Ao aprender como fazer doce de banana para vender, você descobre um dos produtos mais fáceis de comercializar, pois a banana é a fruta mais consumida no Brasil, e seus derivados sempre se destacam entre os doces feitos com fruta.
O melhor de tudo é que falamos de um doce de preparo simples e barato, mas que quando feito de forma artesanal, se torna uma verdadeira iguaria. Quer aprender uma receita imperdível de doce de banana para vender muito? Acompanhe a leitura!
Índice de conteúdo
- Como fazer doce de banana para vender com lucratividade
- Entendeu como fazer doce de banana para vender
Como fazer doce de banana para vender com lucratividade
Até hoje muita gente não sabe que a banana não é uma fruta originária do Brasil, mas sim do sudeste asiático. Apesar disso, a produção nacional supera 8 milhões de toneladas de banana por ano, estimulando assim a indústria de derivados da banana.
Nesse contexto, os doces lideram a diversidade de subprodutos da fruta e movimentam o empreendedorismo no país. Afinal, poucas pessoas conseguem resistir aos sabores proporcionados por uma fruta tão versátil e abundante.
1. A melhor receita de doce de banana para vender
A melhor receita de doce de banana é aquela que cativa o paladar do consumidor e o leva a comprar seu produto. Para isso, a receita a seguir é tradicional e fica parecida com uma bananada escura, algo irresistível e que realmente vende.
Ingredientes
- 2kg de banana prata descascada
- 1kg de açúcar refinado
Modo de preparo
O modo de preparo é muito simples, mas cheio de detalhes, por isso é fundamental anotar cada pequeno detalhe:
- Coloque a banana numa panela grande grossa.
- Acrescente de 2 a 3 copos de água, tampe e ligue em fogo médio.
- Quando levantar fervura, cozinhe por 10 minutos.
- Em seguida, coloque a banana num escorredor e deixe escorrer a água.
- Processe a banana no liquidificador para formar uma polpa volumosa.
- Leve a polpa à panela e cozinhe em fogo médio até evaporar a água.
- O ponto certo é quando a massa está desgrudando do fundo, reserve.
- Em uma panela limpa, coloque o açúcar e ligue em fogo médio.
- No começo é importante não mexer, apenas quando o açúcar derreter.
- O ponto do caramelo é quando ele fica mais escuro e solta fumacinha.
- Adicione a polpa reduzida e cozinhe em fogo médio até agregar.
- O tempo médio é de 10 a 15 minutos ou até desgrudar do fundo.
- Transfira o doce para uma forma com filme plástico até esfriar.
- Por fim, corte no tamanho desejado e passe no açúcar refinado.
Pode parecer trabalhoso, mas essa receita rende cerca de 1,3kg de doce de banana ou cerca de 35 pedaços quadrados. O doce fica delicioso, com aquela cor avermelhada fantástica e um aroma inesquecível, confira os detalhes no vídeo:
2. Qual a validade de um doce de banana caseiro?
O ponto alto da receita acima, é que como você tira praticamente toda a umidade da banana, a validade aumenta bastante. Há quem diga que o doce aguenta entre 3 e 6 meses depois de pronto, desde que armazenado em local arejado.
Na minha opinião, você pode seguir um prazo máximo de 60 dias, para que toda a estrutura e sabor fiquem preservados. Dito isso, procure trabalhar com o produto bem fresco para levar mais sabor e frescor ao consumidor.
Um truque interessante para garantir que sua bananada fique perfeitamente preservada, é adicionar um pouco de suco de limão ao preparo. Acontece que o limão é um conservante natural que previne a deterioração rápida do alimento.
Sem contar que a acidez do limão pode trazer uma camada interessante de sabor ao seu doce, né?
3. Como embalar doce de banana para comercializar
A versatilidade da receita que você aprendeu é tão grande, que na hora de embalar o doce você pode deixar a criatividade solta. Primeiro porque a escolha da embalagem fica por conta do formato do doce e do modelo comercial.
Por exemplo, se você pretende vender individualmente, aquele saquinho mais simples funciona bem. Agora, minha dica é valorizar seu produto, e você pode fazer isso com embalagens mais estratégicas e elaboradas:
- Pote de vidro: o vidro é o material que mais agrega valor visual ao doce porque traz um ar rústico, mas o custo precisa estar embutido na venda.
- Saco Kraft (visor transparente): grande tendência, o Kraft com visor é a escolha perfeita para encomendas de maior volume.
- Caixinha padrão: a caixinha de papelão padrão funciona se você decidir vender embalagens com 4 ou 6 doces.
- Papel manteiga e ziplock: a combinação de papel manteiga e a segurança do ziplock deixa seu produto com um aspecto de gourmet.
Não importa a embalagem, faça questão de personalizar com etiquetas, adesivos, tags de informação e selos da marca, cada pequeno detalhe conta pontos na percepção de valor do cliente.
4. Aprenda como vender doces de casa e lucre muito
Ter o produto em mãos é só uma parte do negócio, pois o desafio começa mesmo na hora de vender. Costumo dizer que a qualidade do produto, principalmente de doces vendidos em casa, representa mais de 50% da venda.
Os outros 50% vêm da sua oferta, das estratégias comerciais, como as promoções, e sobretudo do marketing. Então, eu aconselho você a criar uma marca bacana, exclusiva e que se alinhe à mensagem que quer passar.
Crie também redes sociais no Facebook e Instagram, abra um canal no YouTube e divulgue diariamente seu produto. Afinal, fazer um bom doce e ficar sentado em casa à espera do cliente já não funciona mais como antigamente, é preciso ter insistência.
Entendeu como fazer doce de banana para vender?
Para finalizar este guia sobre como fazer doce de banana para vender, eu acho válido dar uma dica pessoal para você. Eu vejo que muito empreendedor tem vontade de vender e de montar um negócio de sucesso.
No entanto, não é todos que estão dispostos a dar aquele passo além dos demais. Então, ao invés de limitar sua venda somente à receita acima, procure inovar com preparos diferentes, como a própria bala de banana, além de outros doces.
Já imaginou montar um empório de quitutes artesanais na sua cidade? Há espaço para isso, o que falta é planejar tudo com muito carinho, até mais!