Kalunga é franquia? Entenda como essa empresa funciona

Publicado por Lidia Massari em 24 de dezembro de 2024

A Kalunga é uma marca brasileira com mais de 50 anos de história, e se consagrou como uma veterana no segmento de itens de papelaria e eletrônicos, mas se você pensa em abrir uma loja da rede, saiba que a Kalunga não opera como franquia.

Neste conteúdo você encontra as principais informações sobre o status da Kalunga no universo das franquias. Inclusive, mostrarei sua trajetória, seu crescimento e a perspectiva de expansão para os próximos anos, acompanhe!

Índice de conteúdo

  1. Você precisa saber se a Kalunga é franquia antes de investir
  2. O planejamento de franquear a marca e os planos futuros da Kalunga
  3. A história da Loja Kalunga como você nunca viu
  4. Quem é o dono da rede Kalunga
  5. Quantas lojas Kalunga existem no Brasil
  6. A Kalunga ainda não é franquia e você deve ficar de olho

Você precisa saber se a Kalunga é franquia antes de investir

Kalunga é franquia

Ao longo dos últimos anos, a Kalunga até ensaiou criar um formato de franquia que colocasse o poder do empreendedorismo ao alcance dos brasileiros. Assim, o grupo gerou comoção e muitos começaram a se questionar sobre um possível investimento.

Entretanto, o projeto não saiu do papel porque os planos da Kalunga iam no sentido contrário à concessão de marca.

Nesse contexto, a Kalunga preservou seu modelo operacional de expansão através de filiais que respondem diretamente à matriz. A gestão das unidades é feita internamente e as decisões são centralizadas nas mãos dos seus diretores.

O planejamento de franquear a marca e os planos futuros da Kalunga

Entre 2019 e 2020, a Kalunga tinha fortes planos de expansão, inclusive com a possibilidade de franqueamento da marca. Só que a chegada da pandemia pegou todos desprevenidos, e a Kalunga não foi uma exceção.

Com isso a empresa sofreu impacto considerável com o fechamento temporário das lojas físicas. E como a economia não ia bem, até mesmo sua estrutura digital ficou comprometida e as dívidas se acumularam.

Na época, o grupo tentava alcançar o status de Oferta Pública Inicial (do inglês, Initial Public Offering, IPO), que consiste na abertura de capital na Bolsa de Valores.

O problema é que a Kalunga contraiu uma dívida superior a R$740 milhões, ou seja, a necessidade de reestruturação bateu à porta. Nesse momento, os decisores escolheram desacelerar a expansão e focar na recomposição financeira.

Como resultado, aspectos como abertura de IPO e formatação de franquia ficaram em segundo plano.

A história da Loja Kalunga como você nunca viu

A história da Loja Kalunga teve início em 1972, no bairro da Vila Mariana, em São Paulo. A partir de uma pequena papelaria, o empresário Damião Garcia deu os primeiros passos de uma marca que ficaria marcada no mercado.

Acontece que a Kalunga se tornou a maior empresa brasileira de distribuição de suprimentos para informática, escritórios e material escolar. Mas foi na oferta de eletrônicos de ponta a preço competitivo que a Kalunga se destacou.

O grupo consolidou os principais canais comerciais, como loja física completa, e-commerce moderno, aplicativo e televendas, conseguindo assim suprir as principais necessidades de seus clientes já fidelizados.

Um outro ponto que torna a Kalunga única no segmento é sua presença nos principais shoppings e em pontos de venda estrategicamente posicionados. Assim, a operação omnichannel (integração de canais) possibilitou a oferta de portfólio robusto:

  • Portfólio com mais de 11 mil itens das melhores marcas.
  • Atende categorias como escolar, escritório, organização, informática, escrita, coffee break, móveis e eletrônicos.
  • Possui empresas subsidiárias para complementar o portfólio, como a Spiral do Brasil, KaSolution e Copy & Print.

Quem é o dono da rede Kalunga?

À frente das operações da Kalunga estão José Roberto Garcia e Paulo Sérgio Garcia, irmãos e herdeiros do legado de Damião Garcia, que conquistaram o direito de comandar a rede Kalunga.

Enquanto José Roberto Garcia é sócio e administrador do grupo, Paulo Sérgio Garcia atua como presidente do Conselho de Administração da Kalunga. O curioso é que Paulo Garcia está na empresa desde 1972, onde começou no operacional da gráfica.

Portanto, são os irmãos que controlam todas as unidades e definem o ritmo da expansão, bem como seu formato comercial.

Quantas lojas Kalunga existem no Brasil?

Quantas lojas Kalunga existem no Brasil

Devido à desaceleração da expansão para organizar as finanças, a Kalunga pouco expandiu nos últimos anos. Apesar disso, a rede é composta por mais de 227 lojas que se espalham pelos principais pontos comerciais.

O grande objetivo por trás das decisões recentes é resgatar os níveis financeiros que a Kalunga apresentava no período pré-pandemia. E outra, a Kalunga é uma empresa que sofre pouco com a concorrência.

Na verdade, o grupo não precisa se preocupar porque não há concorrente direto. Em outras palavras, é manter os pés no chão, organizar as contas e implementar as mudanças necessárias para não repetir os erros do passado.

A Kalunga ainda não é franquia e você deve ficar de olho

Gosto de pensar que o universo brasileiro de franchising não é estático, isto é, ele está em constante transformação. Na prática, quer dizer que um grande número de empresas têm avaliado a possibilidade de operar como franquia.

Talvez não seja o caso da Kalunga, mas quem pode dizer com 100% de certeza que daqui a algum tempo a empresa não atuará como uma franquia de papelaria de sucesso, né?

Para concluirmos, acompanhe de perto a evolução deste período de recuperação e não deixe de compartilhar, muita gente ainda acha que a Kalunga é franquia. Até mais!

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Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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