Como fazer agenda personalizada para vender?

Publicado por Lidia Massari em 9 de janeiro de 2025

Trabalhar com agenda personalizada é um ótimo negócio porque esse tipo de produto atende várias necessidades, como na organização pessoal, mas também na parte estética, que ganha o cliente pela exclusividade do material.

Se você quer aprender como fazer agenda personalizada para vender, saiba que você precisará dos materiais certos, de muita criatividade e planejamento. Não se preocupe com os detalhes, este conteúdo traz tudo que você precisa, confira!

Índice de conteúdo

  1. Saiba como fazer agenda personalizada para vender com este guia
    1. Principais materiais para fazer lindas agendas personalizadas
    2. Trabalhe as ideias de design para agendas customizadas
    3. Materiais pré-preparados facilitam a montagem
    4. Quanto gasta para fazer uma agenda personalizada
  2. Alie seu novo conhecimento a produtos exclusivos e venda o ano todo

Saiba como fazer agenda personalizada para vender com este guia

como fazer agenda personalizada para vender

Se antes a agenda representava um simples caderno para organizar reuniões ou programar o trabalho, hoje o caderno de anotações ganhou até nome novo, estou falando do planner, que é uma agenda personalizada com mais funções, digamos assim.

O planner é popular entre o público mais jovem, que procura belas encadernações personalizadas ao estilo pessoal. Aliás, hoje existem até empresas especializadas que trabalham com encomenda de planners 100% personalizados, é isso que você deve almejar!

1. Principais materiais para fazer lindas agendas personalizadas

A compra dos materiais é o primeiro passo para fazer agendas personalizadas, e o mais importante, diga-se de passagem. Nessa etapa você já precisa ter definido o tipo de trabalho e o nível de personalização das agendas.

Por isso é válido fazer um estudo de mercado para identificar tendências e conhecer as preferências do potencial cliente. Dito isso, olha uma lista com os materiais mais convencionais:

  1. Papéis: prefira papéis de alta gramatura, oferecem maior durabilidade.
  2. Tintas de impressão: aposte em cores vivas, brilhantes e que deem vida às agendas.
  3. Capas: combine materiais como madeira, tecido, couro e plásticos resistentes.
  4. Ferramentas: impressora de alta resolução, guilhotinas e máquina para encadernar.
  5. Encadernação: argolas e espirais são mais comuns, mas você pode fazer colagem e costura manuais.
  6. Software: invista em licença de softwares que ajudem você no design gráfico e edição das artes.
  7. Suprimentos de papelaria: marcadores, elásticos, fitas de cetim, adesivos e divisores.

A maioria dos empreendedores começa com poucos recursos e nem sempre consegue investir em máquinas para trabalhar personalizados. Nesse contexto, produza agendas que permitam você começar com o mínimo, nem que seja artesanal.

2. Trabalhe as ideias de design para agendas customizadas

Fazer agenda personalizada qualquer pessoa consegue fazer, mas criar um produto com a personalização exata que o cliente procura é para poucos.

O design do produto precisa ser ao mesmo tempo visualmente atraente e funcional. E aqui me refiro à agenda em geral e não apenas à capa, pois quem compra esse produto costuma aproveitar todos os recursos disponíveis.

Provavelmente você tem uma inclinação artística própria, seja no design minimalista ou na combinação de cores vibrantes. O desafio, porém, é aliar isso às preferências do cliente, que costuma ser exigente.

Uma alternativa para maior alinhamento é mesclar uma oferta de encomenda e designs pré-definidos. Mesmo na encomenda, controle os elementos que o cliente pode escolher, de acordo com sua experiência.

O que o design para agendas personalizadas precisa oferecer?

  • Capas temáticas (ilustrações, nomes e logotipos).
  • Layout interno funcional com planejamento diário, semanal e mensal.
  • Brinque com os estilos vintage, minimalista, colorido e pessoal.
  • Capriche nos elementos gráficos modernos, ilustrações exclusivas e traga as tendências de design.
  • Destaque funcionalidades para o cliente definir metas, objetivos e realizar anotações.

3. Materiais pré-preparados facilitam a montagem

Hoje em dia é muito mais fácil começar um negócio novo, inclusive na venda de agenda personalizada. Antigamente você precisava criar tudo do zero, o que exigia alto investimento em equipamentos, suprimentos e materiais.

Mas hoje você tem acesso a materiais pré-preparados, como miolo de agenda e encadernadora, o que simplifica o trabalho. Sem falar nos insumos para papelaria personalizada que entregam uma gama diversificada de materiais para uso imediato.

Portanto, faça um mapeamento dos melhores fornecedores para ter previsibilidade e estoque seguro. Abaixo eu criei um passo a passo simples de como deve ser a montagem da agenda personalizada:

  1. Planejamento e design: elabore o design geral num software de design gráfico, pensando no layout interno e escolha da capa.
  2. Impressão: faça a impressão das páginas internas utilizando papel de alta gramatura, e a capa a partir de material resistente.
  3. Corte e montagem: a etapa de corte é muito importante para manter as páginas alinhadas, por isso uma boa guilhotina ajuda bastante.
  4. Processo de encadernação: através de uma máquina de perfuração você pode optar por argolas resistentes ou espirais mais modernas.
  5. Acabamento: o acabamento vai além do controle de qualidade, pois é onde você dá seu toque pessoal à personalização do produto.
  6. Embalagem e venda: escolha uma embalagem condizente com o design e que garanta segurança ao produto.

No vídeo abaixo você encontra um tutorial completo, aproveite:

4. Quanto gasta para fazer uma agenda personalizada?

O gasto na produção da agenda vai depender da qualidade dos materiais, da complexidade do projeto e da sua mão de obra. Então é impossível afirmar que você gastará isso ou aquilo, o melhor a se fazer é apontar o que você pode levar em conta.

A precificação é um processo natural e igual para quase todo tipo de produto, inclusive agendas:

  • Custos com capas e papéis.
  • Quantidade de tinta utilizada nas impressões.
  • Ferragem da encadernação.
  • Gasto com acessórios e enfeites.
  • Custo da mão de obra e das ferramentas usadas.

Após somar todos estes elementos, você chegará a um valor médio por agenda. A partir disso você consegue determinar quanto cobrar por uma agenda personalizada, valorizando sempre seu trabalho e tempo dedicado.

Só para contextualizar, uma agenda simples pode ter um custo médio entre R$30 e R$60 reais, enquanto projetos mais complexos podem custar facilmente R$100 reais.

Alie seu novo conhecimento a produtos exclusivos e venda o ano todo

Agora que você viu como fazer agenda personalizada para vender, você tem tudo que precisa para dar o pontapé inicial. O segredo para crescer neste mercado é investir tudo em qualidade e máxima personalização, com designs diferenciados.

Leve em conta a experiência do consumidor e entenda suas preferências para oferecer exatamente o que ele busca. Utilize todos os recursos de marketing digital e estruture uma operação digital nas redes sociais. Compartilhe e até mais!

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Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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