 partes ou mais. O acabamento aqui é determinante.
- Organizador de escritório: faça um organizador lateral para itens pequenos, como clips, tachinhas, grampos, entre outras coisas.
- Mini conjunto de gavetas de papel: outro tipo de organizador interessante é o mini conjunto de gavetas, feito em papel de alta gramatura que você pode vender em conjuntos temáticos.
Sua abordagem aqui deve ser mais focada na parte de brindes e lembrancinhas, mas abordando também sua aplicação. Todo produto de papel envolve dobras e cortes precisos, por isso, deixo abaixo um vídeo que pode ajudar:
2. Sacolas de papel reciclado
Sabia que o Brasil produz anualmente mais de 72 bilhões de sacolas plásticas, e que parte disso impacta o meio ambiente? Pensando nisso, as empresas apostam cada vez mais em materiais sustentáveis, como sacolas de papel reciclado.
Você pode confirmar isso através de grandes redes de supermercados que estimulam seu cliente a usar sacolas alternativas. Geralmente as pessoas optam pela Ecobag, que é uma sacola feita a partir de materiais sustentáveis.
Contudo, você pode fazer a sua versão de sacola de papel reciclado, desde que leve em conta:
- Material de qualidade e boa resistência.
- Designs temáticos para o público-alvo.
- Personalização de logotipo ou mensagens específicas.
- Uso de elementos decorativos para destacar o produto.
- Divulgação para pessoas com consciência ambiental e empresas que praticam a sustentabilidade.
3. Embalagens criativas e funcionais
As embalagens estão entre os principais produtos de papel que mais têm aplicação, pois tão importante quanto o presente é a embalagem que o carrega. É por isso que grandes empresas investem tanto no desenvolvimento de embalagens únicas.
Então, seu objetivo é fazer embalagens de papel mais grosso, alta gramatura, como são chamados. Para dar certo, é fundamental que o produto tenha aspecto artesanal e funcionalidade garantida para suprir as expectativas.
Estude técnicas de dobraduras de alta complexidade que tragam maior sustentação, combine acessórios como fitas, adesivos e decorações coerentes com o tema.
Dentre seus potenciais clientes, destaco as lojas de presentes físicas e online, que valorizam esse item artesanal. Por fim, venda ao consumidor final com temas como aniversário, eventos festivos e corporativos.
4. Moldura para quadros de papel
Pegando carona na moda do DIY, ou faça você mesmo, gostaria de compartilhar uma ideia muito bacana. Que tal fazer simples molduras para quadros de papel? Material leve, altamente personalizável e barato, tem encantado muita gente.
Aqui você vai precisar da arte impressa em alta qualidade, conforme a encomenda do cliente, além de produzir a moldura a partir de um papel grosso, como o papel cartão. A maior preocupação é quanto às medidas da moldura, certo?
Porém, hoje você encontra diferentes modelos disponíveis na internet, inclusive com os tamanhos certos. Depois, basta transferir as medidas para o papel cartão, fazer as dobras, recortar e colocar de forma cuidadosa, veja mais no vídeo:
5. Decorações encantadoras de papel
Para finalizar a lista com as expectativas lá no alto, saiba que você pode fazer decorações de papel incríveis. Além do papel, é interessante usar outros materiais, como rolo higienizados de papel, tubos de papel-alumínio são ideais, entre outros.
A arte aqui consiste em criar, por exemplo, personagens infantis, personagens temáticos e decorações específicas para eventos festivos. Um bom exemplo é atender chá revelação, onde a pessoa pode servir os docinhos em objetos decorados por você.
As próprias festas infantis são um excelente cliente em potencial, mas aqui você necessita de bastante experiência no manuseio e corte dos materiais. Em contrapartida, é uma das ideias que mais oferecem espaço para lucrar, pois a produção acontece em quantidade.
Vale a pena aprender como fazer coisas de papel para vender?
Se vale a pena aprender como fazer coisas de papel para vender? Sem sombra de dúvidas, pois o mercado de personalizados nunca esteve tão aquecido quanto agora. É óbvio que você precisa se diferenciar e fazer coisas que ninguém faz.
Entretanto, há muito espaço para tirar uma renda extra, e digo mais, é viável pensar até mesmo num negócio consolidado no longo prazo. Mas tudo começa com pequenos passos, e isso você já fez, boa sorte nos negócios e até a próxima!