Como vender cosméticos pelo WhatsApp?

Publicado por Lidia Massari em 23 de dezembro de 2024

A venda de cosméticos pelo WhatsApp precisa ser altamente estratégica, acompanhada de um atendimento personalizado, ações que estimulem a confiança e que entreguem praticidade de compra ao consumidor.

Nos últimos anos, o WhatsApp se tornou uma ferramenta inestimável de vendas, mas a verdade é que poucas pessoas sabem como vender cosméticos pelo WhatsApp. Por isso, montei um conteúdo valioso que compartilho com você, confira!

Índice de conteúdo

  1. Como vender cosméticos pelo WhatsApp em 6 passos infalíveis
  2. O manual sobre como vender cosméticos pelo WhatsApp que você precisava

Como vender cosméticos pelo WhatsApp em 6 passos infalíveis

como vender cosméticos pelo WhatsApp

Inicialmente criado para ser uma ferramenta de comunicação facilitada, o WhatsApp logo ganhou novas funcionalidades. Hoje, todos utilizam seu alcance e eficiência para vender mais e melhor, das pequenas às grandes empresas.

Nesse meio de campo, as marcas de cosméticos têm aproveitado cada oportunidade para ter a ferramenta como uma extensão do seu processo comercial.

Não importa se você criou a sua própria marca de cosméticos ou está pensando em revender, pois dá para alcançar ótimos resultados!

1. Crie um perfil profissional único no WhatsApp Business

O primeiro e mais importante passo é criar uma conta profissional pelo WhatsApp Business. Isso porque você não deve utilizar um perfil comum para gerenciar pagamentos e informações pessoais dos clientes, isso pode criar problemas.

Mas não se preocupe porque o processo de criação da conta é simples e se resume a passos simples:

  1. Baixe o WhatsApp Business no Google Play (Android) ou App Store (iOS).
  2. Em seguida, adicione um número específico para seu negócio.
  3. Preencha os dados com descrição, endereço, funcionamento e links.
  4. Crie um catálogo personalizado com seus produtos.

2. Desenvolva um catálogo digital transparente e chamativo

O catálogo é a vitrine digital do seu negócio no WhatsApp, por isso é fundamental atenção total. Esta é a etapa para se diferenciar da concorrência, utilizando fotos reais dos produtos, descrição estratégica, preços claros e disponibilidade do item.

Uma coisa que faz diferença é a categorização dos produtos, como itens para cabelo, maquiagem, pele e hidratação. Se possível, inclua as avaliações dos clientes e testemunhos para dar mais credibilidade, ainda mais se for marca própria.

Inclusive, monte um pequeno guia sobre como funciona o processo de compra pelo seu WhatsApp.

3. Utilize a ferramenta de etiqueta de organização

As etiquetas são uma funcionalidade muito interessante do WhatsApp Business. Isso porque elas permitem que você melhore a organização das conversas com os clientes, além de simplificar o monitoramento dos pedidos e processo de gestão.

Se você é uma pessoa que preza pela visão sistêmica do fluxo operacional, então as etiquetas viabilizam a categorização conforme:

  • Necessidades específicas e preferências de consumo.
  • Por tipo de produto e perfil de cliente.
  • Por período e promoções ativas.

4. Facilite o pagamento das compras e conquiste o consumidor

A primeira coisa que o cliente faz quando não se sente confortável com um canal de venda, é abandonar o carrinho de compras. Isso acontece desde os maiores e-commerces ao WhatsApp da lojinha de cosméticos, é padrão.

Nesse contexto, você deve pensar em simplificar o processo de pagamento, pode ser ao enviar um link de pagamento ou direcionar o cliente para um gateway de pagamento, como Mercado Pago, PagSeguro e PayPal.

Finalização de compra que impacta na experiência de consumo

  • Após enviar o link de pagamento, ofereça um desconto único de última hora por tempo limitado.
  • Aproveite a estratégia de cross-selling (venda cruzada) para incrementar a compra inicial com produtos que façam sentido.
  • Envie uma mensagem de agradecimento personalizada.
  • Não deixe de pedir pelo feedback sobre atendimento, facilidade de compra e nível de expectativa atendida pelo cosmético.

5. Alie estratégias comerciais ao conteúdo de valor

estratégias comerciais

Muitas pessoas usam o WhatsApp para vender cosméticos, mas se esquecem de que ainda falamos de uma ferramenta de comunicação. Sendo assim, compartilhe conteúdo de valor, como dicas, sugestões e reviews de produtos.

Uma estratégia fantástica é analisar o histórico de compra do cliente e traçar um perfil de consumidor. A partir disso você consegue direcionar a comunicação e as ações com total assertividade, pois a preferência e a oferta estão 100% alinhadas.

6. Automatize o atendimento para ganhar eficiência

Atualmente ninguém tem tempo sobrando para ficar na dianteira do atendimento individualizado. Imagine você ter que atender vários clientes ao mesmo tempo, como isso impede você de focar e desenvolver boas estratégias, concorda?

Então, a alternativa é apostar na automatização do atendimento no WhatsApp Business. Além de servir como um camada para filtrar clientes interessados, a automatização ainda oferece:

  • Ganho de eficiência operacional.
  • Resposta imediata que estimula a satisfação do cliente.
  • Permite você atuar 24 horas por dia e 7 dias por semana.
  • Redução de custos com a contratação de pequena força de vendas.
  • Precisão na resposta e consistência no atendimento.
  • Análise de dados e avaliação de métricas de desempenho.

O manual sobre como vender cosméticos pelo WhatsApp que você precisava

Agora que você viu a teoria sobre como vender cosméticos pelo WhatsApp, como você encara isso na prática? Não preciso dizer que a qualidade dos produtos deve ser impecável, né?

Quando você revende cosméticos de marca conhecida, o foco principal deve ser no processo de venda. Muito porque o consumidor já conhece as vantagens da marca.

Agora, quando os produtos são de marca própria e ainda precisam de validação no mercado, sua qualidade deve compensar a ausência de contato com o produto, entende? Espero que as dicas ajudem você a ir mais longe, compartilhe e até mais!

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Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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