Trabalhar com agenda personalizada é um ótimo negócio porque esse tipo de produto atende várias necessidades, como na organização pessoal, mas também na parte estética, que ganha o cliente pela exclusividade do material.
Se você quer aprender como fazer agenda personalizada para vender, saiba que você precisará dos materiais certos, de muita criatividade e planejamento. Não se preocupe com os detalhes, este conteúdo traz tudo que você precisa, confira!
Índice de conteúdo
- Saiba como fazer agenda personalizada para vender com este guia
- Alie seu novo conhecimento a produtos exclusivos e venda o ano todo
Saiba como fazer agenda personalizada para vender com este guia
Se antes a agenda representava um simples caderno para organizar reuniões ou programar o trabalho, hoje o caderno de anotações ganhou até nome novo, estou falando do planner, que é uma agenda personalizada com mais funções, digamos assim.
O planner é popular entre o público mais jovem, que procura belas encadernações personalizadas ao estilo pessoal. Aliás, hoje existem até empresas especializadas que trabalham com encomenda de planners 100% personalizados, é isso que você deve almejar!
1. Principais materiais para fazer lindas agendas personalizadas
A compra dos materiais é o primeiro passo para fazer agendas personalizadas, e o mais importante, diga-se de passagem. Nessa etapa você já precisa ter definido o tipo de trabalho e o nível de personalização das agendas.
Por isso é válido fazer um estudo de mercado para identificar tendências e conhecer as preferências do potencial cliente. Dito isso, olha uma lista com os materiais mais convencionais:
- Papéis: prefira papéis de alta gramatura, oferecem maior durabilidade.
- Tintas de impressão: aposte em cores vivas, brilhantes e que deem vida às agendas.
- Capas: combine materiais como madeira, tecido, couro e plásticos resistentes.
- Ferramentas: impressora de alta resolução, guilhotinas e máquina para encadernar.
- Encadernação: argolas e espirais são mais comuns, mas você pode fazer colagem e costura manuais.
- Software: invista em licença de softwares que ajudem você no design gráfico e edição das artes.
- Suprimentos de papelaria: marcadores, elásticos, fitas de cetim, adesivos e divisores.
A maioria dos empreendedores começa com poucos recursos e nem sempre consegue investir em máquinas para trabalhar personalizados. Nesse contexto, produza agendas que permitam você começar com o mínimo, nem que seja artesanal.
2. Trabalhe as ideias de design para agendas customizadas
Fazer agenda personalizada qualquer pessoa consegue fazer, mas criar um produto com a personalização exata que o cliente procura é para poucos.
O design do produto precisa ser ao mesmo tempo visualmente atraente e funcional. E aqui me refiro à agenda em geral e não apenas à capa, pois quem compra esse produto costuma aproveitar todos os recursos disponíveis.
Provavelmente você tem uma inclinação artística própria, seja no design minimalista ou na combinação de cores vibrantes. O desafio, porém, é aliar isso às preferências do cliente, que costuma ser exigente.
Uma alternativa para maior alinhamento é mesclar uma oferta de encomenda e designs pré-definidos. Mesmo na encomenda, controle os elementos que o cliente pode escolher, de acordo com sua experiência.
O que o design para agendas personalizadas precisa oferecer?
- Capas temáticas (ilustrações, nomes e logotipos).
- Layout interno funcional com planejamento diário, semanal e mensal.
- Brinque com os estilos vintage, minimalista, colorido e pessoal.
- Capriche nos elementos gráficos modernos, ilustrações exclusivas e traga as tendências de design.
- Destaque funcionalidades para o cliente definir metas, objetivos e realizar anotações.
3. Materiais pré-preparados facilitam a montagem
Hoje em dia é muito mais fácil começar um negócio novo, inclusive na venda de agenda personalizada. Antigamente você precisava criar tudo do zero, o que exigia alto investimento em equipamentos, suprimentos e materiais.
Mas hoje você tem acesso a materiais pré-preparados, como miolo de agenda e encadernadora, o que simplifica o trabalho. Sem falar nos insumos para papelaria personalizada que entregam uma gama diversificada de materiais para uso imediato.
Portanto, faça um mapeamento dos melhores fornecedores para ter previsibilidade e estoque seguro. Abaixo eu criei um passo a passo simples de como deve ser a montagem da agenda personalizada:
- Planejamento e design: elabore o design geral num software de design gráfico, pensando no layout interno e escolha da capa.
- Impressão: faça a impressão das páginas internas utilizando papel de alta gramatura, e a capa a partir de material resistente.
- Corte e montagem: a etapa de corte é muito importante para manter as páginas alinhadas, por isso uma boa guilhotina ajuda bastante.
- Processo de encadernação: através de uma máquina de perfuração você pode optar por argolas resistentes ou espirais mais modernas.
- Acabamento: o acabamento vai além do controle de qualidade, pois é onde você dá seu toque pessoal à personalização do produto.
- Embalagem e venda: escolha uma embalagem condizente com o design e que garanta segurança ao produto.
No vídeo abaixo você encontra um tutorial completo, aproveite:
4. Quanto gasta para fazer uma agenda personalizada?
O gasto na produção da agenda vai depender da qualidade dos materiais, da complexidade do projeto e da sua mão de obra. Então é impossível afirmar que você gastará isso ou aquilo, o melhor a se fazer é apontar o que você pode levar em conta.
A precificação é um processo natural e igual para quase todo tipo de produto, inclusive agendas:
- Custos com capas e papéis.
- Quantidade de tinta utilizada nas impressões.
- Ferragem da encadernação.
- Gasto com acessórios e enfeites.
- Custo da mão de obra e das ferramentas usadas.
Após somar todos estes elementos, você chegará a um valor médio por agenda. A partir disso você consegue determinar quanto cobrar por uma agenda personalizada, valorizando sempre seu trabalho e tempo dedicado.
Só para contextualizar, uma agenda simples pode ter um custo médio entre R$30 e R$60 reais, enquanto projetos mais complexos podem custar facilmente R$100 reais.
Alie seu novo conhecimento a produtos exclusivos e venda o ano todo
Agora que você viu como fazer agenda personalizada para vender, você tem tudo que precisa para dar o pontapé inicial. O segredo para crescer neste mercado é investir tudo em qualidade e máxima personalização, com designs diferenciados.
Leve em conta a experiência do consumidor e entenda suas preferências para oferecer exatamente o que ele busca. Utilize todos os recursos de marketing digital e estruture uma operação digital nas redes sociais. Compartilhe e até mais!