A Sol de Janeiro ficou conhecida por lançar produtos que se esgotaram em poucas horas e por realizar lançamentos exclusivos num mercado já bastante concorrido, mas você sabe dizer se a marca Sol de Janeiro é brasileira?
Com um nome tão criativo, é fácil acreditar que falamos de uma marca autenticamente brasileira e que carrega o que o nosso verão tem de melhor. Quer saber a verdade? Então, acompanhe a leitura e surpreenda-se!
Índice de conteúdo
Entenda se a marca Sol de Janeiro é brasileira ou não
Apesar do nome abrasileirado, a Sol de Janeiro não é uma marca brasileira, mas sim americana. Recentemente, ela conquistou o status de branding global, chegando a diversos países, inclusive ao Brasil, berço do seu conceito como marca.
É até estranho encontrar uma empresa com um nome tão brasileiro assim, não ser uma representante da diversidade do empreendedorismo nacional, né? Mas pode acreditar, os produtos Sol de Janeiro carregam as principais características do nosso povo.
A Sol de Janeiro chegou ao Brasil em 2021, depois de um grande esforço em validar o mercado nacional para sua linha de produtos de cuidado com o corpo, cabelos e banho. Além é claro, das fragrâncias que literalmente encantaram as mulheres.
Desde então, a gigante norte-americana tem tido sucesso em expandir seu portfólio e o número de clientes fiéis à marca de produtos de beleza. Se você é uma destas pessoas, acompanhe como tudo começou!
Qual a origem da marca Sol de Janeiro?
A história da marca Sol de Janeiro começou em 2015, quando um trio de sócios decidiu apostar todas as fichas em cosméticos “tropicais”. A união de Heela Yang, Camila Pierotti e Marc Capra, originou a marca que conquistou adolescentes e adultos nos EUA.
Em sua linha de produtos, está o Brazilian Bum Bum Cream, que é um creme corporal perfumado lembrando os cenários paradisíacos das praias brasileiras. Todos os seus produtos têm uma pegada brasileira, pois o Brasil foi a inspiração da marca.
Cerca de um ano antes da fundação, em 2014, Heela Yang estava morando no Brasil, acompanhando o trabalho do marido. Nesse momento, Heela, profissional qualificada como gerente da marca francesa Lancôme, curtia muito as nossas praias.
A inspiração que Heela Yang precisava
Devido ao seu olhar empreendedor e visionário, Heela passou a observar o comportamento das pessoas na praia. Foi então que ela identificou uma autoconfiança natural na mulher brasileira, e isso foi o impulso para planejar sua marca própria.
De volta aos Estados Unidos, Heela propôs aos sócios, que embarcaram prontamente na ideia. Vale dizer que entre os sócios, estava a brasileira Camila Pierotti, que ajudou com uma expertise única sobre o mercado brasileiro.
Por conseguinte, a Sol de Janeiro surgiu definitivamente em 2015, conquistando seu mercado a passos largos. E no Brasil não foi muito diferente, pois hoje a marca faz concorrência direta a outros grandes nomes já consolidados no país.
Quem é a dona da Sol de Janeiro?
Costumo dizer que quando uma marca se destaca rapidamente, ela atrai os olhares dos concorrentes. Enquanto isso estimula o mercado devido à geração de oferta, alguns concorrentes consideram um investimento estratégico.
Foi justamente isso que aconteceu com a Sol de Janeiro, pois a L’Occitane fez uma jogada estratégica e comprou o controle acionário da marca em 2021.
Em decorrência disso, hoje a Sol de Janeiro é uma marca que está sob a responsabilidade da L’Occitane, que controla sua expansão e operação global.
A Sol de Janeiro vende no Brasil? Onde comprar os produtos da marca?
Sim, hoje você aproveita o portfólio completo da Sol de Janeiro à venda no varejo nacional. No entanto, não espere encontrar os cremes da marca em qualquer ponto de revenda, pois há apenas um revendedor autorizado no país.
A representante da Sol de Janeiro no Brasil desde 2021 é a Sephora, empresa multinacional conhecida por perfumes e fragrâncias de luxo. Portanto, você só encontra a linha de produtos através da plataforma online da Sephora.
Não quer comprar pela internet? Sem problemas, você pode visitar uma das 37 lojas Sephora espalhadas pelo país.
A marca Sol de Janeiro é brasileira apenas no nome
Parece brasileira e tem essência brasileira, mas falar que a marca Sol de Janeiro é brasileira não condiz com a sua verdade. Não veja isso como algo negativo, pois se a pluralidade do nosso povo inspirou uma marca de tamanho sucesso, por que achar ruim, né?
E antes que pergunte, não é possível revender produtos da Sol de Janeiro. Primeiro porque a empresa não atua com revenda, e outra, a marca tem parceria comercial de exclusividade com a Sephora Brasil. Compartilhe e até mais!