Investir na echope significa escolher um negócio que vende mais do que cerveja e chope, pois a marca é reconhecida pela praticidade e comodidade, e se você está nesse impasse, é fundamental descobrir se a echope é franquia e se dá para abrir uma loja.
Nos últimos tempos, muita gente anda me perguntando se tem como abrir uma franquia echope, por isso resolvi criar este conteúdo. Para entender se você descobriu um negócio em potencial, acompanhe a leitura!
Índice de conteúdo
- Entenda se a echope é franquia e se tem como investir
- Quem é o dono da echope e como surgiu a marca
- Veja as melhores alternativas de franquia de chope para investir
- A echope é franquia com operação própria centralizada
Entenda se a echope é franquia e se tem como investir
Apesar do seu destaque no mercado cervejeiro, a echope não trabalha com o franqueamento da marca, ou seja, não é possível investir e abrir uma loja da rede.
Na verdade, a echope é uma rede de lojas próprias que mantém a gestão das unidades interna e centralizada. O objetivo dessa decisão é garantir um crescimento organizado e melhor estruturado, de modo a alcançar resultados mais previsíveis.
Muito disso também está ligado à criação da marca, uma ideia que surgiu numa roda de conversa entre amigos.
Como funciona a echope?
A echope é considerada uma rede de conveniência que combina lojas físicas e virtuais que oferece um amplo portfólio de produtos Heineken. Isso mesmo, a echope tem parceria exclusiva com a Heineken que possibilita a venda de toda a linha da marca.
Contudo, a echope nasceu para suprir as necessidades de consumidores que buscam estender as comemorações até altas horas. Então, além dos produtos Heineken, a rede de conveniência oferece:
- Bebidas, refrigerantes, cervejas e chopes em geral.
- Caixa térmica.
- Carvão e gelo.
- Souvenirs, snacks e sorvetes.
- Aluguel de cadeiras e mesas.
A maioria das lojas echope costuma abrir às 9 horas da manhã e só fecha à meia-noite. Ou seja, os consumidores encontram tudo o que precisam em horários flexíveis, o que até então era um problema, já que parte das cidades careciam de opções.
Inclusive, um diferencial da echope é o serviço de delivery, que tem o funcionamento parecido com o Zé Delivery, conhece?
Quantas lojas tem a echope?
Atualmente, a rede da echope conta com 77 lojas físicas e outros 3 quiosques, que realizam apenas a venda física. Já nas lojas completas, o cliente tem a opção de realizar pedidos diretamente pelo aplicativo echope.
Com esse número é possível reconhecer o tamanho do sucesso da echope, que mesmo não sendo franquia, apresenta uma expansão considerável. Afinal, 74 unidades físicas exigem alto investimento, mas sobretudo, um retorno favorável, concorda?
Quem é o dono da echope e como surgiu a marca?
A parceria com a Heineken leva muita gente a acreditar que a echope pertence ao Grupo Heineken, mas não. A echope foi fundada em 2019, na cidade de Araraquara (SP), após longas conversas entre amigos.
Por ser uma cidade de porte médio, a vida noturna em Araraquara restringia o acesso das pessoas a bebidas durante a madrugada. Foi aí que um grupo de amigos desenvolveu um modelo comercial que oferecesse cerveja gelada até tarde da noite.
Nesse contexto, eles abriram a primeira unidade em Araraquara, e não preciso dizer que a ideia deu certo. Depois disso, eles só precisaram replicar a fórmula do sucesso e expandir para outras 43 cidades, 12 estados e ao Distrito Federal.
Entre os nomes dos sócios e administradores envolvidos na operação hoje, você encontra: Eduardo Augusto Cesar Salgado, Vitor Grecco Wagner e a empresa L1 Participações Ltda.
Veja as melhores alternativas de franquia de chope para investir
Já que a echope não é franquia, você já pode desistir de investir no segmento cervejeiro, né? É claro que não, o mercado é composto pela mais variada gama de marcas e empresas que oferecem franqueamento.
Falando exclusivamente das franquias de cervejaria, você pode se interessar por empresas de sucesso, como:
- Chopp Brahma Express.
- Pit Stop (Ambev).
- Bar do Urso (Colorado).
- Hoppy Beer and Burger (une gastronomia e cervejaria).
- Zé Express (geladeira inteligente para condomínios/pontos comerciais).
- Chopp Time (franquia de bares e restaurantes).
- Chopp&Breja (franqueador com experiência na Ambev).
A echope é franquia com operação própria centralizada
Não é incomum uma empresa escolher não franquear sua marca, isso é mais comum do que você imagina. Se você realmente tem capital disponível para investir, não perca as esperanças, há muita proposta bacana hoje, como eu mostrei.
O mais importante agora é reestruturar o planejamento para identificar outra franquia que se alinhe aos seus objetivos e perspectivas. Enquanto isso, compartilhe o conteúdo com quem pensa que a echope é franquia, até mais!