Como congelar pizza para vender?

Publicado por Lidia Massari em 17 de junho de 2024

Os produtos congelados representam uma categoria em plena expansão e atraem empreendedores pela oportunidade perfeita, então, saber como congelar pizza para vender é a melhor saída, pois a pizza é um dos congelados mais vendidos, sabia?

Enquanto muitos acreditam que trabalhar com pizza congelada é só complicação, você está prestes a descobrir diferentes maneiras de preservar sabor, textura e frescor, afinal, mostrarei como fazer pizza congelada para vender muito!

Como congelar pizza para vender: 4 técnicas eficientes que garantem frescor e sabor

pode congelar pizza crua para vender

Você estava prestes a desistir de empreender com pizzas porque não encontrava boas opções de pizza congelada para revender? Ainda bem que não encontrou, visto que produzir sua própria massa e recheio é a melhor estratégia.

Contudo, o processo de preparo e congelamento comercial requer conhecimento prático, é quase obrigatório do ponto de vista sanitário. Sem contar que o frescor do produto é o que motiva o cliente a consumi-lo, né? Sendo assim, eu separei tudo que você precisa para acertar em cada detalhe!

1. Como congelar pizza pronta para vender da forma correta?

A maneira mais comum de congelar pizza para vender é após finalizar o assamento. Então, você cuidadosamente mistura os ingredientes, boleia aquela massa perfeita e escolhe um recheio suculento, depois é assar e congelar.

Ainda que pareça muito simples, saiba que existem pequenos detalhes que determinam a qualidade final da pizza. Por exemplo, se você finaliza o assamento e deixa a pizza esfriar sob a bancada, saiba que está errado. Olha o jeito certo!

Preparação da pizza

O congelamento é apenas parte do processo, pois o resultado final começa muito antes de congelar. Isso porque é essencial utilizar apenas ingredientes frescos, de alta qualidade e dentro do manejo adequado. Veja, você não pode adicionar novos ingredientes, como tomate, depois de assar, entende? Atenção a isso!

Resfriamento rápido

O ponto mais importante para você que precisa saber como congelar pizza para vender, é o resfriamento rápido. Nesse contexto, olha o que você deve fazer após assar a pizza:

  1. Quando a pizza sair do forno, resfrie-a o mais rápido possível.
  2. Utilize um resfriador ou leve o alimento ao refrigerador.
  3. A temperatura ideal é abaixo de 5°C.
  4. Acompanhe a temperatura interna que deve atingir 21°C.
  5. O resfriamento completo precisa acontecer em até 2 horas após assar.

Embalagem ideal

Assim que a pizza estiver totalmente resfriada, embale-a em filme plástico ou através de seladoras a vácuo. Como resultado, você elimina a possibilidade de a massa sofrer queimaduras, sobretudo, contaminação cruzada.

Congelamento correto e rotulagem

Agora sim, após embalar bem o produto, leve ao congelador ou freezer. Vale destacar que a temperatura ideal de congelamento é abaixo de -18°C. Não se esqueça de rotular o produto quanto à fabricação, sabor e validade.

Pode até parecer um processo minucioso, mas o resfriamento rápido ajuda na preservação do sabor e da textura de pizza bem fresquinha. Quanto à validade, se você seguir os passos, a pizza congelada dura cerca de 90 dias, mas comercialize bem antes disso.

2. Como congelar pizza semi pronta sem prejudicar textura e sabor

como congelar pizza para vender

Você sabia que dá para congelar pizza semi pronta para preservar ainda mais o frescor? Eu vejo que poucos comércios aproveitam essa facilidade, logo, pode ser um diferencial no seu negócio.

Na prática, o processo é parecido com o anterior, mas a diferença é que você tem que assar a pizza por cerca de 7 minutos em forno a 180°C. Esse tempo é suficiente para iniciar o cozimento da massa e o derretimento dos queijos.

Em seguida, resfrie completamente o produto sobre uma superfície higienizada por até 1 hora. Na sequência, coloque sobre uma bandeja e embale, levando ao congelador por aproximadamente 2 horas.

Esse pré-congelamento é responsável por firmar as camadas, depois desse tempo, finalize o embalamento e armazene no freezer em temperatura de -18°C.

3. Congelar pizza em porções agiliza o processo para quem vende em fatias

Cada dia mais o cliente procura facilidade e praticidade na hora de consumir seu alimento fora de casa. Seja em lanchonetes ou padarias, a pizza em fatia ainda tem muita procura, onde você pode atuar como fornecedor terceirizado.

Nesse cenário, entender como congelar pizza para vender em pedaços individuais é uma estratégia valiosa. O mais interessante é que você pode assar e congelar os pedaços individualmente logo após resfriar.

Além de agilizar o congelamento, o produto terá uma consistência muito mais natural e agradável, pois aqui você elimina 100% da formação de cristais de gelo.

4. Pode congelar pizza crua para vender?

pizza semi pronta

A resposta é sim, você pode congelar pizza crua para vender. Inclusive, até mesmo os supermercados se aproveitam da técnica. Particularmente, se eu fosse montar um negócio de pizza, eu faria assim, pois o resultado é uma pizza 100% fresca.

Veja só, quando você escolhe não assar o produto, você obtém uma aeração perfeita da massa. O único cuidado, porém, é a adição de ingredientes que liberam excesso de líquido, como tomates muito maduros. Dê preferência aos sabores de pizza mais tradicionais, como:

  • Marguerita
  • Pepperoni
  • Quatro queijos
  • Frango com catupiry
  • Portuguesa
  • Calabresa
  • Bacon e queijo

Além de escolher os sabores certos, é interessante pré-cozinhar os ingredientes, utilizar queijos com baixo teor de umidade e, sobretudo, seguir a dica do congelamento rápido.

Aprender como congelar pizza para vender do jeito certo é lucro certo

Convenhamos, pizza congelada não se compara ao produto fresquinho e assado na hora, né? Apesar disso, existe uma parcela dos consumidores que não abrem mão da praticidade, e é aí que você precisa apostar suas fichas.

Sendo assim, agora que você aprendeu tudo sobre como congelar pizza para vender, chegou o momento de se destacar. Trabalhe com seriedade, invista em qualidade e faça como se fosse para você, essa é a fórmula do sucesso.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com os amigos e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário