A Fanta é um dos refrigerantes mais conhecidos no mundo, mas mesmo assim muita gente acredita que a Fanta é da Coca-Cola. A relação entre as duas marcas é de longa data e começou em plena Segunda Guerra Mundial, isso instigou sua curiosidade?
Então saiba que eu montei um conteúdo bacana com os principais pontos sobre estas duas marcas que fazem parte da vida de milhões de pessoas. Se você quer saber mais sobre a história da Fanta, o conteúdo está imperdível!
Será que a Fanta é da Coca-Cola? Quem é o dono da Fanta?
Atualmente a Fanta pertence à Coca-Cola e representa uma das marcas mais importantes do portfólio Coca-Cola FEMSA Brasil. Apesar disso, muitos consideram que as marcas são concorrentes mesmo que tenham sabores diferentes.
Na realidade, a Fanta é apenas uma das marcas da FEMSA, empresa mexicana responsável por muitos rótulos de bebidas, refrigerantes, cervejas e destilados.
Hoje, a FEMSA acumula mais de 93 milhões de consumidores e 470 mil pontos de venda. Inclusive, sua rede tem mais de 21 mil colaboradores e 47 centros de distribuição que funcionam a partir de 11 fábricas.
Diante disso, a Fanta representa uma boa fatia da preferência dos consumidores das marcas Coca-Cola no Brasil. Contudo, nem sempre foi assim porque a Fanta surgiu como uma marca independente, acredita?
Qual é a origem da Fanta?
A Fanta é uma marca de origem alemã, isso mesmo, o refrigerante sabor laranja nasceu na Alemanha dos anos 40. Nesse contexto, Max Keith criou a marca em 1940 em pleno início da Segunda Guerra Mundial.
Na época, Max era diretor de uma empresa parceira que engarrafava produtos da Coca. Contudo, os frequentes bloqueios da guerra causaram ruptura na linha de fornecimento das matérias-primas dos refrigerantes Coca.
Dessa forma, Max não conseguiu mais comprar o insumo de xarope Coca-Cola, mas sua produção não podia parar. Então ele decidiu driblar o problema de fornecimento e ajudou na criação da Fanta.
Através do inovador sabor de laranja e da sua refrescância, Max Keith emplacou sua nova marca.
Só por curiosidade, isso gerou o rumor de que a Fanta teria sido criada pelos nazistas. Porém, ficou provado que nem Max Keith e nem a engarrafadora tinham relação com os acontecimentos de Guerra.
Quando a Fanta veio para o Brasil?
O sucesso da marca no mercado internacional foi absoluto, mas a Fanta só chegou ao Brasil em 1964. Com o rótulo sabor laranja, o brasileiro logo pegou gosto pela bebida que era única e fugia da tradição dominante da Coca-Cola.
Já a Fanta Uva chegou apenas em 1971, quando a versão tradicional já tinha ganhado o mercado. Desde então, a empresa tenta difundir outros sabores, edições limitadas e inúmeras tentativas que não deram tão certo.
A propósito, a Coca-Cola ousou em 2017 ao lançar a versão Fanta Guaraná para fazer concorrência ao Guaraná Antarctica. Entretanto, você nota que a diversidade de sabores no Brasil é pequena quando considera os rótulos internacionais da Fanta.
Quais os sabores de Fanta pelo mundo?
A Fanta tem mais de 90 sabores no mundo, que vão das versões simples às receitas mistas com sabores únicos. Veja alguns rótulos exclusivos que você só encontra nas importadoras:
- Fanta abacaxi nos EUA e Portugal.
- Fanta Kolita que é o sabor tutti-frutti na Costa Rica.
- Sabor Fanta de banana com leite no Japão.
- Fanta sabor Melão em Israel.
- Fanta sabor morango nos Estados Unidos.
- Sabor Fanta Spider laranja com chocolate na Austrália.
Vale ressaltar que hoje a Fanta é vendida em mais de 188 países. Sem contar que é a marca de refrigerante sabor laranja mais consumida no mundo.
Conheça as marcas da Coca-Cola no Brasil
A Coca-Cola Brasil é uma marca que pertence à “The Coca-Cola Company”. Porém, no país ela é gerenciada para Coca-Cola FEMSA Brasil, uma multinacional responsável pela produção e distribuição de produtos e rótulos, como:
- Toda a linha Coca-Cola
- Sprite
- Fanta
- Schweppes
- Guaraná Kuat
- Chás Leão
- Sucos Del Valle
- Linha Ades
- Powerade
- Linha de energéticos Monster e Burn
- Lemon-Dou
- Bebida Mix Jack Daniels (Whiskey) com Coca-Cola
Portanto, a Fanta não é uma concorrente da Coca-Cola como muitos pensam, mas sim uma marca de relevância estratégica para a gigante da indústria de bebidas.
A Fanta é da Coca-Cola e representa uma das suas marcas mais consumidas
Hoje a Fanta é da Coca-Cola como você viu, mas a marca nasceu independente, e se você quer saber em que ano a Coca comprou a Fanta, isso só aconteceu no final da década de 60.
Nesse mesmo período, a Coca começou a exportar a Fanta para os Estados Unidos e depois para outros países, como o Brasil. Achou o conteúdo interessante? Então compartilhe as curiosidades com os amigos e até a próxima!