Quanto ganha um dono de mercadinho?

Publicado por Lidia Massari em 13 de dezembro de 2024

Se a única coisa que separa você de abrir um negócio é saber quanto ganha um dono de mercadinho, então o desafio acaba de aumentar porque não é possível definir um ganho médio, já que esse comércio é volátil e depende de vários fatores externos.

Agora, se você tem disposição para compreender o contexto de um mercadinho na prática, então você precisa deste conteúdo. Afinal, você encontrará uma perspectiva realista e diversas dicas para otimizar vendas e ampliar o lucro líquido, confira!

Índice de conteúdo

  1. Desvendando a verdade sobre quanto ganha um dono de mercadinho
  2. Como aumentar as vendas do meu mercadinho
  3. Descobrir quanto ganha um dono de mercadinho ajudou em seus planos

Desvendando a verdade sobre quanto ganha um dono de mercadinho

quanto ganha um dono de mercadinho

O problema não é querer saber a perspectiva salarial, até aí é compreensível para ter uma base de segurança. O negócio é que as pessoas colocam suas fichas nisso e parecem depender de uma resposta milagrosa que as ajudem a tomar uma iniciativa.

Pergunte a qualquer comerciante que tenha um mercadinho quanto ele ganha e veja a resposta mais superficial possível. Infelizmente, as vendas são uma incógnita e dependem muito da situação econômica em geral.

Então, quanto mais equilibrados os preços, mais o consumidor se sente atraído e seguro para gastar mais.

Saindo da teoria, saiba que eu fui em busca de um levantamento que pudesse trazer até você uma visão realista. E encontrei um levantamento feito pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

Neste levantamento, a entidade conseguiu concluir e estipular algumas bases de faturamento para a categoria de mercadinhos:

  1. Fatia de 35% dos comércios: aqui entram negócios bem estruturados e consolidados, que chegam a faturar até R$200 mil por mês, mas em condições normais de mercado.
  2. Fatia restante dos comércios: já o restante, ou seja, 65% dos mercadinhos faturam até R$50 mil por mês.

Na minha opinião, é melhor esperar resultados menores e se surpreender positivamente, do que colocar na cabeça um faturamento estratosférico e se frustrar com isso.

Portanto, o faturamento médio que eu estimo para você que está começando na área é de R$30 mil por mês. É um valor atingível, realista e que dá o suporte necessário para escalar as operações.

Qual a margem de lucro ideal para mercadinho?

Ainda de acordo com a ABRAS, a margem de lucro de um mercadinho varia de 6% a 10%. Contudo, é importante deixar claro que essa margem é variável e não representa a realidade de todos os comércios.

Vamos dizer então que você teve bom movimento e atraiu muitos clientes para seu mercadinho. Com isso, você conseguiu faturar bruto cerca de R$40 mil no mês. E agora, isso representa quanto ganha um dono de mercadinho?

Infelizmente não, porque lucro bruto é o total das vendas de produtos e serviços, mas e quanto ao fornecedor? Você não pretende pagar energia, água, internet e aluguel do ponto comercial?

Então, você precisará descontar todas as despesas e gastos dos R$40 mil, o que sobrar é o seu lucro líquido. Vale ressaltar que apenas você tem o poder de descobrir a margem de lucro, mas aqui estão algumas projeções:

  1. Margem de lucro de 20%: se você tiver a sorte de montar um mercadinho eficiente e bem estruturado, você pode ganhar até R$8 mil reais de lucro líquido.
  2. Margem de lucro de 10%: agora, se a sua despesa é alta e a concorrência apertada, seu ganho real pode ser de R$4 mil reais.

Não é raro encontrar mercadinhos que trabalham com margens entre 5% e 6%, mas muito disso é responsabilidade do próprio comerciante.

Afinal, é importante buscar bons fornecedores, fazer um planejamento comercial e se qualificar em gestão empresarial, entende?

Como aumentar as vendas do meu mercadinho

O mercadinho não faz parte da lista de negócios de baixa complexidade. Apesar de vender itens de primeira necessidade e atender às necessidades mais básicas dos consumidores, o negócio é muito concorrido.

Mas isso não é motivo para desistir, pelo contrário, é o propulsor para você criar diferenciais competitivos. Isso porque o comércio que se destaca ganha o potencial de crescer rápido em pouco tempo. Veja algumas ideias que podem ajudar!

Trabalhe a atratividade do mercadinho

Aspectos como a exposição estratégica de produtos e a organização são pilares para estimular a atratividade do negócio. Tudo isso ajuda você a criar um ambiente confortável e convidativo, o consumidor valoriza e tende a gastar mais.

Alie estratégias de preços e marketing

A precificação de produtos nunca deve acontecer a partir do “chutômetro” ou com base no concorrente. O valor de venda de cada item deve fazer sentido e acompanhar as necessidades de custo e retorno. Alie preços competitivos às ações de marketing, como divulgação de promoções e descontos estratégicos.

A importância de investir em inovação

investir em inovação

A inovação é a palavra que os comerciantes mais temem porque geralmente representa investimento e alto custo. Não vou mentir, estimular inovação pode pesar no bolso, mas quando você faz isso de forma planejada, o retorno é positivo e justifica tudo:

  • Checkout automatizado.
  • Crie um e-commerce para facilitar a compra pelos clientes.
  • Capriche na gestão de estoque com ferramentas simples.
  • Trabalhe com pagamentos digitais, como carteiras digitais e QR Code.
  • Pense na experiência do cliente dentro da loja.

Descobrir quanto ganha um dono de mercadinho ajudou em seus planos?

Como você deve ter percebido, nem tudo se resume a saber quanto ganha um dono de mercadinho. Ao invés disso, foque em otimizar o negócio para gerar mais resultados gastando menos.

Afinal de contas, seu mercadinho pode faturar mais de R$80 mil por mês, mas se o custo ficar próximo disso, o ganho líquido fica prejudicado. Espero que o conteúdo seja válido para ajudar você a empreender, compartilhe e até mais!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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