A marca Payot é brasileira? Entenda como funciona a empresa

Publicado por Lidia Massari em 15 de janeiro de 2025

Essência francesa e amadurecimento brasileiro, a Payot exala brasilidade através de uma linha de produtos consolidados há mais de 70 anos no mercado, mas isso não é suficiente para responder se a marca Payot é brasileira ou não.

Atualmente seus produtos se espalham pelos milhares de pontos de venda no varejo brasileiro, carregando uma história rica e pouco conhecida pelas gerações mais novas. Mas garanto que você vai se surpreender com a trajetória da Payot Brasil, confira!

Índice de conteúdo

  1. A marca Payot é brasileira? A história da marca Payot não contada
    1. O que acontece com a marca Payot
    2. Quem é o dono da Payot atualmente
    3. A parceria entre a influenciadora Boca Rosa e a Payot
  2. A marca Payot é brasileira e o que tirar de conclusão da sua história

A marca Payot é brasileira? A história da marca Payot não contada

a marca Payot é brasileira

Hoje em dia pode-se dizer que a Payot é uma marca brasileira, inclusive, com produção 100% nacional. No Brasil desde 1953, a marca Payot é originalmente francesa e carrega o sobrenome da médica visionária Dra. Nadine Georgine Payot.

Ainda na década de 20, e muito à frente do seu tempo, Nadine se graduou em medicina, mas decidiu partir para o lado da estética. Mais especificamente no tratamento da flacidez facial, bem como das questões do envelhecimento.

Depois de realizar incontáveis pesquisas, Nadine finalmente fundou um laboratório na França, onde se aprofundou em pesquisa e desenvolvimento. Assim, a empresária criou suas primeiras fórmulas e, consequentemente, seu Instituto de Beleza.

A partir disso, a marca Payot passou a tomar forma ao passo em que sua linha de produtos aumentava com rapidez. Já consolidada na Europa, a companhia decidiu entrar no mercado brasileiro em 1953.

No decorrer de 3 décadas, a Payot foi conquistando seu espaço aos poucos, até que atingiu o sucesso na década de 80. Nesse momento, a marca já contava com maquiagens, produtos para cabelo, skincare e cuidado corporal de alta qualidade.

1. O que acontece com a marca Payot?

O que aconteceu com a Payot foi que durante seu amadurecimento no Brasil, a competitividade apertou com a chegada de novas marcas e empresas estrangeiras. A saída, então, foi intensificar a produção nacional com investimentos.

Por conseguinte, a Payot passou a ser controlada internamente no Brasil, mas ainda assim foi preciso atualizar os pilares comerciais. Mais recentemente, lançou ações voltadas ao universo digital, ainda mais por ser uma marca clássica e conservadora.

Os consumidores fiéis da Payot têm à disposição uma rede de revenda interna que chega a pontos como as lojas da C&A e Renner. Inclusive, a Payot conta com um e-commerce completo onde disponibiliza todo seu portfólio de cosméticos e acessórios.

2. Quem é o dono da Payot atualmente?

Ao longo de sua trajetória, a Payot passou pelas mãos de distintos grupos e companhias que queriam aproveitar seu alcance. Por exemplo, em 2014 a Payot foi vendida para o grupo francês LBO France.

No entanto, atualmente a Payot está sob uma gestão privada, infelizmente não há maiores informações a respeito. Em contrapartida, a CEO da Payot é a empresária Dirce Grotkowski, que exerce o cargo há mais de 50 anos na empresa.

Segundo analistas do segmento de cosméticos, a Payot só conseguiu chegar aos resultados atuais por conta da gestão de Dirce. Assim como a fundadora original, a Dra. Nadine Georgine Payot, Dirce Grotkowski também não se encaixava em seu tempo.

Ao mesmo tempo em que vendia cosméticos, antes de sonhar em assumir a Payot, Dirce ainda cuidava da casa e criava os filhos. O resultado do trabalho duro se apresenta numa marca que nasceu na França, mas foi importada ao Brasil e deu certo.

3. A parceria entre a influenciadora Boca Rosa e a Payot

A parceria entre a influenciadora Boca Rosa e a Payot

Durante o período de adaptação às novas tendências de consumo e ao universo digital, a Payot teve que se reestruturar. Deixar de lado o conservadorismo e os traços clássicos foi fundamental para que novas parcerias surgissem.

Em decorrência disso, alguns acontecimentos marcaram a última década da empresa:

  • Toda a linha de produtos Payot passou por reformulação.
  • O objetivo era atingir o status de marca vegana.
  • Com isso, a Payot deve atingir as diretrizes ESG em pouco tempo.
  • Na linha da reformulação da marca, a Payot fechou parcerias.
  • A mais famosa foi com a influenciadora Bianca Boca Rosa em 2018.
  • Assim, a Boca Rosa Company desenvolveu uma linha de cosméticos em parceria com a Payot.
  • Vale ressaltar que a parceria acabou em 2023.

A marca Payot é brasileira e o que tirar de conclusão da sua história

Hoje em dia a Payot se mantém como uma das maiores marcas de cosméticos do Brasil. Suas últimas ações de marketing, como a parceria com a marca Boca Rosa, surtiram o efeito desejado, já que a marca continua crescendo entre os concorrentes.

Aqui está uma história de superação e perseverança para você que tem receio de montar uma loja de cosméticos. Isso porque a marca Payot é brasileira hoje, mas sua história se entrelaça com a França, país referência em cosméticos de qualidade. Compartilhe o conteúdo e até mais!

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Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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