Como é feito o ketchup? Processo passo a passo!

Publicado por Jéssica Trabuco em 15 de novembro de 2019

O ketchup industrial é feito por um longo processo e tem na sua receita o molho do tomate, açúcar, sal, vinagre, água e condimentos como alho, pimenta, canela, noz-moscada, cebola e cravinho.

A seguir eu vou te mostrar como é feito o ketchup nas fábricas com todo o passo a passo:

como é feito o ketchup

1. Recepção dos tomates

Os tomates chegam em tanques de água até que sejam encaminhados para a a parte de produção. Em algumas fábricas ele já vai direto para o tanque de lavagem.

2. A primeira lavagem dos tomates

Nesse tanto o tomate passará por imersão e aspersão. Isso é feito para remover toda a sujeira do tomate, como a terra. Esse processo normalmente dura uns três minutos.

3. Seleção

É o processo onde os tomates serão analisados e separados. Os bons continuam e os que estiverem verdes ou maduros demais, além dos podres ou com bicho, serão removidos. Esse processo pode acontecer em uma mesa simples ou em uma esteira rolante.

– Os tomates que foram para apara

Aqueles que pareciam não ter a qualidade necessária vão para apara passar por uma nova análise. Alguns ainda podem ter algumas partes aproveitadas, então são cortados e levados para lavagem (separados dos tomates que estão bons 100%).

4. Segunda lavagem dos tomates

É o mesmo processo da primeira lavagem, só que aqui a água precisa ter cloro e o tempo de duração é maior.

5. Aspersão

É uma etapa de lavagem onde os tomates são atingidos por jatos de água de alta pressão. A água também tem cloro.

6. Triturando

Eles passam por máquinas específicas que vão triturar todo o tomate sem quebrar as sementes dele.

7. Branqueamento

Depois de triturado o tomate vai ser aquecido. São 15 segundas em temperatura entre 88 e 90 °C. Isso vai ajudar a aproveitar melhor a polpa e tornar ela mais rica em pectina.

8. Separação

Tantos os tomates escolhidos como os que foram para apara agora serão transformados em polpa. Eles passam por uma despolpadeira que separa da polpa a pele e a semente.

9. Evaporação

A polpa retirada na separação é muito líquida e para que tenha uma consistência mais grossa é preciso que ela seja evaporada.

Esse processo também combate a deterioração microbiana e diminui os custos de transporte, elaboração e armazenamento.

10. Pesagem

A polpa precisa ser pesada e analisada para definição da concentração de sólidos solúveis e viscosidade. Isso é importante para ajustar os ingredientes que serão adicionados para a fabricação de ketchup.

11. Primeira mistura

A polpa passa para uma máquina com agitador e camisa de aquecimento. É nesse momento que os ingredientes serão adicionados à polpa e misturados.

Existe uma média de porcentagem sobre quanto se pode colocar de cada item. A cada 100 g de polpa de tomate se pode colocar:

  • De 40 a 58g de açúcar
  • 5g de sal
  • De 30 a 40 ml de vinagre
  • De 0,6 a 0,8g de condimentos (especiarias)
  • Água (necessário para 35° Brix mínimo)

12. Segunda mistura

Agora é o momento em que se adiciona o vinagre e em seguida um ajuste na receita. Uma amostra é retirada para análise e se for necessário se faz ajuste com água e/com vinagre.

13. Pasteurização

Esse processo é a união de dois diferentes e tem como objetivo controlar os micro-organismos. Primeiro a mistura é forçada a passar por um caminho de vai-e-vem para ser aquecida na temperatura desejada.

Depois disso ele é imediatamente engarrafado em 85°C e fechado após o enchimento. Ele é mantido em uma temperatura de 82°C por até 45 minutos para que a pasteurização seja forte o suficiente.

14. Homogeneização

O ketchup vai passar por moinhos para que o efeito de separação do soro.

15. Exaustão

É feita para reduzir o efeito negativo que a temperatura alta causa ao produto. O Ketchup vai ser submetido ao vácuo em camada fina.

16. Enchimento, arrefecimento e rotulagem

Depois de todo o processo de produção do Ketchup é hora de encher as embalagens, limpá-las, rotula-las e encaixotá-las.

Como é feito o Ketchup caseiro: Receita deliciosa


Como fazer ketchup

Se o seu objetivo é aprender a fazer ketchup caseiro para seus lanches ou até mesmo para vender em pequena escala, existem receitas deliciosas por aí.

Eu trouxe uma receita da Helô aqui para você conhecer e começar a testar:

Ingredientes

  • 1 rodela de gengibre
  • 1 xícara de chá de vinagre de maçã ou de vinho branco
  • 1 kg de tomate bem maduro, lavado e com casca
  • 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
  • 2 colheres de chá de sal
  • 2 maçãs ácidas, lavadas e com casca

Modo de preparo

Primeiro você precisa cortar os tomates ao meio e colocar em uma panela média – sem as sementes. Divida as maçãs em quatro partes e coloque junto com os tomates. O detalhe é que as maçãs precisam estar com as sementes e com os cabinhos delas.

Agora acrescente o sal, o açúcar, o gengibre e o vinagre. Misture bem e aqueça. Quando ferver você vai mexer de vez em quando.

Deixe que cozinhe por 2h30 até que se transforme em uma massa bem encorpada. Depois é só passar por uma peneira e colocar em um pote.

Depois feche bem o pote, deixe esfriar. Dura até um mês na geladeira.

Vai fazer?


Agora que já sabe como é feito o ketchup tanto de forma industrial como caseira, você também pode se arriscar.

Se o objetivo é ganhar dinheiro, vá com tudo! Espero que dê certo.

Aproveite e veja também o artigo sobre as marcas de ketchup mais vendidas no Brasil que nós postamos aqui recentemente.

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

1 comentário

  • roberto basso

    jessica saudaçoes sou de campinas sp vou completar setenta anos de vida agora em maio tenho a fe e a esperança de conseguir montar uma pequena industria de alimentos e o meu grande sonho ja tenho alguns produtos que foram revelados por deus e eu criei que ficaram uma deliçia pois quem provou ficou maravilhado minhas condiçoes finaceiras sao minimas quero produzir maionese e catchup em escala industrial pois peço a voce se posivel dar dicas de pequenos equipamentos que posso utilizar desde ja agradeço e que deus abençoe voce

Deixe o seu comentário