O arrumadinho é aquele produto que representa uma grande oportunidade para empreender, pois tem custo baixo, boa precificação e alta demanda, e quem aprende como fazer arrumadinho para vender consegue equilibrar as contas rapidinho.
Por mais simples que seja, sempre tem aquele segredinho para preparar uma comida realmente fantástica que surpreende o paladar do cliente. É isso que eu compartilho agora, confira a leitura e conheça seu novo negócio!
Índice de conteúdo
- Aprenda como fazer arrumadinho para vender com boa margem de lucro
- Como fazer arrumadinho para vender e superar os desafios diários
Aprenda como fazer arrumadinho para vender com boa margem de lucro
Se você realmente quer empreender no segmento de alimentação, então você não perde por esperar. Afinal, a seguir você encontra o manual sobre como fazer arrumadinho para vender bem e com lucratividade!
1. O que leva o arrumadinho?
O arrumadinho faz parte das tradicionais comidas nordestinas para vender, pois representa uma tradição antiga que as pessoas ainda valorizam. Geralmente, a receita leva feijão verde, carne de sol suculenta, farofa sequinha e uma boa vinagrete.
Embora simples, a preparação é muito saborosa, tem aroma inconfundível e sustenta. Nesse contexto, vou te passar a receita como ela é comercializada pelas bandas do Nordeste:
Ingredientes
- 250g de feijão verde (cozido ao ponto)
- 300g de carne de sol dessalgada (coxão mole, músculo ou peito bovino)
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 xícara (chá) de farinha de mandioca
- 1 cebola média picada
- 3 dentes de alho bem picadinhos
- 2 tomates bem picadinhos
- 1 cebola roxa picadinha
- Suco de 1 limão Taiti
- ¼ xícara (chá) de coentro picadinho
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Cheiro-verde picadinho
- Vinagre de maçã suficiente para a vinagrete
Modo de preparo
- Cozinhe o feijão na pressão com sal e louro até uma consistência macia.
- Em outra panela, cozinhe a carne de sol em cubos já temperada.
- Agora, desfie toda a carne grosseiramente.
- Dê uma leve fritada na carne com manteiga, cebola e alho até dourar.
- Na mesma frigideira, derreta manteiga e adicione farinha de mandioca, mexendo para dourar levemente.
- Corrija o tempero da farofa com sal e pimenta-do-reino.
- Para a vinagrete, misture os ingredientes, cuidando do limão, sal e vinagre.
O preparo é como na descrição, ou seja, um prato simples feito em poucos minutos, mas que rende uma porção caprichada. No vídeo a seguir você encontra o passo a passo para se orientar no preparo:
2. Qual a ordem do arrumadinho?
Para quem consome, a ordem da montagem do arrumadinho pode parecer só um detalhe. No entanto, a verdade é que a ordem de adição dos preparos é responsável por transformar o sabor e a experiência do cliente.
Você precisa pensar que a pessoa deve sentir todos os sabores em harmonia, e que a cada garfada, ela consiga pegar um pouco de cada porção. Nesse sentido, a melhor montagem é a seguinte:
- Primeiro, uma camada generosa de feijão verde temperado no fundo.
- Sobre o feijão vem uma porção abundante de carne de sol suculenta (despeje parte do molho que se forma do cozimento, traz umidade).
- Entre com a camada de farofa para trazer crocância e equilibrar sabores.
- Por último, espalhe a vinagrete e finalize com cheiro-verde e coentro.
3. Explore as melhores combinações para arrumadinho
Quem trabalha com a venda de alimentos, especialmente marmitex, precisa se diferenciar. Alguns capricham nos temperos, outros apostam na qualidade da carne, mas são as combinações que destacam seu negócio.
Ninguém está pedindo para que você abandone a tradição do arrumadinho clássico. Pelo contrário, você deve sim manter uma opção de arrumadinho tradicional, mas sem deixar de explorar novas combinações que chamem a atenção dos clientes:
- Arrumadinho sertanejo: feijão-de-corda, carne de charque apimentada com tomate, farofa de cuscuz com coentro e vinagrete de coentro.
- Arrumadinho nobre: feijão branco com pimentão vermelho, carne de cordeiro desfiada, farofa de castanha e vinagrete de tomate cereja.
- Receita de arrumadinho praiano: feijão fradinho, camarão seco, farofa de dendê e vinagrete de pimentão.
- Arrumadinho tropical: feijão manteiguinha, peixe cozido desfiado, farofa de banana e vinagrete de maracujá.
- Arrumadinho caipira: feijão-de-corda, carne de porco desfiada, farofa de milho e ervas e vinagrete de pimenta biquinho.
Na hora de criar seu cardápio é imprescindível dar uma pitada de criatividade para criar arrumadinhos autorais.
4. Escolha a melhor embalagem e valorize seu produto
E por falar em agregar valor ao produto, você não pode em hipótese alguma negligenciar a escolha da embalagem. Aquela velha história de “ah, usa a embalagem de isopor que está tudo bem”, já não cola mais.
Primeiro, é crucial pensar na experiência de consumo, como a temperatura da comida e a segurança do alimento. Mas tão importante quanto isso, é oferecer algo único, que vá na contramão do que a concorrência entrega hoje.
Pode ser na escolha de uma embalagem biodegradável ou na embalagem térmica de qualidade superior. Ou então, ao montar seu arrumadinho num recipiente transparente de plástico, o que destaca a estética da comida.
Independentemente da escolha, faça questão de personalizar a embalagem com adesivos da marca, instruções de consumo, validade e preparo. Se você conseguir aliar isso com uma comida bem-feita, acredite, você vai crescer muito.
5. Quanto custa um arrumadinho e como precificar
A precificação do arrumadinho funciona da mesma forma que qualquer outro alimento, se você fizer pastel para vender, a fórmula é a mesma. Olha só quais aspectos considerar na formação do preço de venda:
- Custo dos ingredientes.
- Gasto com deslocamento (gasolina e transporte).
- Custo da mão de obra.
- Custo da embalagem.
- Despesas operacionais (energia, internet, água, gás e taxa da máquina).
Após somar todos estes elementos, você ainda deve determinar a margem de lucro conforme a estrutura comercial e com base na concorrência. Essa informação pode ser obtida num simples estudo de mercado.
Como fazer arrumadinho para vender e superar os desafios diários
É indiscutível, o segmento alimentício de comida pronta é um dos mais competitivos no Brasil. Então, aprender como fazer arrumadinho para vender é só a porta de entrada, pois cada dia trará um desafio novo.
Portanto, trabalhe com profissionalismo, garanta qualidade e refine os sabores da sua comida. Tente pensar pelo ponto de vista do consumidor e estimule uma experiência única, tudo isso aumenta suas chances de chegar ao sucesso, até mais!