Coisas feitas com argila: 8 Ideias de produtos

Publicado por Lidia Massari em 9 de dezembro de 2024

A manipulação de argila não é só uma atividade terapêutica, mas também uma oportunidade imperdível para vender lindos artesanatos, afinal, existem inúmeras coisas feitas com argila, como bijuterias, vasos, esculturas e até utensílios de cozinha, acredita?

Sendo assim, se você tem o dom para trabalhar com argila e está precisando de uma renda extra, recomendo fortemente o conteúdo. Eu separei informações valiosas sobre o que pode ser feito com argila, conheça alguns produtos campeões!

Índice de conteúdo

  1. 8 coisas feitas com argila para você vender como artesanato
  2. As coisas feitas com argila dão um toque rústico e trazem lucratividade

8 coisas feitas com argila para você vender como artesanato

coisas feitas com argila

Ainda que seja possível ganhar dinheiro com artesanato em argila, o material exige certa prática e experiência de manipulação.

Investir nos equipamentos e insumos antes mesmo de desenvolver as habilidades pode ser frustrante, essa é a única ressalva. Dito isso, veja que apanhado bacana de ideias de coisas para fazer com argila e vender muito!

1. Bijuterias de argila

Tudo bem que a argila não está na lista dos principais materiais para bijuterias, concorda? Mas é exatamente por isso que você pode explorar o material para fabricar brincos, pulseiras, colares, anéis e pingentes.

A procura por esse tipo de bijuteria se dá pela beleza das peças quando bem-feitas, mas também por serem leves. Além do mais, é possível brincar com as cores e as texturas, criando assim um produto exclusivo que o cliente só encontra com você.

Melhores argilas para bijuterias

  • Argila de Polímero é sintética e fácil de usar, ideal para peças pequenas.
  • Argila Preta Baixa tem ponto de queima mais alto, tem coloração escura e muita elasticidade.
  • Já a Argila Faiança em Pó suporta queima de até 1000°C e é ideal para peças finas e bijuterias em geral.

A dica de ouro aqui é produzir suas bijuterias, usar embalagens personalizadas e participar de feiras de artesanato para ter mais visibilidade e relevância!

2. Vasos decorativos de argila

O vaso decorativo de argila é o produto mais fácil para fazer e vender? Não, longe disso, pois sua fabricação depende de prática e experiência com a argila. Mas o que justifica o investimento de tempo no aprendizado é a valorização do produto final.

Nesse contexto, os vasos personalizados e decorativos de argila estão entre os produtos mais caros do mercado. Ou seja, é uma grande oportunidade para você se destacar na região, capriche no design, combine tamanhos e divulgue nas redes sociais.

3. Esculturas personalizadas de argila

Agora, se você é experiente na modelagem de argila e quer produzir itens sob medida, então você pode partir para as esculturas. O mais interessante aqui é a liberdade de criação que vai desde as caricaturas até figuras icônicas e religiosas.

Vale ressaltar que as esculturas se enquadram na categoria de obras de arte, e como toda obra exclusiva, a valorização é diferenciada. Já na parte comercial, você pode apelar para a decoração de interiores e como presentes únicos.

Como destacar suas esculturas de argila

  • Faça parcerias com galerias e lojas de colecionadores da região.
  • Exponha os produtos em comércios locais, como lojas de decoração.
  • Cadastre-se em plataformas de venda de arte online e tenha visibilidade nacional.

4. Utensílios de cozinha

A tendência do momento são os utensílios rústicos de cozinha, como copos, talheres, pratos, tigelas, gamelas, pegadores e saladeiras. Então, a argila confere a rusticidade necessária para ganhar a atenção dos clientes.

Contudo, existem dois tipos de utensílios de cozinha de argila: os decorativos e os de uso alimentar. É importante ter atenção nisso para comercializar o produto certo para cada finalidade. Na hora de vender, foque na durabilidade e segurança no uso alimentar.

5. Incensário de argila

O incensário de argila é o produto perfeito para vender como decoração e presentes. Ainda mais hoje que a adesão às terapias naturais ganhou espaço, como a prática do yoga.

Nesse caso, o incensário é um objeto específico para a queima de incensos aromáticos e até para rituais religiosos. Embora pareça segmentado, você pode vender a peça em argila para clientes que valorizam a aromatização de ambientes, por exemplo.

6. Canecas personalizadas

Canecas personalizadas

As canecas personalizadas estão no topo da lista de produtos personalizados mais vendidos. Isso porque são opções mais em conta que trazem mensagens e imagens muitas vezes selecionadas pelo próprio cliente.

No entanto, as canecas de argila têm aquele toque rústico visualmente incrível. Sem contar que você pode elevar a personalização com pinturas feitas à mão, o que agrega mais valor ao produto. Aqui estão algumas dicas para potencializar as vendas:

  • Ofereça parâmetros de personalização para controlar a qualidade e vender suas habilidades ao máximo.
  • Desenvolva projetos visualmente impecáveis e fora da curva tradicional.
  • Alcance melhores resultados com a divulgação nas redes sociais.
  • Faça parcerias estratégicas com lojas de presentes e cafeterias.
  • Utilize embalagens que sejam uma extensão da qualidade do produto.

7. Porta anéis criativo

Já que você viu que fazer bijuterias está entre as coisas feitas com argila que dá para ganhar dinheiro, que tal criar porta anéis? Isso mesmo, através de modelagem simples é viável criar belos itens de decoração, mas com um toque de funcionalidade.

Nesse contexto, procure definir qual público você deseja atingir para criar peças alinhadas às suas preferências. Invista em produtos delicados, temáticos e não se esconda da sua criatividade, pois esse tipo de produto vende muito!

8. Tampas para potes de vidro

Por fim, essa é uma sugestão pessoal e achei a coisa mais incrível. Sabe aqueles jogos de potes de vidro, desses que você guarda pó de café, arroz e biscoitos? Então, o pessoal tem personalizado a tampa com trabalhos em argila.

Você pode criar a partir de encomendas ou focar em coleções, como flores, cookies e coisas abstratas. A estratégia de venda é oferecer produtos sob encomenda, porque assim a personalização fica mais alinhada ao gosto do cliente.

As coisas feitas com argila dão um toque rústico e trazem lucratividade

O mercado de produtos artesanais está aquecido, o que representa a oportunidade ideal para montar um negócio. Só para você entender, até os artesanatos de feltro estão com tudo, então usar argila é a jogada para se diferenciar.

Agora que você descobriu diversas coisas feitas com argila que realmente dão dinheiro, é hora de planejar. Se gostou do conteúdo, compartilhe as ideias e até mais!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário